TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resenha filme WHIPLASH

Por:   •  30/4/2018  •  Resenha  •  574 Palavras (3 Páginas)  •  1.104 Visualizações

Página 1 de 3

[pic 1]

ADRIANA OLIVEIRA DE SOUZA

Estagio Básico II

“Saúde do Trabalhador: promoção de saúde e prevenção de doenças relacionadas ao trabalho”

Tema Resenha “Whiplash: Em busca da Perfeição” Orientado pela professora Elaini Doratiotto

São Paulo

2017

Resenha : Filme Whiplash: Em busca da Perfeição

Ficha técnica:

Nacionalidade                : EUA

Ano                        : 2014

Direção                : Damien Chazelle

Filme conta a historia de um jovem rapaz, abandonado quando criança pela mãe, que mora como pai e tenho o desejo de ser o melhor baterista, então se matricula na melhor universidade de música e inicia como afinador de bateria, até que o um professor de renome o escuta e o escolhe para atuar em sua orquestra de Jazz.

O Filme relata a relação abusiva, agressiva e opressora e humilhante do professor Fletcher com seus alunos da orquestra, em especial com o aluno baterista Andrew, sem medir limites ele não aceita a mínima imperfeição do som e busca a perfeição acima de qualquer limite aceitável.

Andrew para participar de uma competição o qual ele treinou exaustivamente até sangrar, entra em uma luta contra si mesmo, se afasta de sua namorada e na corrida para alcançar a perfeição inclusive no tempo exigido e sem tolerância do professor Fletcher, o aluno sobre um acidente de carro.

Então entra em cena o relato de um aluno que chega ao suicídio ocasionado pela pressão e dor em busca da obstinada perfeição imposta pelo também professor Fletcher que após o depoimento de Andrew, tal professor é afastado.

Tempos depois Andrew encontra o Fletcher tocando em uma banda de Jazz em um bar, e é convidado por Fletcher a participar de sua banda de Jazz que vai fazer a abertura de um festival chamado JVC onde estarão algumas produtoras importantes. Neste contexto observa-se que Andreu indaga sobre o motivo do afastamento de Fletcher e o mesmo diz que denuncia de alunos e pais antigos que não compreendiam que o trabalho dele não era conduzir mas descobrir o “gênio da musica” o havia afastado da universidade.

No dia e mais precisamente na exata hora da apresentação então o Flecher revela ao Andrew saber que ele foi um delator também, e ordena a banda que toque uma musica do qual todos tinham a partitura menos Andrew, com a intensão de prejudica-lo.

Porem Andrew ser reorganiza após a primeira tentativa frustrada e volta para a banda e faz o seu excepcional, trazendo a banda consigo e finalizando com um solo de bateria incrível surpreendendo e conquistando inclusive o Fletcher, encerrando assim o filme.

Considerações críticas pessoais com base na teoria apresentada no estagio:

Observamos aqui o adoecimento físico por esforços repetitivos sem o devido cuidado do descanso, causando inclusive escoriações,  além da indução do professor à competitividade sem levar em consideração a relação harmoniosa e benéfica entre os alunos.

O professor em busca de ser o melhor em seu papel tenta extrair dos alunos de forma obstinada, agressiva, humilhante resultados sem levar em consideração os donos emocionais, causando depressão, dor nos alunos pois eles se sentiam culpados por não atingirem a perfeição, o que chegou a levar um aluno ao suicídio. O papel neste caso do professor pode ser substituído no nosso contexto pelo gerente / supervisor de departamento em uma empresa.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.4 Kb)   pdf (144.6 Kb)   docx (40.6 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com