TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Reflexão Milton Santos

Por:   •  5/8/2019  •  Trabalho acadêmico  •  268 Palavras (2 Páginas)  •  198 Visualizações

Página 1 de 2

Ao assistir o vídeo de Chimamanda Adichie e ler o texto de Milton Santos, são inúmeras as reflexões que se passam pela cabeça de quem está apreciando o trabalho de ambos.

É notável que o discurso de Chimamanda e o texto de Milton fazem-nos pensar em como o mundo é movido de um discurso único. A grande questão é como nos tornamos tão alienados e aceitamos somente um lado da história? Ao refletir sobre, percebemos que dificilmente tentamos quebrar estereótipos e raramente procuramos saber além do que foi nos apresentado.

A história única gera problemas como senso comum e até mesmo uma alienação, já que cada um constrói sua opinião baseada no que lhe é mostrado. Portanto, faz com que o indivíduo tenha sua visão de mundo completamente equivocada visto que não conhece a versão completa dos fatos. E é exatamente isso que Milton e Chimamanda querem trazer ao seu público: o todo.

A grande reflexão que se absorve de ambos os trabalhos é a questão de como somos vulneráveis e do quanto o discurso único pode mudar toda a história, seja de um país ou até mesmo de um indivíduo. Tal prática prejudica a visão de mundo que cada um possui e afeta drasticamente o mundo contemporâneo. Deve-se seguir os conselhos de Milton e Chimamanda e ignorar o discurso único, fazendo com que todas as histórias sejam ouvidas e que as mesmas sejam utilizadas para mostrar a totalidade e não somente para estereotipar e criar o senso comum. Como disse Chimamanda: “Histórias podem destruir a dignidade de um povo, mas histórias também podem reparar essa dignidade perdida.”

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.6 Kb)   pdf (25.8 Kb)   docx (7.1 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com