TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Psicologia do Desenvolvimento Humano

Por:   •  20/11/2022  •  Trabalho acadêmico  •  1.218 Palavras (5 Páginas)  •  122 Visualizações

Página 1 de 5

Psicologia do Desenvolvimento Humano I

O Desenvolvimento humana e estudo Científico da mudança e dá continuidade durante todo o ciclo humano de vida. A ideia de que o desenvolvimento começa na infância e continua depois da infância durante a adolescência na vida adulta e na velhice fica evidente porque o desenvolvimento ocorre durante toda a vida. Cada período do tempo de vida é influenciado pelo que acontece antes e irá afetar o que está por vir isso se chama desenvolvimento vitalício da pessoa.

O estudo de Glenn Eder sobre crianças que crescem durante a grande depressão mostraram como um é vento sócio-histórico importante pode afetar o desenvolvimento presente e futuro das crianças. O desenvolvimento depende de história e contexto pois cada pessoa desenvolve-se dentro de um conjunto específico de circunstâncias ou condições definidas por tempo e lugar. Os Seres humanos influenciam seu contexto histórico e social são influenciados por eles; eles não apenas respondem a seus ambientes físicos e sociais mas também integram com eles e os mudam.

O desenvolvimento é multidimensional e multidirecional isto é, as crianças crescem tanto em tamanho como em habilidades, procurando maximizar ganhos e minimizar perdas. O desenvolvimento também pode ser flexível ou plástico são as capacidades como a memória, força e persistência podem se significativamente aperfeiçoadas. O

Desenvolvimento mecanicista as pessoas são pensadas como o funcionamento das máquinas, que reagem ao que lhes chega ao ambiente já o desenvolvimento organísmico as pessoas são vistas como organismo ativos em crescimento, Elas desencadeiam os eventos e não só reagem a eles.

desenvolvimento humano científico tem como objeto de estudo procurar descrever, exemplificar, predizer e modificar o comportamento; Os principais aspectos do desenvolvimento são físico qual o motivo e psicossocial elas não ocorrem isoladamente; Cada uma delas influencia as outras isso é uma construção social. as influências sobre o desenvolvimento provém tanto da hereditariedade quanto do ambiente muitas mudanças comuns durante a infância estão relacionadas com a maturação, as diferenças individuais aumentam com a idade.

“ Freud ( 1953,1964a,1964b) Acreditava que a personalidade formava se nos primeiros anos de vida, momento em que as crianças passam por conflitos inconscientes entre seus impulsos biológicos inatos e as exigências da sociedade”.(pág. 67)

“A teoria do behaviorismo foi primeiro utilizado pelo americano John B. Watson em um artigo publicado em 1913, cujo título é Psicologia: como os behavioristas a veem. O termo behavio significa “comportamento” (BOCK, 2002). Moreira (1999, p. 21) acrescenta que o enfoque maior dessa concepção é “chegar às leis que relacionam estímulos, respostas e consequências (boas, más ou neutras)”. Segundo Papalia (2013) a teoria behaviorista é uma teoria mecanicista que descreve o comportamento como algo previsível a existência. Essa concepção parte da compreensão de que os seres humanos aprendem sobre o mundo da mesma forma que os outros organismos, ou seja, reagindo a condições do ambiente que consideram bons, ruins ou ameaçadores. Depreende-se que o propósito do behaviorismo é a construção de uma Psicologia baseada no observável, mensurável e fundada em uma concepção materialista que lhe garantisse objetividade. Essa concepção compreende o comportamento como produto do meio ambiente, significando um conjunto de reações aos estímulos advindos do meio que podem ser previsíveis, controlados e modificados (GIUSTA, 2013). O behaviorismo é normalmente classificado em dois tipos: behaviorismo metodológico e behaviorismo radical. No behaviorismo metodológico, temos como principal representante Watson que descrevia a aprendizagem como resultada da relação do individuo com o meio, ou seja, o individuo só aprende através do ambiente. Essa concepção rejeita a ideia de investigar processos mentais que não sejam passiveis de observação e mensuração. Acredita-se também na previsibilidade do comportamento humano. Por outro lado, o behaviorismo radical de Skinner não considera o ser humano como uma “tabula rasa”, e tem como foco o estudo cientifico do comportamento. “ (OSTERMANN & CAVALCANTI, 2010).”( BEM, L. Y.; CARVALHO, S. M. P. de; OLIVEIRA, C. A. de; SANTOS, M. A. B. dos.(2019)

“A perspectiva Humanista Desenvolveu-se nos anos de 1950 e 1960 Em reação ao que alguns psicólogos identificavam como crenças negativas sobre a natureza humana que subjazem as teorias psicanalítica e behavioristas. Os psicólogos humanistas, Como Abraham Maslow e Carl Rogers, Rejeitam a ideia de que as pessoas são basicamente, prisioneiras de suas primeiras experiências inconscientes, de impulsos instintuais Ou de forças ambientais. Diferente de Freud, O qual pensava que a personalidade define-se no início da infância, ou dos behavioristas ,Que pensam que as pessoas reagem automaticamente aos fatos,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.9 Kb)   pdf (52.4 Kb)   docx (10.7 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com