TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Pinoquio as avessas

Por:   •  15/11/2016  •  Resenha  •  841 Palavras (4 Páginas)  •  455 Visualizações

Página 1 de 4

Abordagem Comportamental

A abordagem comportamental é retrada de maneira sutil quase sempre se mistura com a abordagem tradicional.

No contexto da educacional, o comportamentalismo tem como objetivo a alteração do comportamento dos elementos envolvidos no processo de aprendizagem de um individuo, com essas mudanças alunos podem melhorar o aprendizagem, e com os estímulos específicos, é possível "moldar" o comportamento de uma criança, para que ela pudesse exercer qualquer comportamento desejado.

A teoria de aprendizagem comportamentalista assim como a tradicional tem como tese que o indivíduo nasce como fosse uma tabula rasa, ou seja, o conhecimento é adquirido diante da experiência.

Há um trecho que resume a teoria comportamentalista, quando os pais de Felipe descrevem o que espera do futuro do menino:

”Seu pai e sua mãe logo começaram a fazer planos para o seu futuro... sonhava que Felipe seria muito inteligente, muito bom aluno, que tiraria boas notas, que passaria no vestibular, e que entraria na universidade e que seria quem sabe um cirurgião famoso, ou um grande cientista ou um bem sucedido administrador de empresas.” (ALVES, 2005, p12).

Este trecho exemplifica de acordo a teoria comportamental, o que é esperado do indivíduo perante á sociedade, que nada mais é o adapta-se ao mundo, que começa na infância com a entrada na escola, as boas notas no boletim escolar, o vestibular, a entrada na universidade e principalmente a entrada do indivíduo no mercado de trabalho.  A educação segundo essa abordagem deverá transmitir conhecimentos, assim como comportamentos éticos, práticas sociais, habilidades considerada básicas para a manipulação e controle do ambiente.  O sistema educacional que tem como finalidade básica promover mudanças nos indivíduos, que podem ser desde novos comportamentos á modificações de comportamentos já existentes.

Os trechos a seguir reforça essa ideia comportamentalista: O pai de Felipe diz:

”Os adultos são aquilo que fazem para ganhar dinheiro, essa é razão por que você em breve entrara na escola...” (ALVES, 2005, p18).

“As escolas existem para transformar crianças que brincam em adultos que aprendem” (ALVES, 2005, p18).

“É preciso entrar no mercado de trabalho.” (ALVES, 2005, p18).

O autor exemplifica a ideia de planejamento do indivíduo na sociedade, por exemplo, entrada na escola, não somente para adquirir conhecimento, mas para modelar-se por meio de técnicas específicas o sujeito ao padrão do mercado de trabalho.

Em um momento do livro Felipe está na escola desperta uma curiosidade por  pássaros pergunta a sua professora:

“A Senhora que ensina nomes poderia me dizer qual é o nome dele (pássaro) e sua professora responde “- Agora não é hora de pensarem pássaros, os nomes dos pássaros não estão no programa de português”“.

“Na aula de português temos que pensar e falar sobre aquilo que o programa manda”. (ALVES, 2005, p29). 

Nesta passagem do livro podemos observa que a professora usa a palavra programa que remete a um controle de aprendizagem, e que neste contexto o professor tem o papel de maximar o desempenho do aluno por meio a metas e objetivos estabelecidos pelo governo (ministério da educação). Os alunos somente tem o papel de receptor de informações pré-programadas, que podem inclueir estratégias de ensino e o reforço no relacionamento professor-aluno.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.4 Kb)   pdf (90.8 Kb)   docx (10.7 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com