TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resenha do Filme: Ventos Fortes

Por:   •  15/6/2018  •  Trabalho acadêmico  •  350 Palavras (2 Páginas)  •  229 Visualizações

Página 1 de 2

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PIAUÍ

DISC. RELAÇÕES PÚBLICAS E HUMANAS

BACHARELADO EM TURISMO BLOCO V

CARLOS EDUARDO SOUSA ALVES

De que maneira o Filme Vento Forte (Patrícia Antunes) dialoga com a proposta de formação / atuação do turismologo?

O modo de vida e, sobretudo, a própria existência das comunidades ribeirinhas pesqueiras estão em risco, o que tem levado diversos pescadores e pescadoras artesanais do país a estabelecerem processos de luta e resistência, assim como relata o filme. Essas ameaças, que levam a vários casos de violação de direitos humanos, são representadas pelo avanço desordenado dos grandes projetos e empreendimentos, além da Aquicultura (criação de peixe em cativeiro e com uso de produtos químicos) e da Pesca industrial, que invadem os territórios pesqueiros expulsando das terras e das águas quem ali sempre viveu e preservou.

O que acontece no Brasil é um processo silencioso de extermínio das populações tradicionais. Cada vez mais se faz necessário o conhecimento da sociedade sobre as situações que se encontram as comunidades pesqueiras do país. Este fato está ocasionando uma serie de empecilhos para os indivíduos que ali habitam, ou até mesmo, o sumiço. São casos como:

DEMARCAÇÃO DE TERRITORIO: A comunidade que já estava na área desde o antepassado, ou seja, a séculos atrás, muito antes das empresas e instituições protetoras, deixa de utilizar o local para dar espaço a grandes empreendimentos poluentes e irresponsáveis, sem zelo pelo patrimônio natural e manejos culturais existentes a anos naquele espaço.  

TURISMO CULTURAL:  O turismo cultural, sem sobra de dúvidas, é propulsor de recursos e sustento para qualquer comunidade que tiver a chance de usufruir deste aspecto. Neste contexto, no campo de atuação do turismologo, percebe-se que o turismo cultural, servi nestas comunidades tradicionais como uma atratividade, pelos seus manejos e afazeres realizados pelos pescadores, sendo capazes de atrair os turistas para vivenciar a cultura local.

PESCA ARTENSAL: A pesca artesanal, assim como o turismo cultural, é de suma importância para o sustento dos indivíduos, pois os instrumentos de trabalho dos pescadores muitas vezes são servidos como material de decoração de ambientes e casas, assim como locais rústicos, pousadas, hotéis, e outros afins...

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.3 Kb)   pdf (75.6 Kb)   docx (10.9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com