TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PAPEL DO PSCOLOGO ORGANIZACIONAL E DO TRABALHO

Por:   •  15/2/2017  •  Trabalho acadêmico  •  662 Palavras (3 Páginas)  •  358 Visualizações

Página 1 de 3

PAPEL DO PSCOLOGO ORGANIZACIONAL E DO TRABALHO

O psicólogo (a) organizacional como o nome já diz atua nas organizações uma das funções mais encontradas hoje em dia é o recrutamento e seleção, este profissional desenvolve estratégias para melhorar o ambiente de trabalho como um todo, trabalha em conjunto com gerentes orientando os mesmos sobre dificuldades e dúvidas em relação ao ambiente respeitando sempre a cultura desta empresa. Já em relação ao treinamento esse profissional desenvolve uma série de treinamentos, que são planejados a partir do levantamento de necessidades da instituição. Os treinamentos são importantes para a mudança de hábitos e na transmissão de conhecimentos e valores. Como meios de levantamento de necessidades, utilizam a administração de desempenho; as reclamações e sugestões de clientes internos/externos; o número de acidentes do trabalho; as solicitações das gerências para sanar alguma dificuldade em seu setor de trabalho até mesmo auditorias. Realizam trabalhos referentes à formação de líderes organizacionais; desenvolvimento de equipes de trabalho e treinamentos ao nível de gerência.

No caso das empresas o mesmo contribui para a estruturação/reestruturação em geral, desde a faixa salarial até o número de colaboradores. Cabe a ele entender os fenômenos relacionados a vida desses indivíduos e seu contexto. O psicólogo precisa estar atento quando se trata de recrutamento pois precisa escolher as “melhores” pessoas para ocupar as diversas vagas com isso precisa conhecer as atividades da área de Recursos Humanos da instituição para que assim consiga auxiliar os demais profissionais de RH na implantação de políticas.

De acordo com o CATÁLOGO BRASILEIRO DE OCUPAÇÕES (CBO) o psicólogo do trabalho é um profissional que "exerce atividades no campo da psicologia aplicada ao trabalho, como recrutamento, seleção, orientação, aconselhamento e treinamento profissional, realizando a identificação e análise das funções, tarefas e ocupações, organizando e aplicando testes e provas, realizando entrevistas, sondagens de aptidões e de capacidade profissional e no acompanhamento e avaliação de desempenho de pessoal, para assegurar às empresas ou por quem quer que se deem as relações laboratoriais, a aquisição de pessoal dotado das habilidades necessárias, e ao indivíduo maior satisfação no trabalho".

No Manual de Psicologia Organizacional (2007) Marta Naguel e Regina Denck mostra as atividades desenvolvidas pelo psicólogo organizacional na gestão de pessoas. Segundo as autoras estas atividades podem tomar três aspectos diferentes, conforme a extensão, a amplitude e a profundidade do trabalho a ser executado pelo psicólogo organizacional. São elas: Técnico, Estratégico e Político.

No plano técnico, o psicólogo utiliza instrumentos e procedimentos conhecidos ou disponíveis. As atividades, assim, são executadas de forma sistemática, conforme pré-estabelecido.

No plano estratégico, o psicólogo integra a equipe que formula as táticas de ação.

No plano político, o psicólogo integra a equipe que formula as políticas globais para a organização. As atividades desenvolvidas neste nível se desdobram em ações estratégicas e técnicas congruentes.

No

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.5 Kb)   pdf (44.2 Kb)   docx (12.2 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com