TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Profissional do Contraturno

Por:   •  12/11/2019  •  Trabalho acadêmico  •  820 Palavras (4 Páginas)  •  172 Visualizações

Página 1 de 4

Profissional do Contraturno

Brasília, DF

2019

O contraturno, que é um espaço integral de permanência fazendo o ser humano se desenvolver por inteiro, favorecendo assim a qualidade total do ensino para os alunos. E essa formação em tempo integral implica em o educando permanecer mais tempo envolvido com a educação, mesmo que a sua formação não seja o tempo todo na escola, pois existem outros espaços em que essa formação possa ser completada como ginásios, espaços culturais, locais de lazer, entre outros.

Atualmente, ter um ensino de qualidade tem sido o grande desafio dos educadores, tarefa difícil, pois diante de inúmeras ideias e informações os professores precisam se adequar e ter suas estratégias de ensino visando uma aprendizagem mais significativa.

O ensino integral é uma tendência da educação moderna que vigora em diversos países de primeiro mundo, como Finlândia, Japão e Estados Unidos. Nesses países, os alunos ficam em média 9 horas por dia na escola, envolvidos em diversas atividades. Já no Brasil, as crianças passam, em média, cinco horas diárias na escola.

O ideal é que exista um equilíbrio e que os profissionais que trabalham no contraturno façam conexões com o conteúdo ministrado nas aulas.

O programa de contraturno escolar visa ampliar o tempo de permanência dos alunos no ambiente escolar, promovendo atividades educacionais, culturais, recreativas e esportivas relacionadas ao projeto pedagógico. O contraturno escolar é uma das soluções encontradas para manter a criança ou adolescente na escola, com atividade educativa para garantia de aprendizado e socialização, até mesmo para diminuir o nível de vulnerabilidade pessoal e social a que estão sujeitos crianças e jovens com idade entre 6 e 14 anos, em nosso país.

Neste sentido, o governo federal vem trabalhando para que todas as escolas públicas de ensino fundamental façam adesão à educação integral através do Programa Mais Educação.

O profissional no contraturno na educação especial conta com uma sala de recursos e o foco do trabalho realizado pelas salas é pedagógico e visa instrumentalizar o aluno com necessidades educacionais especiais, decorrentes de deficiência, com o apoio necessário para a realização da aprendizagem nas aulas regulares.

Entrevista com o Profissional do Contra turno

Professora Joana Graciela Ferreira Calado Corado

Formada em Geografia, especializada em Educação Infantil e Atividades Contraturno

1. O que vem a ser o profissional do contra turno? E qual a sua função?

O profissional do contra turno é um professor que ministra aulas no turno oposto, em que o aluno tem as aulas regulares. E a sua função é trabalhar atividades extras como: jogos, artes marciais, dança pintura, natação etc.

2. Qual a importância dessas atividades do contra turno na vida dessas crianças e adolescentes?

Como a maioria das crianças e adolescentes estudam apenas em um turno (ou pela manhã ou pela tarde) e a maioria dos pais trabalham fora, essas crianças ficariam nas ruas ou em casa,sozinhas. Mas tendo essas atividades do contra turno, elas se manterão ocupadas e também

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.3 Kb)   pdf (36.7 Kb)   docx (9.5 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com