TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PSICOLOGIA DO DESENVOLVIMENTO

Por:   •  26/5/2018  •  Relatório de pesquisa  •  723 Palavras (3 Páginas)  •  349 Visualizações

Página 1 de 3

UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA

UNIVERSIDADE ABERTA DO BRASIL

NÚCLEO DE TECNOLOGIA EDUCACIONAL

CURSO DE LICENCIATURA EM COMPUTAÇÃO

Sandro Oliveira da Silva

PSICOLOGIA DO DESENVOLVIMENTO

Palmeira das Missões, RS

2018


Questões – Unidade 02


1. Descreva os fatores que influenciam o desenvolvimento humano, exemplificando cada um deles.

O texto nos traz alguns fatores básicos que conforme Bock, Furtado e Teixeira (2008) influenciam o desenvolvimento humano. Esses fatores são os seguintes:

Hereditariedade: definida como a carga genética do indivíduo, ou seja, o que há no indivíduo que foi “herdado de sangue” de seus pais e familiares. Esse fator é o que nos leva ao conhecido ditado popular: “filho de peixe, peixinho é”.

Crescimento orgânico: é o processo do aumento do tamanho corporal, também pode ser descrito como a necessidade de adaptação do indivíduo à medida que o mesmo cresce em estatura e há inclusive mudanças físico-motoras.

Maturação neurofisiológica: é o que determinada certos padrões comportamentais. O início de um novo ciclo vital que traz junto novos desenvolvimentos cognitivos e psicossociais.

Meio: consiste no conjunto de influências e estimulações ambientais que podem modificar certos padrões comportamentais do indivíduo. Esse meio envolve desde a classe econômica a qual o individuo faz parte, até seus amigos, ciclo social, pais e ambiente escolar.


2. Segundo o historiador brasileiro Leandro Karnal, “Não existiam crianças antes do século XX”. Explique essa afirmativa, com base no texto da unidade 02.

        O que o historiador afirma tem base, em nosso estudo da semana, a partir do que Ariès, autor citado em nosso material, quanto expõe que até o século XVII não existia a noção de infância, as crianças eram vistas como adultos em miniaturas, mais fracos e menos inteligentes. Segundo o que se tem de informações, não havia prioridades nem cuidados especiais quando se tratava de crianças e somente depois do século XIX é que se abriu caminhos para o estudo científico do desenvolvimento infantil. Subdividindo, inclusive, a infância em períodos menores para que se aprofundasse a compreensão desta importante fase da vida do indivíduo.

3. Leia o artigo “Os desafios da adolescência”, disponível em http://www2.uol.com.br/vivermente/reportagens/os_desafios_da_adolescencia.html e faça um breve relato sobre os principais pontos abordados.

        O texto nos traz uma breve reflexão sobre a capacidade de evolução do ser humano mesmo ele trazendo uma carga genética e sendo fruto de um meio desfavorável. Também, há uma preocupação em evidenciar a evolução no estudo do desenvolvimento humano, principalmente no que se refere a demarcação histórica quanto a separação da fase da adolescência. Período da vida que até o século XIX não era considerado. Havia somente a fase da infância e a fase adulto. Lembrando ainda que nem mesmo a infância era um período respeitado e estudado de forma correta.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.8 Kb)   pdf (110.3 Kb)   docx (11.5 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com