TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Questionário - Psicologia do Desenvolvimento

Por:   •  27/2/2016  •  Exam  •  1.090 Palavras (5 Páginas)  •  403 Visualizações

Página 1 de 5

QUESTIONÁRIO

1- Quais as razões da plasticidade da psique infantil?!

RESP: As razões é o desamparo, pois quando o bebe nasce ela não sabe fazer nada sozinho, a ausencia nos primeiros 6 mensos de vida, de uma organização do ego e funcionamento com segurança. É o período da vida onde o ser humano mais aprende em tão pouco tempo. Este periodo o bebe trnaspoe vários estagios, cada um representando um transformação superior a do estagio precedente.

2. Se um bebê for exposto a um trauma durante um período de transição, isso poderá ter consequências sérias. Por quê?
RESP: Porque se o bebe for exposto a um trauma durante estas transicoes, havera consequencias especificas e às vezes serias. Cada estagio de transição é vulneravel a alguns traumas, pois em cada estagio de transicao, desenvolvem-se mecanismos adaptativos, que llhe são mais apropriados.

3. Como uma criança em transição do estágio não-objetal ao pré-objetal reage a uma pessoa com máscara de um rosto sorridente? Por quê? Qual o papel do ego nessa reação?
RESP: Uma criança em transição do estagio não- objetal para o estagio pre-objetal tem uma resposta a mascara positiva, ela sorri, pois o sinal gestaltico de dois olhos, testa e nariz, em movimento, assinalda a aproximacao do objeto que satisfaz a necessidade, a mascara preenche as condições deste sinal gestáltico. Um primeiro ego rudimentar foi integrado a partir de inúmeros núcleos do ego dispersos, que limita-se a percepção, reconhecimento e e realção Gestalt-sinal de satisfação das necessidades, com um sorriso.

4. Como uma criança em torno de 8 meses reage a uma pessoa com máscara de um rosto sorridente? Por quê? Qual o papel do ego nessa reação?
  RESP: A crianca sorri para a mascara, aproxima-se dela ativamente e a explora, pois a crianca esta no estagio de transição da reação a um sinal gestalgico para o estagio de reconhecimento e diferenciação do prorpio objeto libidinal. A estrutura do ego começa a aparecer e assume o papel de organização controladora central. Agora ela serve de mediador entre as pulsões e instintuais da criança. O ego começa a assumir o papel de controlar o acesso à mobilidade

5. Como uma criança em torno de 14 meses reage a uma pessoa com máscara de um rosto sorridente? Por quê? Qual o papel do ego nessa reação? 
RESP: Ao quatorze meses a criança fica apavorada, chora, grita e foge, pois nessa fase a máscara como sinal gestáltico já perdera sua eficácia. A criança acredita que o amigo que estava ali na sua frente sumira e magicamente se transformou na de um “estranho”. Pois nessa idade a criança começa a reconhecer os diferentes rostos, e perde um pouco da exclusividade de díade com a mãe nas relações sociais. Uma pessoa que é considerada de confiança da criança coloque uma mascara, a criança reage negativamente, pois, aquela pessoa familiar, torna-se um estranho e esse amigo da criança tivesse desaparecido. Este período também ocorre uma mudança radical em seu ego, processos de pensamento, indo bem além da simples realização de esforços. Nesse período o ego age tem um novo papel, o de Protetor, nesse momento o em que surge uma pessoa estranha com a utilização da mascara, o ego da o sinal de perigo.

6. Por que um bebê não pode ser comparado a um adulto quanto as respostas a um estímulo?

RESP: Sua fisiologia é diferente, bem com suas sensações, suas reações físico-químicas, sua maneira de vivenciar o ambiente que o cerca. Para os estímulos são sentidos de forma diferente, pois o bebê percebe em determinados estágios apenas certos estímulos, e não todos são relevantes, mesmo que sejam espetaculares. O que o bebe consegue fazer pode ser fatal para o adulto e vice-versa.

7. O que são os organizadores da psique?

RESP: OS períodos críticos do desenvolvimento as correntes de desenvolvimento integrar-se-ão umas com as outras nos vários setores da personalidade, e também com as funções emergentes e capacidades resultantes dos processos de maturação. O resultado dessa integração é uma reestruturação do sistema psíquico em nível mais elevado de complexidade. Esta integração é um processo delicado e vulnerável que, quando bem-sucedido, conduz ao que chamamos de organizador da psique

8. Por que os organizadores são importantes?
  RESP:   Pois é através do organizador que a vai acontecendo o desenvolvimento da psique da criança. Se a criança estabelecer e consolidar com êxito um organizador no momento apropriado, seu desenvolvimento pode prosseguir na direção do próximo organizador, mas se a consolidação do organizador falhar, o desenvolvimento é interrompido.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7 Kb)   pdf (124.2 Kb)   docx (746.5 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com