TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

SENTIMENTOS: PERSPECTIVAS E REPERCUSSÕES NA PSICOLOGIA

Por:   •  9/2/2017  •  Trabalho acadêmico  •  4.949 Palavras (20 Páginas)  •  502 Visualizações

Página 1 de 20

UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA JÚLIO MESQUITA FILHO

FACULDADE DE CIÊNCIAS E LETRAS- UNESP-ASSIS

AMANDA  B. DE CARVALHO

ANDREZA CRISTINA FERREIRA

BARBARA SIMÕES

CAROLINA FERREIRA DURANTE

ÉRICA M. R. TANABE

FERNANDA SANT´ANNA VENTURA

MARCUS VINICIUS MAZINI DOS SANTOS

VENÂNCIO PAIOLA TONON

SENTIMENTOS: PERSPECTIVAS E REPERCUSSÕES NA PSICOLOGIA

ASSIS

2017

UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA JÚLIO MESQUITA FILHO

FACULDADE DE CIÊNCIAS E LETRAS- UNESP-ASSIS

AMANDA  B. DE CARVALHO

ANDREZA CRISTINA FERREIRA

BARBARA SIMÕES

CAROLINA FERREIRA DURANTE

ÉRICA M. R. TANABE

FERNANDA SANT´ANNA VENTURA

MARCUS VINICIUS MAZINI DOS SANTOS

VENÂNCIO PAIOLA TONON

SENTIMENTOS: PERSPECTIVAS E REPERCUSSÕES NA PSICOLOGIA

Trabalho apresentado como avaliação parcial da disciplina Processos Psicológicos Básicos, ministrada pela professora Dra. Mayra Marques da Silva Gualtieri Kappann na Universidade Estadual Paulista Júlio Mesquita Filho, Faculdade de Ciências e Letras, UNESP-Assis, para o curso de Psicologia.

ASSIS

2017

SUMÁRIO

Introdução

  1. A diferença entre emoção e sentimento
  1. O Que São Emoções e Sentimentos?
  1. Perspectivas acerca da afetividade em Psicologia do desenvolvimento
  1. Wallon e as relações de alternância entre o desenvolvimento da afetividade e da inteligência
  2. Vygotsky e as relações de complementaridade entre afeto e inteligência
  3. Freud e as relações de preponderância da afetividade sobre a inteligência
  4. Piaget e as relações de correspondência entre afeto e inteligência
  1. Desenvolvimento dos Sentimentos Morais
  1. Estudo sobre os sentimentos coexistentes nas situações de bulling
  2. Aplicabilidade das teorias sobre afetividade
  3. Bibliografia

Introdução

        Os sentimentos constituem nossa intersubjetividade humana, porém compreende-los profundamente requer um olhar desprendido dos antigos paradigmas científicos e filosóficos que separam o campo do sensível do pensar racional cognitivo. Alguns autores da Psicologia do Desenvolvimento, como Wallon, Vygotsky, Piaget e Freud traçam ligações teóricas entre afeto e inteligência, o que contradiz inclusive o que o senso comum costuma afirmar acerca de suas obras. Segundo Maria Thereza Costa Coelho de Souza, tais autores são relevantes para tratar o tema dos sentimentos e da afetividade justamente para desconstruir as ideias de que tais abordagens privilegiam ou a inteligência ou a afetividade nos processos de desenvolvimento da psique, sendo muitas vezes esquecidas as associações que tais teóricos engendraram entre sentimento e inteligência. Além disso, Maria Thereza enfatiza que a contemporaneidade academica entre eles pode ressaltar convergencias e divergencias nas ideias que propuseram.

        Nesse trabalho, aborda-se as teorías desses quatro autotes, além disso se establece as principais diferenças entre sentimento e emoção, visando conceituá-los segunda a visão de Antonio Damazio. Para ilustrar a teoría anteriormente apresentada, o fenómeno do bulling escolar e o papel do psicólogo nesse contexto.

A diferença entre emoção e sentimento.

Em uma entrevista concedida no dia 05/08/2013, veiculada pelo portal eletrônico da revista Galileu, Antônio Damásio faz a diferenciação entre emoção e sentimento. Emoção seria um programa de ações, uma coisa que se desenrola com ações sucessivas, é uma espécie de conserto de ações, mas não tem nada a ver com o que se passa na mente. As emoções são despontadas pela mente, mas acontecem com ações que acontecem dentro do corpo, nos músculos, no coração, nos pulmões, nas reações endócrinas, etc. Já os sentimentos, seriam segundo as suas palavras: “os sentimentos são por definição, a experiência mental que nós temos do que se passa no corpo, é o mundo que se segue à emoção, mesmo que se siga muito rapidamente em matéria de milissegundos”.Definindo mais as diferenças entre emoções e sentimentos, Damásio destaca que as ações estão atreladas às expressões faciais, a forma como a pele se expressa, os movimentos, etc., enquanto os sentimentos não podem ser vistos. Se você tiver um sentimento de profunda tristeza, mas quiser enganar e comportar-se como estivesse alegre, é possível, pois não se vê os sentimentos, não se vê o que está dentro da mente. É possível advinha, mas é diferente. A diferença mora entre o que é mental e o que é comportamental.

O que São Emoções e Sentimentos?

Já no vídeo de Pedro Calabrez, no qual ele se baseia em dois livros do próprio Damásio, é dito que emoções são programas de ação, coordenados pelo cérebro, que gerenciam alterações em todo seu corpo. Essas alterações são ações no sentido amplo da palavra, ou seja, ações microscópicas como, por exemplo, a secreção de hormônios na corrente sanguínea ou a secreção de neurotransmissores nas sinapses dos neurônios. Ações que podem ser um pouco mais complexas como, por exemplo, movimentações de vísceras, ou, às vezes, ainda mais complexas, como comportamentos. No caso de um tubarão na frente de um indivíduo, atacar ou fugir. As emoções são um jeito muito inteligente da natureza fazer com que um ser vivo aja de um modo sem perder tempo. Emoção tem tudo a ver com ação, com gerar comportamentos biologicamente vantajosos frente a uma necessidade imediata.

        Já o sentimento é o sentimento de uma emoção. O sentimento é a percepção consciente e parcial de um programa emocional. Essa percepção é sempre parcial, afinal de contas, quando se está com medo, não se tem consciência do diâmetro das pupilas que estão variando por conta de um aspecto dessa variação emocional. Só são percebidas partes dessas alterações.

        Por que, então, fazer uma distinção entre emoção e sentimento? A primeira razão é neuroanatômica e neurofisiológica. As estruturas e circuitarias cerebrais que são responsáveis por mediar as emoções não as mesmas que são responsáveis por mediar os sentimentos. São, portanto, circuitos cerebrais diferentes para cada uma dessas funções. A segunda razão é que nem sempre uma emoção se torna consciente. É perfeitamente possível que ocorram alterações emocionais no corpo e não se tome consciência disso e elas não se tornem o que nós chamamos de sentimento. O sentimento é mais psicologicamente complexo, porque ele é consciente, envolvendo, por exemplo, memórias. As emoções e sentimentos então, compõem o que é chamado de Sistema Afetivo. Os afetos são as emoções e os sentimentos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (33.3 Kb)   pdf (559.3 Kb)   docx (165.9 Kb)  
Continuar por mais 19 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com