TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resenha Do Filme 'Sociedade Dos Poetas Mortos'

Por:   •  16/9/2023  •  Resenha  •  1.121 Palavras (5 Páginas)  •  45 Visualizações

Página 1 de 5

FACULDADE DE INTEGRAÇÃO DO SERTAO (FIS)

CURSO DE PSICOLOGIA

INGRID MIRELY DOS SANTOS TORRES

RESENHA CRÍTICA DO FILME “SOCIEDADE DOS POETAS MORTOS”

SERRA TALHADA/PE

2023

INGRID MIRELY DOS SANTOS TORRES

 

RESENHA CRÍTICA DO FILME “SOCIEDADE DOS POETAS MORTOS”

Resenha crítica apresentada ao curso de Psicologia da Faculdade de Integração do Sertão (FIS) para a disciplina Orientação Profissional, para obtenção de parte da nota da primeira verificação de aprendizagem.

                Docente: Gabriel Ferreira da Silva

SERRA TALHADA/PE

2023

Resenha Critica

        O objetivo deste trabalho é correlaciona o filme “Sociedade dos Poetas Mortos” e colocar em contextualização com os conteúdos dados em sala de aula.

        Resumidamente o filme é classificado como longa-metragem do gênero drama/adolescente, foi lançado em 1989, com o roteiro de Tom Schulman e direção de Peter Weir, tendo a duração de 2 horas e 8 minutos. O filme se inicia com a rotina de alguns estudantes da Academia Welton, é uma escola bastante rígida dos Estados Unidos que cultiva as mesmas tradições a anos, tanto que em uma das primeiras cenas do filme o diretor da academia está fazendo uma reunião com todos os alunos apresentados as normas/regras da escola, que são quatro (4) : Tradição, Honra, Disciplina e Excelência. Mas um novo professor de Inglês e literatura John Keating é introduzido na escola, onde usava métodos pouco ortodoxos para atingir seus alunos, que enfrentam enormes pressões de seus pais e da escola. Com isso, Keating, ajuda os alunos Neil Perry, Todd Anderson e outros aprendem como não serem tão tímidos, seguir seus sonhos e aproveitar cada dia, cada momento como fosse o único, a enfrentar seus medos.

        Portanto, os alunos da escola se encontram em uma construção de identidade e enfrentamento dos obstáculos em relação ao meio social que estão inseridos, posto isso, sabemos que a escola é um lugar onde prepara o aluno para o futuro, para a construção da sua subjetividade,  para a escolha de carreira, mas a família também tem um papel primordial neste requisito. Estando inserido neste processo e com a chegada de um novo professor keating que instigou os alunos a se questionar sobre o que eles realmente querem e o que impedem deles buscarem. Relacionando com os assuntos dados em sala, mas precisamente com a teoria sócio-cognitiva do desenvolvimento de carreira, onde compreender que as áreas que o indivíduo tenham crenças de auto eficácia mais favoráveis, tendem a mostra resultados e expectativas mais positivas, influenciando os comportamentos como todo e nas escolhas ocupacional, com isso, a auto eficácia é um dos elementos que possui um o papel central no desenvolvimento e na escolha de carreira. De acordo com o texto “modelo sócio-cognitivo para a escolha de carreira:o papel da auto eficácia e de outras variáveis relevantes”  discorrer sobre o que é a auto eficácia e o que antecedem os fatores:

A auto-eficácia refere-se à confiança na capacidade pessoal para organizar e executar atividades e certos cursos de ação, ou seja, à crença de que se é capaz de realizar ações específicas. Estas crenças podem variar desde aquelas mais favoráveis às mais desfavoráveis (…) as expectativas de resultado são as crenças sobre as consequências observáveis e não observáveis das ações, ou seja, são as crenças sobre os resultados prováveis das ações, que podem referir-se a aspectos físicos (recompensas financeiras), sociais (aprovação de colegas ou familiares) ou de auto-avaliação (satisfação pessoal).

        Considerando a citação a cima, o professor instiga os alunos a descobrir suas capacidades,  seus talentos, para assim, decidirem qual carreira seguir. em uma das cenas um aluno introspectivo que tem dificuldade em falar em publico, o professor percebe que ele está com medo de apresentar seu poema, pede para ele fechar os olhos e falar, com isso, o aluno consegui falar, nesse sentido, se encaixa na auto avaliação do indivíduo, sobre a auto eficácia  com a crença desfavorável para realizar esta ação, seja pela falta de confiança na capacidade de execução da atividade, o medo de errar, o medo da desaprovação dos colegas, mas quando o professor incentiva o aluno a falar, e ele conseguir fala um lindo poema, onde é aplaudido pelos amigos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.8 Kb)   pdf (98.8 Kb)   docx (11.2 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com