TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Psicologia do desenvolvimento na psicológica

Por:   •  15/5/2017  •  Projeto de pesquisa  •  4.868 Palavras (20 Páginas)  •  192 Visualizações

Página 1 de 20

PSICOLOGIA INSTITUCIONAL

Trabalho apresentado á Universidade

Paulista, curso de Psicologia: Psicodesenvolvimento: Ciclo Vital sob a orientação da Profª Raphaella

São José dos Campos

2016

Introdução

O trabalho de Psicologia Ciclo do Desenvolvimento Vital tem como objetivo proporcionar às alunas de psicologia do primeiro semestre da Universidade Paulista UNIP, maior compreensão das fases da vida, suas crises e os desenvolvimentos típicos de cada faixa etária.

Nosso grupo escolheu a velhice para ser analisada, acreditando que os idosos trariam experiências e enriqueceram nossa pequena aminese.

A velhice é caracterizada por modificações corporais, doenças físicas e enfraquecimento corporal. Modificações na capacidade de rendimentos das funções psíquicas, lentidões desta função, modificações da personalidade.

Foram feitas duas entrevistas, a primeira com uma senhora na quarta velhice, com 87 anos e a segunda entrevista com um senhor entrando para melhor idade aos 65 anos.

Primeira Entrevista

1. Dados de Identificação:

Nome: M.P.A

Idade: 87 anos.

Sexo: feminino.

Profissão: Não teve profissão, era dona de casa.

Grau de escolaridade: Estudou ate a 4ª serie, com 10 11 anos.

Estado Civil: Solteira, não teve marido.

Posição de família de origem: Filha única.

Nível sócio-econômico: pelo INSS, da pra comprar remédios, uma roupinha.

2. Qual é a sua rotina de vida? O que você gosta de fazer? O que é importante? (cotidiano, hobbies, esporte...)

Minha rotina... ah, aqui a gente não faz nada, eu até quando vim pra cá queria lavar minhas roupas mas as moças não deixam, eu acordo a gente acorda umas 7:30 7 e pouco... sento um pouco, tomo café, depois quando está sol dou uma voltinha ali, segunda feira vem uma terapeuta aqui vou lá fora com ela... a gente fica na rua, vem outra na terça.. a gente sai, mas é só eu, quem anda direitinho só eu... Gostava muito de cozinhar, por incrível que pareça, eu fazia um churrasco gaucho. Gosto muito de rezar, eu sou católica... falar com meus santinhos (mostrou os santinhos que ela tem no guarda roupa).

3. Como é o seu relacionamento familiar?

Ahh como não tenho irmãos e meus pais já faleceram, não tenho muito contato com a minha família, não tive marido nem filhos..

4. Como é o seu relacionamento social/ amizades?

A Ana Liz (quem a dona Maria cuidou), nosso relacionamento é bom, sexta feira ela me levou no médico.. ela tem carro.. ela dirige, veio aqui depois.. outro dia ela me trouxe pão doce e queijo, acho que de mãe para filha, colocou até umas empregadas aqui, a Ângela cortou meu cabelo aqui.. A Silvana que cuida do apartamento dela.. a Ana Liz mora aqui perto, na São João.. ela vem a pé aqui.

5. Como é o seu relacionamento com pessoas de outras faixas etárias?

Olha filhinha.. para ser franca eu me dou bem com todo mundo, quando eu estive com a mãe dela(Ana Liz) no apartamento que também era no mesmo prédio, ela pois uma enfermeira, e eu me dava muito bem com ela.. ela até comia lá com a gente, ela trabalhava até no hospital Policlin, e ela almoçava com a gente, até pediu umas receitas que eu fazia para dar para a mãe dela. E bem eu me dou com novo, com velho, para mim não tem problema.

6. Como você acha que é a vida das pessoas de sua idade? No que a sua vida é semelhante ou diferente?

Olha acho que eu conheço uma que é razoável, eu acho triste quando existe miséria, ai agora quando tem um poder aquisitivo melhor pode ter uma empregada...tem uns que tem uns filhos que não são bom, isso é muito triste agora quando tem posse ai vai tudo, a gente tem que ficar velha né?! porque não vai ficar toda vida não. Eu acho que todo mundo é igual, perante a Deus. Pode ser diferente no dinheiro, a roupa..

7. Comparando com outro momento de vida, quais as semelhanças e diferenças que você percebe?

Aqui eu ainda gostaria de ir outra vez era na atividade.. eu fui la umas 4 vezes na de região, era de igreja, gostaria de ir la na associação dos idosos de São José fazer uma excursão. Mas agora não tenho mais outras ambições não, a vista fica um pouco cansada..

8. Quais assuntos, temas, problemas, preocupações, medos são vitais para as pessoas de sua idade? Em relação a estes temas ou outros, quais são importantes para você? Como?

Medo? Olha uma coisa que eu nunca fui é medrosa... eu ficava num casarão, com um cachorro, eu adoro cachorro, mas não gosto de gato.

9. Como as pessoas de sua idade costumam encarar a profissão/ocupação? (O que o levou a tal profissão, se for o caso).

Ah da minha idade não, não da mais não.

10. Como as pessoas de sua idade costumam encarar o amor, a sexualidade?

Namoro da minha idade.. minha filhinha não sei nunca namorei, eu acho que não deve ter, pode até ter, mais a gente fica mais cansada mais sem animo, acho eu.. não sei.

11. Como você acha que as pessoas o vêem, neste momento de vida? No que você percebe que mudou? O que o levou a tais mudanças?

As pessoas não enxergam, não se sentem velhas, tem outras que vão envelhecendo outros estão mais conservadas do que as outras, as pessoas envelhecem mesmo. Eu acho que não mudou, continua a mesma coisa, continuar é bom, não tive nada de querer uma coisa e não poder.

12. Como você quer ser/fazer daqui para frente? O que você sente ser essencial a partir de agora?

O que eu penso em fazer? Não penso em fazer nada não, só dar umas

...

Baixar como (para membros premium)  txt (28.9 Kb)   pdf (78.2 Kb)   docx (26.6 Kb)  
Continuar por mais 19 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com