TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resenha dibs

Por:   •  8/4/2015  •  Resenha  •  932 Palavras (4 Páginas)  •  1.071 Visualizações

Página 1 de 4

FACULDADE ANHANGUERA DE BAURU

CURSO DE PSICOLOGIA

3ª série

Profª. Adriane Folkis Pontalti

RESENHA: Dibs em busca de si mesmo

Amanda Leticia de Almeida – R.A.: 9902001522

        

BAURU

2015

AXLINE, Virginia Mae. Dibs em busca de si mesmo. Tradução de Célia Soares Linhares. – 6. ed. – Rio de Janeiro: Agir, 1980.

(Coleção Família; 23)

        O livro retrata a história de Dibs, um garoto de 5 anos cujo comportamento era considerado “anormal” de acordo com os padrões da sociedade em que estava inserido.

        A escola em que estudava, preocupada com o comportamento apresentado por Dibs, e com seu desenvolvimento, procurou uma psicóloga para avaliar o garoto. A mesma observa-o em sala de aula, com cuidado para que ele não perceba e continue agindo normalmente. A psicóloga resolve levá-lo então a sala de Ludoterapia, para que possa observá-lo melhor.

        Oferece-se então a realizar o tratamento de Dibs, mas para isso precisa da autorização de seus pais. Procura a mãe dele para sugerir a Ludoterapia. A mãe, descrente numa possível melhora do filho, diz que acredita que ele possua retardo mental, mas que vai pensar a respeito da terapia e conversar com seu marido, porém adianta que não tem maiores informações úteis sobre o garoto e que nem ela nem o marido gostariam de participar de qualquer tipo de entrevista.

        Após um período relativamente demorado de espera, a psicóloga recebe a ficha de autorização para a terapia de Dibs e as sessões foram marcadas para as quintas-feiras.

        De inicio, Dibs mostra-se retraído, mas começa a explorar a sala e mostra-se muito inteligente para a sua idade. Dispõe as tintas na ordem hierárquica das cores, lê os rótulos e nomeia corretamente todos os objetos. No final da sessão, o garoto mostra-se relutante em ir embora e voltar para sua casa. Com o passar do tempo, Dibs mostra-se mais habituado com a sala de brinquedos e começa a chamar a psicóloga de D.A. Devido a algumas mudanças no comportamento de Dibs, a mãe solicita um horário para conversar com a doutora. Durante a conversa, a mãe de Dibs mostra certo desprezo em relação a ele, pois alega que o filho não era desejado, e com o seu nascimento sua carreira de cirurgiã fora interrompida e seu casamento entrou em crise. Percebe que o filho teve certa melhora, mas acredita que ele não tenha jeito.

        Conforme Dibs se sente mais seguro na companhia de D.A., começa a falar sobre a família, demonstrando toda mágoa que sente de seus pais, descontando toda a raiva nos brinquedos. O garoto se mostra muito machucado, mas com potencial e inteligência além do normal, e demonstra toda sua capacidade nas brincadeiras que desenvolve.

        Nas próximas sessões, Dibs relata com maior riqueza de detalhes como é seu relacionamento com seus pais, e apesar da mágoa, mostra grande carinho por sua mãe. Aos poucos, vai relatando certas situações vividas em sua casa que lhe fizeram mal, exteriora os sentimentos ruins que tem guardado. Dibs se sente mais seguro em si, se sente capaz de ser ele mesmo.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.1 Kb)   pdf (80.8 Kb)   docx (12.9 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com