TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resenha Filme Capitão Fantástico

Por:   •  19/5/2022  •  Resenha  •  477 Palavras (2 Páginas)  •  240 Visualizações

Página 1 de 2

Capitão fantástico se trata de um filme onde um pai cria seus 6 filhos isolados, longe da urbanização e sociedade, os ensinando e incentivando desde cedo a aprendizagem de outras línguas, filosofia e sociologia, direitos civis, valores libertários e igualitários, e como sobreviver no meio da mata, além de abominarem o sistema capitalista atual e a vida tecnológica moderna. Após a morte da esposa e mãe dos seus filhos, a família embarca numa missão de cremar a mãe, como desejo dela, e se deparam com uma grande questão, o avô das crianças não concorda com o estilo de vida deles e apresenta argumentos pertinentes que vão ser apresentados no decorrer da análise, por fim, o filme termina com os filhos escolhendo ficar com o pai, mas conciliando a vida selvagem (a caça, os treinamentos) com a vida ‘’normal’’, (indo pra escola, coisa que não faziam antes).

Uma das coisas que mais me chamou a atenção no filme é como o Ben (pai das crianças) fala tudo abertamente com todos eles e nunca mente, independentemente da idade. Isso pode se relacionar com Bock, Furtado e Teixeira (2002) que citam seis possíveis coisas para se fazer para estimular a aprendizagem, entre elas, falar com linguagem acessível de fácil compreensão. E é visível que Ben faz isso com as crianças e como isso afetou positivamente para a aprendizagem deles. Outro ponto citado por Bock, Furtado e Teixeira (2002) são as variáveis importantes para a motivação, entre elas, o contexto onde ocorre a aprendizagem. Ben e as crianças vivem na selva, isolados do resto da sociedade, tendo apenas eles pra se comunicarem, com um rígido treinamento de aprendizagem tanto de sobrevivência na floresta, tanto os horários musicais e de leitura.

Além de nunca mentir para seus filhos e sempre explicar claramente as perguntas deles como é apresentado no filme quando um de seus filhos mais novo pergunta o que é relação sexual, o mesmo é visto várias vezes segurando armas brancas, como facas. Isso vai claramente contra a teoria piagetiana da maturação biológica, onde diz que precisamos estar num certo nível de amadurecimento para aprender certas coisas.

Por fim, entro num grande debate, como mostra no filme, as crianças são extremamente inteligentes, eles sabem tudo de filosofia e direitos civis, além de escalarem montanhas, caçarem, falarem várias línguas diferente e tocarem diversos instrumentos musicais, mas ao longo do filme as falhas na aprendizagem vão aparecendo, como quando o filho mais velho não consegue ter um dialogo simples com uma garota, pela falta de convivência social e socialização com pessoas diferentes, ou os meninos mais novos que não sabiam jogar vídeo game, coisas simples do nosso cotidiano, que para alguém com o aprendizado deles se torna difícil.

Isso pode ser definido pela sociogênese apresentado por Vygotsky que diz que a evolução do grupo cultural e social em que estamos inseridos influencia diretamente em nosso desenvolvimento.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3 Kb)   pdf (35.7 Kb)   docx (7.8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com