TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

RELATÓRIO FINAL: ESTÁGIO SUPERVISIONADO PROFISSIONALIZANTE I

Por:   •  18/10/2019  •  Trabalho acadêmico  •  7.423 Palavras (30 Páginas)  •  344 Visualizações

Página 1 de 30

CENTRO UNIVERSITÁRIO DE PATOS DE MINAS – UNIPAM

 

 

 

 

 

 

RELATÓRIO FINAL: ESTÁGIO SUPERVISIONADO PROFISSIONALIZANTE I

 

 

 

Estagiário (a): Caroline Dias de Souza

Professora Orientadora: Me. Máira Cristina Rodrigues 

Curso: Psicologia

Ano Letivo: 2018/2 

Período:

Nome do estágio: Psicologia Escolar e Educacional

Local de realização: E. M. F. L.

Carga-horária total: 80 horas

Período: 31/08/2018 à 19/12/2018

CENTRO UNIVERSITÁRIO DE PATOS DE MINAS – UNIPAM

 

 

RELATÓRIO FINAL: ESTÁGIO SUPERVISIONADO PROFISSIONALIZANTE I

 

Relatório de Estágio Supervisionado Profissionalizante I, apresentado para a conclusão do 8º período                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                 do Curso de Psicologia, sob a orientação da Professora Me. Máira Cristina Rodrigues. O Estágio foi realizado na E. M. F. L. Com a duração de 80 horas.

 

 

PATOS DE MINAS

2018

1 INTRODUÇÃO

Historicamente o psicólogo tinha como fundamento na sua atuação modelo clínico dentro da escola, no qual realizava diagnóstico. Após isso, processava o encaminhamento dos alunos que apresentavam desvios de comportamento, tais como: dificuldades no direcionamento de atenção e concentração, disciplina, deficiência mental e intelectual, desestruturação familiar. Assim como outras causas que justificavam o fracasso escolar, sendo este um tema central da atuação desse profissional. (ANDRADA, 2005)

De acordo com Antunes (2008), por muito tempo o trabalho da psicologia escolar no brasil tinha como foco a realização de testes psicológicos, com objetivo de medir capacidades e habilidades, e na identificação de uma provável psicopatologia, foi modificada.

De acordo com Guzzo et al. (2012), o Brasil coloca a frequência de atuação e intervenção de psicólogos escolar no ambiente de escolas públicas como ainda visto de maneira fantasiosa, podendo levar em consideração a quantidade de profissionais nas intuições escolares, levando ainda em consideração as condições de inserção e efetividade nesses ambientes, mesmo existindo demandas ilimitadas, o que libera a implantação desses profissionais.

Segundo Cassins (2007) psicologia se constitui desde os tempos coloniais, sendo uma pratica articulada junto a educação em procura de opções para ajudar no processo educativo. Sendo assim entende o desenvolvimento ensino/aprendizagem levando como ponto de partida os saberes sobre desenvolvimento emocional, cognitivo e social, para poder assim dar um foco para equipe educativa aperfeiçoar a escolarização de seus alunos.

De acordo com Antunes (2008), psicólogo escolar tem o dever de formar parcerias com as várias partes da intuição, como a coordenação, direção, professores, comunidade, familiares, ou seja, todo um conjunto que envolve a escola. Procurando formas de agir, preventivas e transformadoras, requerendo ajustes, até mesmo mudanças, operando assim para o desenvolvimento cognitivo, humano e social de toda a comunidade escolar.

A atuação e prática do psicólogo no contexto educacional devem estar ligadas a um processo de reflexão crítica da realidade, do dia-a-dia da escola e de seus integrantes, conhecendo o aluno por meio do diálogo com todos os diversos elementos envolvidos com a aprendizagem. Neste contexto, o profissional de Psicologia assume um papel de agente de mudanças das impossibilidades, dentro da instituição, torna-se importante a aplicação dos conhecimentos provenientes da Psicologia no âmbito educacional, que contribuam com a melhoria do processo ensino-aprendizagem. A Psicologia Escolar foi reconhecida como uma especialidade, pelo CFP em 1992. Diante disso se ressalta o modelo de atuação do psicólogo.

Conforme Chamat (1998 apud Santos e Gonçalves, 2016) da importância de estabelecer vínculos e atividades que estimulam o lúdico dando para trabalhar a autoestima do aluno e potencial afetivo/cognitivo ajudando assim na aprendizagem. (SANTOS; GONÇALVES, 2016).

Segundo Barbosa (2001, p. 79, apud MACHADO, 2010) O psicólogo escolar tem a função de facilitar e interagir com o aluno; mediando o conhecimento. Dessa forma propiciar situações, como demonstra Chamat, 1998 apud Santos e Gonçalves, de estabelecer vínculos e atividades permeadas de ludicidade para trabalhar a autoestima do aluno e o potencial afetivo/cognitivo, assim auxiliando a aprendizagem. Este trabalho pode ocorrer muitas vezes através dos recursos lúdicos, onde o sujeito brinca de fazer histórias; cria estórias; dramatiza; permitindo com que, muitas vezes, resolva suas dificuldades em aprender. Chamat, 1998 apud Santos e Gonçalves ressalta ainda que o vínculo é algo que deve permear o trabalho do professor e do psicólogo, junto ao aluno.

Segundo Weiss (2001, p. 22), psicólogo escolar tem como exercício profissional aspectos emocionais, cognitivos encontrados no desenvolvimento afetivo relacionado com a aprendizagem, buscando também orientar professores e família, nesta busca orientar nos problemas efetivos que estão ligados as dificuldades de aprendizagem, que pode estar atrapalhando seu desenvolvimento escolar.

Mostra que, na atualidade, a atuação do psicólogo no ambiente escolar se dá através do direcionamento educativo, promoção de saúde, preocupando-se com demandas relacionadas à cidadania e exclusão escolar.  Tudo isso, compreendendo que não há um posicionamento de neutralidade, pois toda ação é sempre mediada pelas questões éticas e políticas, dessa maneira esse profissional de Psicologia visa sua atuação como um agente de mudanças. (ANDRADA, 2005),

...

Baixar como (para membros premium)  txt (46.8 Kb)   pdf (211.5 Kb)   docx (26.9 Kb)  
Continuar por mais 29 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com