TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resenha do filme Sybil

Por:   •  15/8/2018  •  Trabalho acadêmico  •  525 Palavras (3 Páginas)  •  1.510 Visualizações

Página 1 de 3

NARRATIVA DO FILME SYBIL

Vilhena/RO 08/2018


            Sybil Isabel Dorsett, é uma jovem, dramática e ótima pianista assim como era sua mãe, estudante de artes, que ao longo de sua vida desenvolveu 16 personalidades, sendo 15 femininas e 1 masculina ,essas personalidades formam criadas como mecanismos de defesa,criados pelo seu inconsciente para lidar com situações traumáticas ,em abusos sofridos na infância,  abusos estes cometidos por sua mãe, que era esquizofrênica. Sybil recebe ajuda da Drª. Cornelia Wilbur, psicanalista, que passa a tratá-la, mesmo em saber ao certo o tipo de transtorno com o qual estava lidando.

O filme esta repleto de conceitos psicanalíticos importante, tais como a transferência, que ocorrem em diversas cenas onde as diferentes personalidades de Sybil transferem seus sentimentos para a Drª Wilbur, uma dessas cenas quando Ruthie,se recorda de um estupro sofrido pela sua mãe. Apezar de fica claro que a mãe de Sybil era esquizofrênica, e importante observar que Sybil não desenvolveu a doença da mãe. O transtorno dissociativo de identidade difere da esquizofrenia, na qual incide na experiência atual do sujeito e não com a personalidade sobre a outra. Com o desenrolar do filme, observa-se que Sybil, possuem transtornos dissociativos, devido os traumas de infância e os abusos sexual, físicos e psíquicos, que podem ocorre vários estímulos para a criação de uma personalidade, que ira enfrentar esta situação insuportável no lugar da pessoa.

O filme segue apresentando sessões de Sybil com a Drª. Wilbur que aos poucos vai percebendo o que está de fato ocorrendo com a paciente. A Drª Wilbur vai tendo contato com as demais personalidades de Sybil e entendendo sobre as suas memórias e comportamentos. sybil, durante o filme passa por várias tentativas de uma vida normal, mas todas as tentativas acabavam-se frustradas por uma ou outra personalidade assumir o controle e estragar o momento.Sybil começa a ter consciência das demais personalidades, se inicia uma mudança, ela passa a perceber quando as mesmas assumem o controle ao se perceber isso,ela  tenta se matar, mas não consegue, dizendo a Drª Wilbur que foi salva por todas as personalidades juntas.No decorrer do filme Sybil passa por sessões de hipnose e exibe de forma breve as principais personalidades concordando em crescer,ao acorda transe  sybil se sente diferente.

O nome real da personagem Sybil é Shirley Ard ell Mason, sua identidade só foi revelada 1998, após sua morte, onde são relevados os trabalhos de arte criados em diferentes estilos, dando a entender que eram pinturas de diferentes artistas, usando a mesma mão. Na verdade cada personalidade tinha um estilo artístico próprio.

O filme traz uma narrativa acerca do transtorno de múltiplas personalidades, conhecido e aceito atualmente como transtornos dissociativos de identidade. Pessoas que sofrem deste transtorno modificam sua personalidade em determinadas situações.

Filme mostra as torturas e repressões causadas pela mãe esquizofrênica, o pai ausente, a avô fanático religioso e a morte prematura da avó, o único ponto de afeto e aceitação na vida da criança, e a conseqüência fragmentação da personalidade da paciente, numa tentativa de suportar os abusos sofridos.

REFERËNCIA

https://www.youtube.com/watch?v=OPltV-_25gs -Sybil 2007 (filme completo) - áudio original - legendado.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.6 Kb)   pdf (215.8 Kb)   docx (144.6 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com