TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Observação Psicologia do Cotidiano

Por:   •  7/5/2018  •  Relatório de pesquisa  •  609 Palavras (3 Páginas)  •  2.836 Visualizações

Página 1 de 3

Diário de Campo (Psicologia do Cotidiano)

Nome do aluno: Isadora Ribeiro Cunha                (RA):__C9662B2___ Data: ___             _____

Local de Observação:                                                                Tema: ______________________

Horário de início:       :       hs   Horário de término:       :      hs  Tempo total: 1 hora e 30 minutos

Observação:

Esta observação foi realizada dentro da catedral Metropolitana de Ribeirão Preto. Logo na entrada da igreja nos degraus da entrada observo pessoas sentadas, conversando ou olhando a praça onde existe uma feira de artesanato, haviam também duas pessoas pedindo esmola: um senhor negro diz com sua mão estendida: “Me dá uma ajudinha ai, moça!” e logo em seguida: “Deus te abençoe”, e um homem sentado, com um chapéu estendido para os transeuntes.

Ao entrar a catedral está um pouco escura, iluminada apenas por velas e pela luz que entra pelos vitrais. O ambiente é de silêncio e tranquilidade. Pessoas percorrem os corredores, entram e saem em silêncio. Sento em um banco para observar melhor. Está acontecendo uma missa. O padre dá a benção e se retira, seguido pelo coroinha e pelo coral. Pessoas levantam dos bancos e saem pela entrada principal ou pelas laterais da igreja, ficam apenas algumas pessoas nos bancos.  

Uma moça entra na igreja tirando fotos com o celular, do lado de fora um homem dorme em um dos bancos. Dentro da igreja há pessoas ajoelhadas em frente aos altares laterais na frente, do lado esquerdo do altar vejo muitas velas acesas. Pessoas continuam chegando, algumas fazem o sinal da cruz e sentam no banco ou ajoelham-se para rezar. Outras apenas param na frente do altar e fazem o sinal da cruz.

Dois jovens sentam em um banco à minha frente usando o celular, após um tempo, uma senhora mostra-se incomodada com eles e diz algo em voz baixa, os meninos guaram os celulares, se olham e riem. Um casal passa segurando duas crianças pequenas pelas mãos e dizendo-as para ficarem quietas.

Reflexão:

A igreja é um templo religioso, um lugar de paz, de espiritualidade e reflexão, uma parte vital da cultura humana. É um local de observarmos nossa memórias e experiências, nossos pensamentos e emoções, nossos anseios e nossas fantasias. Algumas pessoas por meio da espiritualidade dão um sentido profundo à vida e a morte, a tudo que acontece e a tudo que existe no mundo.

A pessoas entram em um lugar como esse para pensar, refletir e orar, entrar no seu mundo interior, ficar em contato com o que há de mais reservado em si. Diminuir a tensão da vida cotidiana. A religião é importante, ajuda as pessoas a se encontrarem em sua realidade. Porém, às vezes a religião gera alienação, algumas pessoas acreditam serem “donas da verdade” e acabam julgando e discriminando os outros ao seu redor. Longe da mensagem da religião, no caso o Cristianismo.    

A catedral é aberta a todos, mas não totalmente, como tudo na sociedade existem regras, condições para partilhar aquele espaço, mostrando que mesmo buscando a si mesmo, é necessário pensar nos outros.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.1 Kb)   pdf (92.1 Kb)   docx (12 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com