TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resenha Filme os 33

Por:   •  9/3/2019  •  Resenha  •  673 Palavras (3 Páginas)  •  842 Visualizações

Página 1 de 3

RESUMO DO FILME:

O filme “Os 33” mostra a forma precária do trabalho dos mineradores. Assim começa mostrando uma festa na qual comemoram a aposentadoria de um dos mineradores mais antigos, que já trabalhou por volta de 46 anos em minas. Logo após Mario pede para trabalhar em seu dia de folga pois precisa de mais dinheiro, seu chefe permite.

Continua mostrando a irmã de um dos mineradores vendendo salgados e ele deitado em um banco da praça dormindo, ela se aproxima e deixa um dos seus salgados para ele, mas ele se nega a comer. Logo após mostra os 33 homens indo trabalhar, também destacando que 32 eram chilenos e um boliviano.

Logo após a chegada deles na mina, se dividem, um deles começa a observar uma rachadura dentro da mina, até que percebe que irá desmoronar, sai correndo para avisar o restante mas já estava acontecendo o desastre, todos tentam correr para o carro, quando começam a fugir aparece dois deles que estavam perdidos pedindo ajuda para poder subir, o boliviano por vez não consegue mas, com muito esforço acaba subindo junto.

Fogem todos para o refúgio, quando então todos percebem que estão trancados por uma enorme rocha, que é chamada de “coração da mina” na qual tranca qualquer forma de saída os deixando “enterrados vivos” acerca de 700 metros abaixo no nível do mar, no qual no momento parecia ser impossível de serem resgatando, então todos entram em desespero, então Mário que é um dos mineradores que manteve a calma tomou a liderança conseguindo assim organizar e ajudar os outros, para poder se manter com o que tinham de comida e remédios no qual o refúgio tinha.

No lado de fora as famílias entram em desespero pois não recebem nenhum tipo de notícia, até que Ministro da Energia Laurence Golborne (Rodrigo Santoro) chega ao local para poder ajudar estas famílias e tentar retirar os mineiros com vida. Começa uma luta, no qual ele recebe a ajuda de um geólogo, montam uma forma de plano na qual parece impossível de ser feita com sucesso. As famílias são abrigadas e recebem no local mesmo comida, escola para as crianças e outras coisas para se manterem e terem informações.

Logo o plano parece dar certo os mineradores escutam perfuratriz chegando perto deles, mas já percebem que ela passou pelo lado, mas a boa notícia é que estão tentando salva-los. Após diversas tentativas, conseguem localizar os mineiros que anexam um bilhete na broca como prova de que estão vivos. Eles recebem alimentos e roupas, e passam a ter comunicação com a superfície. Os socorristas preparam uma broca mais grossa para conseguir tirar os mineiros, que são resgatados um a um.

DISCUSSÃO:

a. Impactos psicológicos

Pode-se considerar como emergência situações catastróficas ou desastres produzidos por causas naturais como terremotos, erupções vulcânicas.  Em todas essas ocorrências a integridade física e/ou emocional das pessoas está ameaçada. Crise pode ser definida como um estado de desequilíbrio emocional do qual uma pessoa que se vê incapaz de sair com os recursos de afrontamento que habitualmente costuma empregar em situações que a afetam emocionalmente (Parada, 2004).

As crises podem ser vistas como uma forma de mudança, muitas vezes não desencadeiam só coisas negativas, podem servir

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.1 Kb)   pdf (33.4 Kb)   docx (8.5 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com