TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resenha Filme Fragmentado

Por:   •  8/10/2020  •  Trabalho acadêmico  •  533 Palavras (3 Páginas)  •  905 Visualizações

Página 1 de 3

UNESA – Universidade Estácio de Sá

Campus Nova Iguaçu

Psicologia da Personalidade

Ana Paula Deolindo Lacerda

Resenha do filme: Fragmentado (Split) – 2017

M. Night Shyamalan

O filme relata sobre a história de Kevin Wendell Crumb, portador de Transtorno de Identidade Dissociativa (TDI), ele possui 23 personalidades identificadas pela psicóloga Karen Fletcher. Estas possuem características distintas e se alternam conforme as necessidades de Kevin de interação com a realidade. Assim é apresentado de forma artística no filme o fato de que em todos habitam internamente várias formas de existir.

O aspecto dissociativo é um mecanismo de enfrentamento onde a pessoa se dissocia de uma realidade ou experiência que é muito violenta, traumática ou dolorosa para ser assimilada pela consciência.

Uma das personalidades de Kevin tem um fetiche por ver adolescentes trocando de roupa e sequestra três jovens, levando-as para um cativeiro. Na medida em que vai se relacionando com esse evento, seus alter egos vão se manifestando, todos apresentando formas, feições faciais, gêneros, idades e gestos diferentes, o que acaba evidenciando uma consciência própria em cada uma dessas personalidades. Também podemos observar diferenças no corpo físico, como por exemplo quando no filme uma das identidades possui necessidade de tomar insulina por conta de um possível quadro de diabetes, ou quando a 24ª personalidade conhecida e denominada pelas outras personalidades como “A Besta” se manifesta “sob à luz” (termo utilizado no longa como simbolismo para a realidade), sendo capaz de atingir níveis sobre-humanos de velocidade, força e mobilidade (escalando até paredes), chegando ao ponto de modificar a estrutura corpórea de Kevin, antes um rapaz esguio e quando tomado por esta personalidade desenvolve um corpo musculoso e resistente e também uma fome por carne humana. Esta identidade é demonstrada em algumas cenas que fora originada através do trabalho de Kevin em um zoológico.

Uma das três sequestradas é Casey. Uma adolescente que ao passo em que vai vivenciando as experiências do cativeiro, começa a acessar lembranças dos abusos que sofria na infância vindos de um tio, o qual era um homem de confiança de seu pai. Estes abusos foram vividos com intenso grau de dissociação, sendo assim reprimidos, permanecendo inconscientes a ela até então.

Numa tentativa de fuga, as amigas de Casey são pegas por Dennis, a personalidade de Kevin que possui características infantis e “entregues à Besta como sacrifício”.

O que define o TDI é a presença de dois ou mais (no caso de Kevin são 24) estados de personalidade distintos que podem causar sofrimento significativo e prejuízo no funcionamento social e profissional do indivíduo, como acontece com o personagem principal que acaba por cometer crimes chegando ao ponto de assassinar sua psicóloga Karen Fletcher, porém a mesma antes de morrer revela a personalidade principal de Kevin para Casey, instruindo-a a chamá-lo por seu nome para que volte à consciência e assim a menina faz se salvando do que seria sua morte.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.5 Kb)   pdf (28.6 Kb)   docx (8.1 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com