TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resenha Um gênio indomável

Por:   •  12/9/2017  •  Resenha  •  399 Palavras (2 Páginas)  •  296 Visualizações

Página 1 de 2

Centro Universitário

Curso: Psicologia

Disciplina: Psicologia da Personalidade

Professor:

Fortaleza – CE

08/04/2016

Análise do filme: Gênio indomável (1997)

Preliminar do filme:

O filme relata uma história sobre um garoto chamado Will Hunting, um jovem órfão, com poucas condições financeiras, muito inteligente e que só mantinha uma relação de amizade sólida com seu amigo Chuckie.

Após algumas brigas acabou sendo detido e Lambeau, um professor que sabia da sua extraordinária inteligência, conseguiu ajudá-lo a sair da cadeia, porém com duas condições: teria que estudar matemática com o professor e teria que fazer psicoterapia. Will brinca e os 5 primeiros terapeutas não aceitam tratá-lo, assim, Lambeau contata um velho amigo psicólogo (Sean) e o pede para atender Will, a trama se desenvolve ao redor das relações Will-Sean e Will-Lambeau.

Relação Will-Lambeau

O professor projeta em Will ambições e desejos dele, com a neurose de que Will, por ser um gênio têm que usar sua genialidade ao máximo sem desperdiçar tempo com besteiras, totalmente afastado da subjetividade e experiências de Will, desconsiderando sua capacidade de escolha e achando que toda decisão que Will toma e que não é aprovada por ele, é uma decisão sem sentido ou explicação. Lambeau vê Will como um objeto para realizar atos que ele (professor) jamais atingiria, uma relação Eu-Isso baseada totalmente na utilidade pragmática do outro.

Relação Will-Sean

Sean, para poder trabalhar com Will, precisou estabelecer o vínculo Eu-Tu na relação dos dois, aproximou-se com comparativos e enfrentamentos diretos a Will, com o intuito de refazê-lo refletir sobre o que estava fazendo da sua vida e repensar suas atitudes autodestrutivas. Tais atitudes nada eram além de um mecanismo de defesa para não estabelecer vínculos com nada, nem ninguém, por medo de perdê-los; mas ele vê Sean, que perdeu a coisa mais importante da sua vida, continuar e sorrir sabendo lidar com a dor da perda.

Após as sessões e a “alta” de Will, ele parece diminuir sua tendência autodestrutiva

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.4 Kb)   pdf (42.8 Kb)   docx (11.7 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com