TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Psicologia Do Desenvolvimento: Infância E Adolescência

Por:   •  29/8/2023  •  Trabalho acadêmico  •  1.187 Palavras (5 Páginas)  •  53 Visualizações

Página 1 de 5

UNIVERSIDADE DE FRANCA

PSICOLOGIA DO DESENVOLVIMENTO: INFÂNCIA E ADOLESCÊNCIA

PSICOLOGIA – Prof.ª Berenice Bolzani

MARIA EDUARDA AGUILA

RGM - 36095796

(FICHAMENTO) PSICOLOGIA OU PSICOLOGIAS

Psicologias: Uma introdução ao estudo de Psicologia

Capítulo 1

Psicologia ou Psicologias

BOCK, FURTADO, TEIXEIRA. Capítulo 1: A psicologia ou as psicologias. In: Psicologias. São

Paulo: Saraiva, 1996

CIÊNCIA E SENSO COMUM

       A psicologia utilizada no cotidiano é denominada de psicologia do senso comum, pois a mesma possui uma visão superficial da psicologia científica.

  • ‘’ ...as pessoas, normalmente, têm um domínio, mesmo que pequeno e superficial, do conhecimento acumulado pela Psicologia científica, o que lhes permite explicar ou compreender seus problemas cotidianos de um ponto de vista psicológico.’’ (3°§)
  • "de psicólogo e louco todo mundo tem um pouco". [...] Será essa a psicologia dos psicólogos? Certamente não. Essa psicologia, usada no cotidiano pelas pessoas em geral, é denominada de psicologia do senso comum.

O SENSO COMUM: CONHECIMENTO DA REALIDADE

       É notório que o senso comum deriva de experiências empíricas do cotidiano, e os seus saberes, além de superficialmente terem embasamento científico, pois a ciência utiliza-se da realidade do cotidiano como objeto de investigação, são saberes culturais passados de geração à geração, assim como: chás medicinais, conhecimentos cotidianos, e etc.

  •   Senso comum [...] sem esse conhecimento intuitivo, espontâneo, de tentativas e erros, a nossa vida no dia-a-dia seria muito complicada. [...] E é nessa tentativa de facilitar o dia-a-dia que o senso comum produz suas próprias "teorias".

       Portanto, os conhecimentos que adquirimos no dia-a-dia é denominado de conhecimentos do senso comum, enquanto a ciência, assim como é dito no capitulo, é uma atividade meramente reflexiva

  • . ‘’ ...a ciência abstrai a realidade para compreendê-la melhor, ou seja, a ciência afasta- se da realidade, transformando-a em objeto de investigação...’’ (2° §)

SENSO COMUM: UMA VISÃO DE MUNDO

       Podemos até estar muito próximos do conceito científico mas, na maioria das vezes, nem o sabemos. Esses são exemplos da apropriação que o senso comum faz da ciência. O senso comum, portanto, apropria-se de várias áreas do conhecimento humano, simplificando-as e produzindo uma determinada visão de mundo.

ÁREAS DO CONHECIMENTO

  • Mas o senso comum e a ciência não são as únicas formas de conhecimento que o homem possui para descobrir e interpretar a realidade. [...] Arte, religião, filosofia, ciência e senso comum são domínios do conhecimento humano.
  • ‘’ A formulação de um conjunto de pensamentos sobre a origem do homem, seus mistérios, princípios morais, forma um outro corpo de conhecimento humano, conhecido como religião.’’ (3°§)

   

    O domínio de áreas de conhecimento, como por exemplo da matemática, foi uma forma de sobrevivência dos nossos antepassados, pois assim poderiam utilizar-se de cálculos matemáticos para a resolução de problemas agrícolas, arquitetônicos, navais e etc. Além disso, a preocupação com problemas da existência humana, do homem como parte de um corpo democrático, ou seja, o homem dentro da pólis, deram origem a Filosofia.

PSICOLOGIA CIENTIFICA

O QUE É CIÊNCIA

  • ‘’ A ciência compõe-se de um conjunto de conhecimentos sobre fatos ou aspectos da realidade (objeto de estudo), expresso por meio de uma linguagem precisa e rigorosa. Esses conhecimentos devem ser obtidos de maneira programada, sistemática e controlada para que se permita a verificação de sua validade’’ (1°§) 
  • [...] ... um novo conhecimento é produzido sempre a partir de algo anteriormente desenvolvido.
  • A ciência tem ainda uma característica fundamental: ela aspira à objetividade.

       

       Objeto específico, linguagem rigorosa, métodos e técnicas específicas, processo cumulativo do conhecimento, objetividade fazem da ciência uma forma de conhecimento que supera em muito o conhecimento espontâneo do senso comum.

OBJETO DE ESTUDO DA PSICOLOGIA

       A multiplicidade dos objetos de estudo da psicologia deve-se ao fato de ser um campo de conhecimento recente.

  • Qual é, então, o objeto específico de estudo da psicologia? Se dermos a palavra a um psicólogo comportamentalista, ele dirá: "O objeto de estudo da Psicologia é o comportamento humano". Se a palavra for dada a um psicólogo psicanalista, ele dirá: "O objeto de estudo da Psicologia é o inconsciente. Outros dirão que é a consciência humana, e outros, ainda, a personalidade.

Contudo, o homem, o cientista, tendo protagonismo no objeto de estudo, acaba-se por dificultar e confundir-se com o objeto a ser estudado.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.9 Kb)   pdf (112.7 Kb)   docx (204.9 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com