TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PROCESSOS E MÉTODO DE PESQUISA EM PSICOLOGIA

Por:   •  20/5/2020  •  Trabalho acadêmico  •  464 Palavras (2 Páginas)  •  176 Visualizações

Página 1 de 2

Atividades

1) Como acontece o processo científico e como é formulado um problema de pesquisa?

2) Explique como acontece as etapas do planejamento de pesquisa, coleta, análise, e interpretação de dados?

3) Defina variáveis dependentes e variáveis independentes

4) Como ocorre pesquisa em Psicologia e qual é a influência do pesquisador no processo de pesquisa?

Respostas

1) Um processo científico acontece com a pesquisa científica. No senso comum o problema é levantado formulando hipóteses, observando e chegando a conclusões sem qualquer método. A pesquisa científica é o refinamento desse processo, evitando erros com o uso de metodologia científica e testes. O problema da pesquisa é formulado levando em consideração a escolha desse problema, sua relevância social, sua relevância científica e seu levantamento bibliográfico. O problema da pesquisa deve ser formulado em forma de perguntas específicas, não amplas, com clareza e significados explícitos que possam ser observáveis direta ou indiretamente.

2) A pesquisa inicia-se com o problema de pesquisa. Faz-se previsão de análise estabelecendo os fenômenos, definindo termos, estabelecendo categorias; Previsão de coleta com sujeitos, instrumentos e procedimentos delimitando variáveis, estabelecendo categorias. A pesquisa pode ser: Descritiva- Descrever, observar, registrar, Estudo correlacional- Relação entre eventos, Estudo experimental ou manipulativo- Isolamento de variáveis, controle experimental, relação funcional.

3) Variável independente é a causa, o fator antecedente, variável que pode ser manipulada. Variável dependente é o efeito, o fator consequente, depende da variável independente. Por exemplo, se um pesquisador estava investigando as influências de estudar nas notas das provas, a quantidade de estudo seria a variável independente e as notas seriam a variável dependente. As notas variam de acordo com a quantidade de estudo antes das provas.

4) Existe a dificuldade em se estudar o comportamento humano de maneira científica por conta da complexidade dos fatores, afinal, o objeto de estudo é o ser humano e é extremamente complexo. O envolvimento do pesquisador com a pesquisa é praticamente inevitável pois ele também é um objeto de estudo e tem influência sobre a pesquisa com sua carga se vida e seus contextos. Uma maneira de controlar esse efeito é realizar pesquisas com grupos e situações que os pesquisadores desconhecem. Métodos de pesquisa em Psicologia: a) Método experimental- Se caracteriza por manipular diretamente as variáveis relacionadas ao objeto de estudo e tem como finalidade testas hipóteses que dizem respeito a convicção de quem está pesquisando, em resumo, provar que a ideia do pesquisador está correta. b) Método correlacional- Caracterizado por não haver manipulação das variáveis, não tendo relação de causalidade, portando explora as relações que possam existir entre variáveis apenas observando. c) Observação natural- É a descrição sistêmica do comportamento no contexto em que ocorre naturalmente. d) Método clínico- É um conjunto de técnicas e estratégias que, numa dupla vertente, terapêutica e de investigação visam compreender de forma

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.3 Kb)   pdf (32.1 Kb)   docx (7.9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com