TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

RESENHA DO FILME “O PONTO DE MUTAÇÃO”

Por:   •  25/8/2019  •  Resenha  •  438 Palavras (2 Páginas)  •  1.622 Visualizações

Página 1 de 2

RESENHA DO FILME “O PONTO DE MUTAÇÃO”

O filme “O ponto de mutação” dirigido Bernt Capra, foi lançado em 1992. O drama se passa em um castelo medieval, numa ilha, localizada ao litoral da França, e envolve um diálogo entre três personagens: um ex-física que desiste de sua carreira por conflitos éticos. Um candidato à presidência americana e um poeta. Desde já, percebe-se que a forma de enxergar a realidade passará por três pessoas com histórias pessoais e profissionais bem diferentes.

Essencialmente, nota-se que o maior dilema dos personagens seria a saída de padrões e o abandono da visão restrita de mundo. Tanto na política, na arte, quanto na ciência, os personagens se colocaram em crises existenciais devido a imposições dentro de suas próprias profissões.

        A cientista defende no filme que embora Descartes tenha sido muito importante para a humanidade, seu pensamento mecanicista atrapalha a sociedade atual. Enxergar apenas as partes e não o todo foi o erro de Descartes e fez com que as nações se interessassem somente por suas próprias partes, criando o individualismo. Por outro lado, o político apresenta a ideia de que o modelo de Descartes ainda é válido e que o único meio de conseguir mudanças através da política é fazendo isso por pequenas partes, sendo impossível mudar o sistema como um todo. O poeta, diferentemente da cientista e do político que fazem uma análise objetiva de tudo, nos faz analisar a subjetividade das coisas. Não podemos sobreviver apenas da lógica se quisermos evoluir, nossa visão de mundo e pensamentos são subjetivos. Devemos trabalhar a nossa visão crítica e entendermos que o mundo não é feito apenas de uma coisa ou outra, mas feito de tudo. Ele questiona se o homem é uma ilha. O homem não pode ser uma ilha, pois se relaciona em sociedade e com a natureza para sobreviver.

O ponto central da discussão é a crise de percepção pela qual a humanidade tem passado e a necessidade de uma nova visão de mundo. A proposta do filme é a de que é mais correto se falar em inter-relações como a descrição da realidade do que dizer que certas partes atuam de tal forma para definir o todo.  Dessa, forma podemos concluir que para que a humanidade mude e evolua é necessário que essa crise de percepção seja superada e que os problemas deixem de ser pensados de forma isolada, mas que lembremos que fazemos parte de um todo: o universo. Não se deve olhar para os problemas do mundo tentando solucioná-los separadamente. Devemos entender as conexões entre eles para depois resolvermos os problemas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.6 Kb)   pdf (57.7 Kb)   docx (7.7 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com