TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

OS MOTIVOS DO ENCAMINHAMENTO DE CRIANÇAS AO PROCESSO PSICODIAGNÓSTICO

Por:   •  15/2/2018  •  Artigo  •  2.613 Palavras (11 Páginas)  •  553 Visualizações

Página 1 de 11

OS MOTIVOS DO ENCAMINHAMENTO DE CRIANÇAS AO PROCESSO PSICODIAGNÓSTICO NA CLÍNICA ESCOLA DA FACULDADE ANHANGUERA DE CASCAVEL

  1. ÁREA DE ESTUDO: Psicologia Clínica

  1. DESENHO: A presente pesquisa terá um desenho descritivo, que tem por objetivo a descrição das características de uma população, fenômeno ou de uma experiência. O que vem de encontro com o objetivo da pesquisa, pois irá descrever sobre os motivos dos encaminhamentos de crianças ao processo psicodiagnóstico.
  1. PALAVRA CHAVE: avaliação psicológica, motivo da consulta, clínica-escola
  1. APOIO FINANCEIRO: Próprio
  1. RESUMO:

O objetivo desta pesquisa é identificar o motivo principal dos encaminhamentos de crianças, com idade entre 02 a 11 anos, que foram submetidas ao processo de psicodiagnóstico no período de 2009 a 2013, na clínica-escola da Faculdade Anhanguera de Cascavel, o psicodiagnóstico faz parte da disciplina Estratégias Clínicas em Psicodiagnóstico do curso de Psicologia da Faculdade Anhanguera de Cascavel. O método para a coleta de dados será a observação de aproximadamente 55 relatórios, onde serão coletados os motivos de encaminhamento para a avaliação psicodiagnóstica, bem como as principais características dos pacientes. Posteriormente os dados serão analisados através da análise de conteúdo, categorizando os motivos com os problemas de aprendizagem e de comportamento. Justificando-se pela necessidade de identificar o motivo do encaminhamento de crianças atendidas a fim de conhecer os principais problemas que levam indivíduos da comunidade a procurar o serviço de psicologia na clínica escola. Proporcionando aos estudantes de psicologia uma base sobre os principais motivos de encaminhamento, identificando os conflitos característicos da população atendida. Auxiliando a instituição a compreender quais as vivências dos acadêmicos em relação às experiências clínicas, buscando melhorias no processo de ensino-aprendizagem.

  1. INTRODUÇÃO:

        As Clínicas escolas são serviços de atendimento que funcionam nos cursos de psicologia nas instituições de ensino superior (MERG 2008). Para Cunha e Benetti (2009) o seu objetivo é proporcionar aos acadêmicos de psicologia a prática clínica e aperfeiçoamento profissional e para a instituição é permitir que a mesma cumpra o papel de oferecer a população um serviço social gratuito.

A Clínica de Psicologia Aplicada ou Clinica Escola da Faculdade Anhanguera de Cascavel/PR se localiza juntamente a Faculdade no bloco B e atua desde o ano de 2001, oferecendo serviços gratuitos de Psicodiagnóstico e Psicoterapia a toda população que assim necessita, possui convênios com escolas e outros órgãos da cidade de Cascavel/PR.

Sendo que dentre os diversos serviços ofertados por clínicas-escola o processo de psicodiagnóstico é utilizado na avaliação dos pacientes. Esse processo é caracterizado pela avaliação psicodiagnóstica feita por propósitos clínicos. Havendo uma grande diversidade de abordagens e recursos que o psicólogo pode utilizar no processo da mesma. (CUNHA, 2007).

No espaço da clínica escola da Faculdade Anhanguera de Cascavel/PR são realizados os estágios de Psicoterapia e Psicodiagnóstico, o estágio de Psicodiagnóstico é realizado por alunos do quarto ano do curso de Psicologia e busca propiciar a experiência clínica; criando condições para reflexão clínica sobre os casos atendidos; dando opção de observação dos casos atendidos; desenvolver a capacidade de manejo da apresentação clínica dos casos e desenvolver a capacidade de manejo da técnica da prática clínica. Visa estabelecer um diagnóstico dentro de uma perspectiva interventiva e possibilitando ao aluno a vivência da prática da relação terapeuta-paciente e a reflexão sobre as diversas formas de manejo na clínica.

        De acordo com Cunha (2007) o psicodiagnóstico é um processo científico que utiliza testes e técnicas psicológicas. Com a finalidade de entender, identificar e avaliar os aspectos específicos de cada indivíduo.

        O processo psicodiagnóstico deve ser de tempo limitado, havendo um contrato entre o psicólogo, paciente e responsável. Sendo estabelecido por um levantamento de hipóteses que serão confirmadas durante a avaliação. Deve ser selecionada uma bateria de testes que será utilizado durante o processo, levando em conta a história e características de cada paciente. Posterior a avaliação os resultados serão comunicados a quem é de direito, tomando as decisões, encaminhamentos e recomendações necessárias.

        Ainda segundo Cunha (2007), o processo psicodiagnóstico tem vários objetivos que dependem dos motivos alegados pelo paciente e reais do encaminhamento ou consulta, que são norteador no levantamento das hipóteses.

        Além disso, no processo psicodiagnóstico existe o motivo que levou o sujeito a procurar atendimento psicológico. Cunha (2007) cita que o encaminhamento decorre da existência de um problema prévio, ou seja, o motivo manifesto, na qual o psicólogo deve identificar e avaliar a fim de chegar a um diagnóstico preciso. E Ocampo e Arzeno (2009) identificam o motivo manifesto como sendo o sintoma que preocupa, identificado pelo responsável ou pelo próprio paciente.

        Sendo que a pesquisa busca pesquisar os motivos manifestos dos pacientes encaminhados, utilizando os conceitos descritos por Costa (2011) na qual são citados os problemas de aprendizagem e de comportamento. Que se caracterizam da seguinte forma:

Os problemas de aprendizagem segundo a autora tratam da dimensão cognitiva do paciente. As causas do problema podem estar relacionadas a fatores neurológicos, sociais e psicológicos que são os entraves encontrados no processo de ensino-aprendizagem.

De acordo com Sadock e Sadock (2000) os problemas de aprendizagem referem-se a déficits que são apresentados por crianças em relação à aquisição de habilidades na leitura, escrita, raciocínio, fala, escuta e matemática.

Outro aspecto importante são os problemas de comportamento que consistem na dificuldade do indivíduo em satisfazer suas necessidades no ambiente ocasionando conflitos e frustrações. Havendo dificuldades em respeitar limites e regras (COSTA 2011).

Costa (2011) ainda cita:

As situações conflituais surgem sempre que a criança se vê envolvida por um estado de tensão em que ela tem que escolher entre duas alternativas que poderão satisfazer as suas necessidades. Essas situações podem aparecer no ambiente familiar, na escola e no social [...] As frustrações surgem quando satisfação das necessidades e desejos da criança encontram barreiras que impedem a realização de seus objetivos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (19.1 Kb)   pdf (157.7 Kb)   docx (20.3 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com