TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Relatório de Estágio em Docência na Contemporaneidade

Por:   •  3/12/2019  •  Relatório de pesquisa  •  6.291 Palavras (26 Páginas)  •  352 Visualizações

Página 1 de 26

UNIVERSIDADE PRESBITERIANA MACKENZIE

PEDAGOGIA LICENCIATURA PLENA - EAD

Tamara Prado Ferreira

RELATÓRIO DE ESTÁGIO

SÃO PAULO

2019

RELATÓRIO DE ESTÁGIO

Relatório de estágio apresentado ao curso de Pedagogia – Licenciatura Plena EAD da Universidade Presbiteriana Mackenzie, para a disciplina Docência na Contemporaneidade.

SÃO PAULO – Novembro

2019

SUMÁRIO

1 – INTRODUÇÃO ......................................................................................................01

2 – ESTRUTURA DA ESCOLA E ESPAÇO FÍSICO DA ESCOLA .....................02

3 - DESCRIÇÃO DA SALA DE AULA .............................................................03 a 10

4 – CONSIDERAÇÕES FINAIS ........................................................................10 a 15

5 – REFERÊNCIAS ......................................................................................................16

1 – INTRODUÇÃO

O presente trabalho tem o objetivo de relatar o estágio supervisionado, realizado individualmente e requerido a todos os alunos de Licenciatura em Pedagogia EAD, da segunda etapa, na disciplina Estágio Supervisionado em Docência na Contemporaneidade.

Para cumprir as demandas do estágio supervisionado, a princípio foi observado a escola em que ocorreu o estágio, que possibilitou a aproximação com a realidade do que é estudado. A observação iniciou-se quando foi necessário o contato com a escola para a permissão do estágio, tanto em questão de perceber a comunidade estudantil e a comunidade geográfica - estrutura física da escola.

O foco apresentado é a sala de aula, ou seja, a relação entre aluno, professor e conteúdo. Portanto, o objetivo é apresentar a trajetória de uma aula observada, o que proporcionou também o primeiro momento prático pedagógico:

É preciso aproximar o pensar sobre a Didática do viver a Didática no dia-a-dia da prática educativa. Se nós queremos fazer surgir um profissional competente, consciente, crítico, precisamos dar-lhe condições, no seu processo de formação, para que vivencie situações; experiências que o leve a incorporar estes comportamentos, habilidades, atitudes, valores desejados. (André, 1992, pg. 70).

Segundo Marli E.D.A. de André (1992, pg. 72), a necessidade de entender o funcionamento escolar para que se possa apreender o dinamismo próprio da vida escolar, é preciso estudá-la a partir de pelo menos três dimensões: a institucional/organizacional, a instrucional/pedagógica e a histórica/filosófica/epistemológica. A finalidade deste relatório seguirá a segunda dimensão apresentada: instrucional/pedagógica.

2 – ESTRUTURA E ESPAÇO FÍSICO DA ESCOLA

A Escola Estadual Profº João Camargo D.E Leste 4 está localizada na Rua Ângelo de Cândia, 2868, no bairro de São Mateus, na cidade de São Paulo. Na região, existe um grande comércio popular disposto na conhecida e principal Avenida Mateo Bei, redes bancárias educacionais (particulares, estaduais e municipais) e hospitalar. Embora a pesquisa aponte que a maior parte da população residente do bairro possua renda média, a escola está estabelecida em uma zona norteada por três favelas – Jardim Colonial, Divinéia e Vila Flávia.

A estrutura física da escola apresenta condições razoáveis para utilização, composta por um único prédio com dois andares que possui: Duas entradas (uma por escada e outra por rampa), sala dos professores, uma sala inutilizada, duas salas conjuntas para administração (secretaria e diretoria), dois banheiros femininos e dois masculinos para a administração, 20 salas de aulas, seis banheiros femininos e seis banheiros masculinos para alunos (três banheiros femininos e três banheiros masculinos para alunos com deficiência ou mobilidade reduzida), cozinha, pátio coberto, almoxarifado, sala de reunião e pais, uma sala direcionada ao diretor que está inutilizada, uma sala de biblioteca inutilizada e que serve como sala de leitura (que não é utilizada), quadra de esporte coberto e outra área descoberta, laboratório de informática e uma cantina. A escola não possui elevadores, somente escadas internas, porém, na existência de alunos com deficiência ou mobilidade reduzida, há entradas acessíveis

...

Baixar como (para membros premium)  txt (38.8 Kb)   pdf (98.1 Kb)   docx (27 Kb)  
Continuar por mais 25 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com