TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resenha do Filme Querô

Por:   •  17/2/2020  •  Resenha  •  819 Palavras (4 Páginas)  •  705 Visualizações

Página 1 de 4

Gisele Carvalho de Lima – RA: 2170.1034

Resenha Crítica do Filme “Querô”

São Paulo 2018

Resenha Crítica do Filme “Querô”

Trabalho apresentado ao 3º  semestre do Curso de Psicologia do Centro Universitário Paulistano, como parte dos requisitos para a disciplina Psicologia do Desenvolvimento do Adulto e Adolescente

Orientadora: Profª. Therezinha Callil Padis Campos

São Paulo 2018

I.Resenha

O filme Querô conta a história de um garoto em situação de vulnerabilidade, desde o nascimento, até sua conturbada adolescência.

O jovem Jerônimo é filho de uma prostituta, que se suicida ingerindo querosene, e fica assim, à mercê e aos cuidados da dona do bordel onde sua mãe trabalhava, ganhando da cafetina o cínico apelido de Querô: uma alusão ao querosene, que provocou a morte  da  genitora.

Querô cresce com muitos questionamentos internos, procurando se virar na vida, sem perspectiva de futuro, vivendo cada dia como se fosse o último. Logo, aprende que o meio mais fácil para sobreviver é prática de pequenos crimes, o que levaria o menino Jerônimo a ganhar uma cela na Febem.

A instituição que, em tese funciona como centro de reabilitação do  menor  infrator, acaba se tornando sua escola do crime, já que oferece subsídios diários para isso, através do aumento dos maus tratos, convívio com infratores de maior periculosidade, abusos mentais e também sexuais.

Jerônimo transiciona para uma adolescência extremamente conturbada na Febem, carregando profundas marcas, revolta, sem lugar na sociedade, sem família, sem referencial profissional, e nem mesmo o referencial do que é ser um homem.

Após ir descobrindo os caminhos do crime, as leis internas e as incontáveis injustiças praticadas na prisão, Querô se rebela contra o sistema, se apropria de todo ódio por anos guardado, e se torna o assassino que enfrenta e mata o principal agente carcerário, desencadeando a rebelião e fuga em massa dos detentos.

Ao retornar às ruas, sem lugar, sem roupas, sem alimento e sem poder obter recursos básicos de sobrevivência por meios legais, Querô embarca na tentativa de assumir uma nova identidade, e quem sabe, uma nova vida.

Assim, diante de uma pequena oportunidade, aceita ser acolhido na casa  de  uma antiga amiga muito pobre, e posteriormente pelos fiéis da igreja que esta frequenta, lugar onde acaba se apaixonando pela cantora que ali congrega, e com quem, depois sua conversão à fé, passaria a namorar.

A essa altura, mesmo conseguindo um trabalho, e tendo um motivo pelo qual mudar e lutar (sua amada), constantemente o garoto se vê em contato com seu  passado,e,  sem  recursos para projetar um futuro diferente, já que a condição financeira não  contribui  para sonhar com mudanças.

Finalmente, após sucessivos eventos que instigam seu retorno à criminalidade, Querô se rende a um miserável destino, consegue uma arma, e não poupa esforços para se vingar daqueles que acredita serem os culpados por sua condição.

Determinado a acabar com seu pior opressor, vai até a boate frequentada pelo  traficante que o jurou de morte, e não pensa duas vezes ao encontrá-lo: saca a arma e dispara, sendo também por ele atingido, na troca de tiros.

Querô foge sem destino, perdendo muito sangue, até cair em uma esquina qualquer, sendo assistido friamente por uma prostituta que ali trabalhava, sem lhe prestar  nenhum  socorro.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.3 Kb)   pdf (93.5 Kb)   docx (15.6 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com