TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PSICOLOGIA ORGANIZACIONAL E DO TRABALHO, PAPEL DO PSICÓLOGO

Por:   •  15/10/2018  •  Projeto de pesquisa  •  1.360 Palavras (6 Páginas)  •  323 Visualizações

Página 1 de 6

A Psicologia Organizacional e do Trabalho (POT), é a área que estuda a relação do homem com o trabalho e o com a sociedade, dessa forma essa área de atuação tem como foco principal o estudo do comportamento humano nas relações de trabalho.

Seu nascimento, teve origem no século XX, quando a psicologia organizacional passou por modificações no meio, passando a ser caracterizada e discernida em três fases. O interesses e hábitos da psicologia organizacional passaram por modificações, sempre acompanhando o desenvolvimento industrial e econômico da sua época (ZANELLI, 2002). A fase inicial tem como exemplo o taylorismo, com suas rígidas práticas na padronização do trabalho sempre visando um aumento na produtividade da empresa e do trabalhador. Os psicólogos, nesse período focam o indivíduo com o intuito de colocar as pessoas adequadas nos serviços adequados respectivamente, tendo uma ênfase especial nesse período para a criação e uso de testes psicométricos (SILVA; MERLO, 2007). Quando os psicólogos passam a estudar e contribuir de modo mais interventivo nas discussões e a na estruturação da organização, deu início a segunda fase, o que antes era um trabalho pautado apenas nos postos de trabalho, essa visão de organização composta de variáveis que tinham que ser adaptadas a nova visão organizacional de trabalho, desse modo, o foco havia passado por alterações, e estava ampliando a atuação do profissional mas ainda tinha como a produtividade na industrial seu ponto principal. Passando para a terceira fase, que é o epicentro do estudo, a compreensão do trabalho humano em todos os seus significados e manifestações, deixando de lado a obsessão pela produtividade, que as duas fases anteriores apresentavam, e preocupando-se com uma compreensão do homem que trabalha (GOULART; SAMPAIO, 1998).

A Psicologia Organizacional vai atuar auxiliando o trabalhador, porque é aqui nesse momento que ela entende como sucesso em uma organização de trabalho, grande dependência da capacidade do homem. E é nessa virada de descobertas a cerca do trabalho organizacional, que se entende que o trabalhador precisa ter uma vida equilibrada, saudável, harmoniosa, com estabilidade, essa qualidade de vida é fundamental para o seu melhor desempenho, portanto, a qualidade de vida do trabalhador está diretamente ligada ao desenvolvimento organizacional, ocorre então necessidade de novas práticas para a área, elaboram-se novas formas de gerir pessoas e a psicologia amplia os seus objetivos no campo organizacional e do trabalho.

A Psicologia Organizacional se caracteriza por uma área da ciência da Psicologia que atua nas relações e compreensões dos fenômenos psicológicos entre os colaboradores e as organizações com intuito de promover qualidade na produção e na vida do indivíduo respeitando as relações organizacionais e interpessoais. Contribuindo para o bom desenvolvimento de ambos, atua como um facilitador e intervindo nos processos de trabalho, na cultura e nas relações entre as pessoas e a organização levando em consideração a forma de trabalhar a saúde e adoecimento dos colaboradores.

Conforme (CAMPOS et al 2011) o papel do psicólogo dentro das organizações é atuar como facilitador e conscientizador do papel dos vários grupos que compõem a instituição, considerando a saúde e a subjetividade dos indivíduos, a dinâmica da empresa e a sua inserção no contexto mais amplo da organização.

As áreas de atuação da psicologia organizacional é muito abrangente, o que antes tinha-se ideia de um trabalho realizado em empresas e indústrias, passou a ter seu campo disseminado para outros lugares, a atuação do psicólogo organizacional também foi ampliada, em muitas empresas podendo trabalhar em parceria com outras áreas internas com a área de Recursos Humanos, esse trabalho realizado pode ser o de assessoria e consultoria na área de gestão de pessoas, auxilia ajudando as empresas de pequeno, médio e grande porte a cuidarem de seus recursos humanos através do uso de ferramentas de gerenciamento adequados.

A função do psicólogo organizacional dentro das empresas é de recrutamento e seleção de pessoal, promoção e desligamento de funcionários, programa de integração à empresa, realização de palestras e workshops, realização de treinamento e desenvolvimento de equipes, avaliações de potencial de cada trabalhador e de equipes, recolocação no mercado de trabalho, acompanhamento funcional, descrição e análise de cargos, avaliação de desempenho, tomadas de decisões e intervenções na dinâmica da organização, pesquisa de clima organizacional, plano de benefícios, programa de qualidade de vida e programa de coaching, diversidade cultural nas organizações, programas de qualidade, atendimento aos colaboradores, e quando necessário é feita a aplicação de testes psicométricos, que só cabe ao psicólogo a realização dessa prática. Além dessas funções citadas é possível a adequação do papel do psicólogo em outras funções dentro das organizações, bem como o auxílio a outros profissionais como já citados acima, no caso do RH.

Na área de recrutamento os psicólogos organizacionais trabalham em parceria com os gerentes de áreas. O psicólogo identifica os candidatos e o gerente de área escolhe quem fará parte de seu time de trabalho. O psicólogo orienta os gerentes em suas dificuldades e dúvidas, de forma a garantir que o perfil profissional seja o mais indicado para determinada função e esteja relacionado aos objetivos da empresa e à cultura da qualidade.

NO desenvolvimento na empresa gera e aprimora uma série de treinamentos, que são programados a partir do levantamento de necessidades da empresa. Consideram os treinamentos como educação, auxiliando na mudança de hábitos e na transmissão de conhecimentos e valores.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.4 Kb)   pdf (56 Kb)   docx (14.2 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com