TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Psicologia do Cotidiano Relatório completo Psicologoa do Cotidiano

Por:   •  24/9/2018  •  Trabalho acadêmico  •  1.443 Palavras (6 Páginas)  •  1.384 Visualizações

Página 1 de 6

SUMÁRIO

1.        Introdução        2

2.        Desenvolvimento        3

3.        Discussão        5

4.        Conclusão        7

5.        Referências        8

  1. Introdução

Quando buscamos o significado da palavra cotidiano em dicionários predominam definições as ideias de monotonia, hábito, banalidade ou daquilo que acontece diariamente, modo corriqueiro. Mesquita (1995) também registra conotação negativa, na qual se busca escapar do cotidiano, por não ser ele o território do desejo.

Durante o semestre observamos os fenômenos da vida diária que constituem generalidades coletivas sobre diversos temas; raça, religião, geração e idade, diversidade cultural entre outros. Além da observação deveríamos questionar e refletir sobre esses fenômenos de modo a estranhá-los, descontruindo o que está estabelecido como natural e verdadeira.

Notamos que a cultura exerce forte influência na vida das pessoas, constituindo assim generalidades e significados compartilhados por um grupo, tais significados, que por sua vez compõem valores, sagas e ideologias.   Mas não somente a cultura determina esse processo, as experiências e percepções e atitudes dos indivíduos também contribuem para a construção do que é real e natural.

  1. Desenvolvimento

As observações ocorreram de maneira individual com um tempo estimulado, após feito a observado era realizado relatórios individuais. Não foi escolhido um tema, observávamos aquilo que nos chamava a atenção.

As observações ocorreram em locais como: bares, igrejas, parques, livrarias, hospitais, praças de alimentações entre outros.

Após cada integrante do grupo realizar suas observações individuais, fizemos uma reunião para discutir o que foi observado por cada um de nós e realmente foi produtivo e enriquecedor, muitas delas tornaram-se comuns ao longo das observações.

Essas observações contribuíram para o nosso processo de aprendizagem, coisas que acontecem no nosso dia a dia muitas vezes passam desapercebidas por não prestarmos atenção pela correria do nosso dia.

Nos fez refletir sobre a realidade que vivemos e a maneira como interpretamos os fenômenos que acontecem durante todos os dias a nossa volta, como em cada ambiente se espera um determinado tipo de comportamento das pessoas e quando isso não ocorre causa um certo estranhamento para nós.

Conforte fomos praticando as observações nós fomos adquirindo mais prática, antes não sabíamos bem o que observar e se aquilo seria interessante. É preciso manter um olhar neutro para observar a realidade da forma mais objetiva possível sem colocar nossas opiniões em primeiro lugar.

Ao longo das observações foi ficando mais claro que o ambiente determina o comportamento das pessoas. Existem lugares que certos comportamentos são aceitos com naturalidade já outros causam certa estranheza para nós.

Nos relatórios elaborados por cada membro do grupo foi notado dos mais diversos comportamentos humanos, dentre quais alguns se repetiam nas mais diversas observações e em diferentes contextos. Foi observado que com o avanço da tecnologia, veio com ela uma certa dependência em quase todos os contextos de observação pode notar alguém totalmente concentrado no uso de seu aparelho e totalmente desligado ao que se passa em sua volta.

A falta de empatia entre as pessoas também é algo que salta os olhos, as pessoas estão cada vez mais distantes umas das outras, muitas se fecham no seu mundo ou no seu grupo e não dá espaço para aproximação do outro.

Também foi notado em algumas observações um certo preconceito para o diferente, seja pela opção sexual, classe social e até trajes utilizados por pessoas em determinados locais. Isso nos fez remeter em nossa própria consciência e analisar tanto as atitudes dos outros como também de nós mesmos.

A cada relatório que fizemos, ao se sentar para refletir sobre a observação, foi acrescentado em nós um novo senso crítico, um novo olhar, um novo jeito de pensar, que o mundo vai muito além de rotinas, que pegar um ônibus não será mais do mesmo jeito, que os passeios não são mais como antes, que a cada fenômeno observado há um novo método de aprendizado.

  1. Discussão

As observações completam um rico processo de aprendizagem sobre percepção do nosso dia a dia, que nos faz refletir sobre como nos relacionamos com a realidade que observamos, como interpretamos e também, sobre os fenômenos sociais. Nossa aprendizagem diz a respeito à atenção e compreensão dos fenômenos sociais, assim como nossa postura.

Avaliamos que conseguimos aprimorar nossa capacidade de observar o mundo e as pessoas em nossa volta, sendo mais consciente, metódicos e perspicaz. Ao mesmo tempo surgindo uma nova sensibilidade para perceber o que nos afeta tanto cognitivamente e emocionalmente. Está consciência nos ajuda na experiência cotidiana, assim como no exercício da observação, porém será de grande ajuda na profissão de psicólogo.

Nossas observações ocorreram em diversos locais e com isso pudemos refletir sobre os ambientes que as pessoas procuram para se distanciar da correria, da agitação e do stress do dia a dia, a sobre a necessidade de contato com o próprio mundo interior, vivemos tão presos com a correria que não percebemos como é difícil viver plenamente e consciente no aqui e agora.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.3 Kb)   pdf (94.8 Kb)   docx (17.2 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com