TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Psicologia do desenvolvimento

Por:   •  13/6/2015  •  Projeto de pesquisa  •  1.063 Palavras (5 Páginas)  •  256 Visualizações

Página 1 de 5

[pic 1]

UNIVERSIDADE PAULISTA

INSTITUTO DE CIENCIA HUMANA

CURSO DE PSICOLOGIA

CEPPE – CENTRO DE ESTUDOS E PESQUISAS EM PSICOLOGIA E EDUCAÇÃO

PROJETO DE PESQUISA

                                         

PSICOLOGIA DO DESENVOLVIMENTO CICLO VITAL

ABRIL DE 2015

INTRODUÇÃO

        O trabalho a seguir apresenta a observação de uma criança de cincos anos de idade brincando em um parque, onde percebemos as características do desenvolvimento de uma criança nessa mesma faixa etária, citamos então os pontos em comum entre o que a observação nos mostrou e que o livro “A Criança em crescimento” nos apresentou.


PRÁTICA

OBSERVAÇAO DA CRIANÇA

Ao chegar no local à criança foi em direção ao parque e de imediato subiu na escada da casinha, sentou e escorregou, após isso correu em direção ao balanço, sentou e incomodada pediu ajuda para tirar a areia do chinelo, desceu do brinquedo e foi se pendurar no trepa-trepa, mas logo voltou para o balanço, balançou com autonomia enquanto observava as outras crianças, foi ao brinquedo onde elas estavam e subiu pelas escadas distraída olhando ao redor as demais crianças, porem não chegou a conversar com nenhuma ate o momento.Ficou com medo de subir pelas cordas e pediu ajuda ao responsável, mas logo desceu e foi para a ponte onde a principio ficou com medo por ser um pouco alta e de difícil acesso, mas mesmo assim atravessou se arrastando para o outro lado da ponte, então mudou de brinquedo. Foi para a gangorra, brincou com ajuda e voltou para a ponte onde atravessou com mais segurança e após a sua travessia ela vibra com sua conquista, foi mais uma vez para o escorregador, desce machucando o bumbum não voltando mais para o brinquedo e novamente se incomodou com a areia no chinelo, subiu reciosa pelas cordas, ficou na duvida do que faria e resolveu descer pelo escorregador, correu para o balanço e pediu para ser balançada, após perceber que conseguia recusou a ajuda e continuou a balançar cada vez mais rápido sozinha.

Uma criança que estava no parque se aproximou no intuito de brincar, porém ela não aceitava a interação e ate então havia brincado sozinha, mas depois de muita insistência da outra criança, ela resolveu brincar, foram então para o balanço e começaram a disputar quem balançava mais alto, cansados da brincadeira resolveram ir sozinhos tomar água em um bebedouro próximo de onde eles estavam e chegando ao local não alcançaram, tentaram de varias maneiras, mas não conseguiram, com isso, o responsável teve que ajuda-los, ao perceberem que o tempo estava se fechando e nuvens de chuva estavam aparecendo, a criança foi em direção ao responsável avisando que já estava tarde e iria chover e que deveriam ir embora finalizando assim seu passeio ao parque.


APLICAÇÃO DA TEORIA NA PRÁTICA

Considerando as técnicas dispostas no livro “A criança em Crescimento” foram observadas o comportamento de uma criança de cinco anos de idade em um parque localizado em Jacareí, já do seu conhecimento. A criança chega ao parque pulando e correndo, conforme destacado na tabela 7.2 – Marcos do equilíbrio na segunda infância (pag. 208) seu comportamento mostra que as habilidades motoras estão corretas de acordo com sua faixa etária, a criança pula varias vezes sobre um pé.

Com base nos conhecimentos teóricos nota-se que a formação reticular já está bem desenvolvida, pois possui concentração e atenção e sua capacidade visual e o equilíbrio estão aperfeiçoados por conta da lateridade.

        Podemos analisar também sua percepção e autonomia em suas escolhas ao ver e perceber que o brinquedo não é de seu agrado ou pode parecer perigoso ela muda imediatamente e não volta mais naquele determinado brinquedo.

É bem calma e não muito sociável, gosta mais de brincar sozinha, presta muita atenção nas coisas que estão acontecendo ao redor, sendo assim podemos dizer que é muito atenciosa e parece ser extremamente cautelosa o que apresenta uma de suas características próprias.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.4 Kb)   pdf (86.3 Kb)   docx (29.1 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com