TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Processos Psíquicos: Percepção

Por:   •  6/10/2016  •  Trabalho acadêmico  •  330 Palavras (2 Páginas)  •  509 Visualizações

Página 1 de 2

PROCESSOS PSÍQUICOS: PERCEPÇÃO

Felipe Miranda

Matrícula: 20161001383

2º Período de Psicologia

Prof.ª: Ana Beatriz Benevides

        Para a maioria dos profissionais da psicologia, a percepção diz respeito ao processo através do qual o que enxergamos ou o que acontece conosco se tornam conscientes. A percepção é o que nos permite conhecer o mundo a nossa volta total e complexamente. Este processo se difere da memória, pois diz respeito a acontecimentos presente e também é diferente da inteligência e pensamento quando referida a situações concretas.

        A percepção, de acordo com cada abordagem teórica, possui uma interpretação diferente. Ela pode ser explicada como resultado de vários elementos sensitivos ligados a acontecimentos passados, pode ser entendida de maneira bem global, porém é irredutível às sensações, ou também pode ter características tão amplas que pode até ser confundida com qualquer processo cognoscitivo.

        Para que perceba-se o objeto, o mesmo deve estar em destaque em relação ao mundo fenomenológico, possuindo uma estrutura maior que os outros ambientes em seu ambiente, para que gere uma “boa figura”, transformando o resto como “fundo” sobre o qual ele se destaca.

        A “figura” e o “fundo” podem se alterar, dependendo de vários fatores relacionados à percepção. O estímulo é fundamental na construção da “figura” e do “fundo”. Muitas vezes a passagem de ”figura” para “fundo” e vice-versa acontece por causa da saturação produzida pelo sistema nervoso quando o estímulo é excessivo.

        A atitude de um indivíduo, tamanho relativo, perspectiva linear e toda e qualquer coisa que possa interferir no ambiente são alguns dos fatores que vão determinar o que se define como “figura” e o que pode se caracterizar como “fundo”.

A percepção depende de vários fatores precisos, até quando falamos da percepção de um movimento ilusório ou movimentação de um objeto que na verdade está parado.

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

http://cerebro.weebly.com/percepccedilatildeo.html

http://www.coladaweb.com/psicologia/percepcao

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.1 Kb)   pdf (74 Kb)   docx (9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com