TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PSICOLOGIA EM DESENVOLVIMENTO

Por:   •  14/4/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.354 Palavras (6 Páginas)  •  409 Visualizações

Página 1 de 6

UNIVERSIDADE PAULISTA DE CAMPINAS – UNIP

                           OBSERVAÇÃO DE CRIANÇA (6-12 ANOS)

CAMPINAS – SWIFT

2015

Gilberto Bernardo de Souza RA: C613CC-4

                                 Monique de Oliveira Luchini  RA:C6647C-0

Tainá Caroline Rodrigues dos Santos  RA: C462GG-8

Tiago Rick de Souza Silva  RA: C46537-2

OBSERVAÇÃO DE CRIANÇA (6-12 ANOS)

Trabalho sob orientação do Prof. Sandro

CAMPINAS – SWIFT

2015 

SUMÁRIO

1. INTRODUÇÃO        

2. OBJETIVOS        5

3. PROCEDIMENTO        6

4. DESCRIÇÃO        7

5. ANÁLISE        8

6. CONCLUSÃO        10

7. BIBLIOGRÁFIA        11

8. ANEXOS        12


  1. INTRODUÇÃO

Este trabalho nasceu com o propósito do reconhecimento e a compreensão dos fenômenos e processos psicológicos do desenvolvimento humano, tratados em sala de aula, através da disciplina ‘Psicologia do Desenvolvimento: ciclo vital’.

O campo da ciência do desenvolvimento humano é a aplicação de métodos científicos ao estudo das mudanças relacionadas à idade no comportamento, no pensamento, na emoção e na personalidade. (Boyd D.; Bee H., 2011).

A principal característica deste método de estudo, consiste na observação de pessoas em seu ambiente natural, sem manipulações de comportamento, nos fornecendo assim, uma boa descrição de comportamento, não submetendo as pessoas a ambientes artificiais que podem distorcê-lo.

Foi proposto aos alunos, promover o primeiro contato relacionando teoria e pratica, através da observação do desenvolvimento nas três fases da infância.

Para a realização desse trabalho, tivemos o enfoque na terceira infância (6 – 12 anos). Esta fase é marcada pelos aspectos quantitativos e qualitativos observados nos desenvolvimentos: físico, perceptual, cognitivo, lingüístico, e social. Tais mudanças ocorrem através de um aprimoramento em relação à segunda infância.

  1. OBJETIVO

Introduzir o aluno na prática da observação dos fenômenos do desenvolvimento da criança. Articular teoria e prática.

 3. PROCEDIMENTO

  • Escolher a criança a ser analisada;
  • Fazer o contato com a mãe da criança;
  • Apresentação do termo de consentimento;
  • A mãe leu, aceitou e assinou o termo de consentimento;
  • Foi combinado o horário e o local para ser realizada a observação da criança;
  • O grupo foi até o local, encontramos a mãe junto com a criança e começamos a observação;

3. DESCRIÇÃO

 

3° Infância

Nome: A. V.  

Idade: 7 anos

Peso: 23 kg

Altura: 1,33

Escolaridade: 3º ano do ensino fundamental

Sexo: Masculino

Observadores: Monique, Tiago Rick, Gilberto Bernardo e Tainá Caroline.

 

As observações foram realizadas no parque temático de Indaiatuba-SP com duração de 20 minutos corridos.

3.1 Anexos

  • Anexo I: Gilberto Bernardo
  • Anexo II: Monique Luchini
  • Anexo III: Tainá Caroline
  • Anexo IV: Tiago Rick

4.  ANÁLISE

Diante dos conteúdos apresentados em sala de aula referente ao desenvolvimento da criança, temos o objetivo de expor neste tópico a relação das observações praticas realizada com base nas teorias de alguns autores mencionados na bibliografia desse trabalho.

4.1  DESENVOLVIMENTO FÍSICO E MOTOR  

Esta fase é marcada por mudanças físicas, como: ganho de peso e altura. O desenvolvimento do sistema endócrino aumenta de força devido ao aumento de massa muscular, aprimorando atividades simples como correr, se comunicar, se relacionar, etc. (BOYD, D.; BEE, H., 2011).

A.V. possui peso e altura ideal para sua idade (conforme informações descritas no item 3.) o mesmo, demonstrou possuir boa habilidade de coordenação motora e bom desenvolvimento dos pequenos músculos, ao correr e brincar nos brinquedos, dos quais se exigem equilíbrio e força, como: pular obstáculos e se pendurar em bases fixas no alto.

        

  1. DESENVOLVIMENTO COGNITIVO

Nessa fase, segundo Piaget, as crianças entram em um novo estágio de desenvolvimento cognitivo, denominado: Estágio Operatório Concreto. (7 – 11  anos).

Neste estágio, começa a manifestar-se de modo mais evidente o inicio da escolarização formal, da qual consiste na capacidade de uma lógica interna consistente pela habilidade de solucionar problemas concretos.

A.V. está ingressado na escola, onde cursa a 2ª serie – 3º ano do ensino fundamental, demonstrou habilidades metalingüísticas, uma vez que era evidente a utilização de uma completa estrutura gramatical e tempos verbais adequados. A.V. demonstrou ter lógica interna consistente e capacidade em solucionar problemas concretos, quando atingia a próxima fase do jogo eletrônico do qual estava jogando.  (BOYD, D.; BEE, H., 2011)

O jogo do qual A.V estava entretido, consistia em matar personagens para conquistar a próxima fase. Em determinados momentos, A.V. se comunicava com os personagens eletrônicos do jogo, se exaltando quando não conseguia atingir o seu objetivo no jogo.  Tal atitude não está de acordo com a teoria de Piaget, da qual consiste que crianças em estágio operatório concreto sabem facilmente diferenciar o que é real e o que é imaginário. (BOYD, D.; BEE, H., 2011)

 Piaget destaca outra característica importante neste estágio: o declínio do egocentrismo. Ou seja, um aumento da empatia com os sentimentos e as atitudes do próximo. A diminuição do egocentrismo, vai sendo substituída pela capacidade de compreender que as outras pessoas têm pontos de vista diferentes, coisa que não aconteceu na observação de A.V. Ao se relacionar com o irmão, ele demonstrou ser autoritário e impaciente, em dois momentos: quando o irmão o chama para brincar e A.V o rejeita, e no momento em que A.V. ao ser contrariado pelo irmão, o chama de “mané”. (BOYD, D.; BEE, H., 2011)

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.8 Kb)   pdf (107.8 Kb)   docx (20 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com