TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

RELATÓRIO DO ESTÁGIO CURRICULAR OBRIGATÓRIO I – EDUCAÇÃO INFANTIL

Por:   •  28/3/2019  •  Relatório de pesquisa  •  3.164 Palavras (13 Páginas)  •  169 Visualizações

Página 1 de 13

[pic 1]

[pic 2]

SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO

PEDAGOGIA

MARCIA CRISTINA DE TOLEDO MUTTI

RELATÓRIO DO ESTÁGIO CURRICULAR OBRIGATÓRIO I – EDUCAÇÃO INFANTIL

[pic 3]

Londrina

2018

MARCIA CRISTINA DE TOLEDO MUTTI

RELATÓRIO DO ESTÁGIO CURRICULAR OBRIGATÓRIO I – EDUCAÇÃO INFANTIL

Relatório de Estágio apresentado ao Curso Pedagogia  da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para a disciplina de Estágio Curricular Obrigatório – Educação Infantil

Orientador: profª. Ma. Lilian Amaral da Silva Souza

Tutor eletrônico: Rozangela E. da Silva

Tutor de sala: Selma Garcia

Londrina

2018


SUMÁRIO

INTRODUÇÃO        3

DADOS DE IDENTIFICAÇÃO DO CAMPO DE ESTÁGIO        4

CARACTERIZAÇÃO DO CAMPO DE ESTÁGIO        5

DIÁRIO DE OBSERVAÇÃO DE CAMPO        6

PLANOS DE AULA PARA REGÊNCIA        10

DIÁRIO DAS REGÊNCIAS        16

CONSIDERAÇÕES FINAIS        18

REFERÊNCIAS        19


INTRODUÇÃO

Relatório de Estágio Supervisionado: Educação Infantil foi realizado na escola municipal Emeb Jacinto Guilherme de Moura, nesse relatório consta observações sobre a rotina da escola.

As intervencões realizadas no período de 01/10/2018 à 11/10/2018 permitiram uma análise de situação que contribui com a formação docente relacionando os estudos teóricos com a prática.

Segundo PIMENTA, (2004, p. 34), “o estágio como pesquisa se encontra presente em práticas de grupo isolado. No entanto, entendemos que precisa ser assumido como horizonte ou utopia a ser conquistada no projeto de curso de formação”.

Assim, podemos compreender que o estágio é o momento em que  discente através de análises e observações das práticas docente evidencia a importancia de adotar uma proposta de ensino utilizando ferramentas como o lúdico, as brincadeiras e temas atuais onde as crianças possam interagir e enterder o mundo que as cerca.    


DADOS DE IDENTIFICAÇÃO DO CAMPO DE ESTÁGIO

A escola Emeb Jacinto Guilherme de Moura atende crianças da rede municipal com idade de 0 à 5 anos nos turnos matutino, vespertino e integral totalizando, 185 alunos. O quadro de funcionários é composto por diretora, coordenadora pedagógica, professores, auxiliares desenvolvimento infantil (ADIs), porteiro, cozinheiras e Auxiliares Geral.

A Instituição possui Projeto Político Pedagógico (PPP), atendendo as caracteristicas da faixa etária atraves de um processo integrador e interdisciplinar, buscando o desenvolvimento do conhecimento cognitivo, socio afetivo, psicomotor, propiciando assim também a autonomia dos alunos.

As aulas são planejadas através de semanários onde o conteúdo é escolhido com a interação dos preofessores com a coordenadora pedagógica.

Na rotina da escola os alunos são recebidos pela coordenadora pedagógica, diretora e professoras onde participam da acolhida contando músicas receptivas e logo após, recebem um lanche, vão ao banheiro e também tomam água sempre observados por seus professores que os organizam em filas e os direcionam as salas aula.  


CARACTERIZAÇÃO DO CAMPO DE ESTÁGIO

A escola de educação infantil Emeb Jacinto Guilherme de Moura se encontra situada à Rua Cussy de Almeida Junior nº 4156/4206, possui uma estrutura que mede 1.287,38 metros sendo dividida em 7 salas ( 2 maternais I, 1 maternal II, 1 etapa I, 1 etapa II , 1 sala de recursos multifuncionais para atendimento de educacional especializado (AEE), 1 sala de leitura e video, suas dependencia também consta com uma brinquedoteca e uma ampla sala para o repouso das crianças que ficam o período integral, secretaria, sala da direção, sala dos professores, cozinha, refeitorio, dispensa, almoxerifado, lavanderia, 4 banheiros adequados a educação infantil, patio coberto, patio aberto, ampla área verde e parque infantil, ainda em anexo tem o berçario que é um ambiente com um amplo quarto para descanço, uma sala com TV e DVD e muitos brinquedos bem dispostos para o acesso dos bebes, 2 banheiros adaptados e um fraldario, o berçario tambem conta com um patio coberto.

A escola possui equipamentos eletronicos como TVs, DVDs, aparelhos toca CDs, projetor multi midia, impressora e copiadora.


DIÁRIO DE OBSERVAÇÃO DE CAMPO

Diário de observação nº 1-

Instituição: Emeb Jacinto Guilherme de Moura

Data: 02/10/2018

Início/término da aula: 11:30 ás 17:30

Professor(a) regente: Rosemar

Nível/Ano: Etapa II

Estagiário(a): Márcia C. de T. Mutti

Na sala da Etapa II da professora Rosemar os alunos têm um comportamento independente onde já seguem a rotina sem muita orientação da professora. A professora trabalhou fazendo uma roda de conversa e abordou o tema data de aniversário, a maioria sabia o mês do seu aniversário, mas não lembravam o dia. As crianças fizeram um cartaz individual sobre como seria sua festa de aniversário, após a produção os alunos relataram seus desenhos que foi exposto na escola para que todos os alunos vissem o trabalho.

Todos os alunos participaram da atividade, principalmente na parte onde eles relataram sua festa sempre com muito doces e presentes.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (19.9 Kb)   pdf (201.1 Kb)   docx (96.2 Kb)  
Continuar por mais 12 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com