TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

TRABALHO SOBRE O FILME “O Show de Truman”

Por:   •  8/5/2017  •  Resenha  •  1.118 Palavras (5 Páginas)  •  3.041 Visualizações

Página 1 de 5

FACULDADE UNIÃO DE CAMPO MOURÃO – UNICAMPO

CURSO DE PSICOLOGIA

DISCIPLINA DE PSICOLOGIA CLÍNICA III

PROFESSORA Me. ANNAMARIA COELHO DE CASTILHO

TRABALHO SOBRE O FILME “O Show de Truman”

Equipe: Franciele M.F. Brita, Luiz Alberto do Nascimento, Marli Gomes do Santos e Silvano Marlon Domanski.

INTRODUÇÃO

A Psicologia Behaviorista estuda o comportamento da interação entre o sujeito e o ambiente. No filme O Show de Truman observamos os comportamentos operante, comportamento respondente e a extinção que são aplicados em sua totalidade no personagem principal.

O Show de Truman é um reality show que mostra a vida do astro desde de seu nascimento. Nesse reality, todos os momentos do dia de Truman são observados e transmitidos ao vivo mundialmente por um canal de televisão. O diretor e criador do reality show utiliza-se de familiares e amigos para controlar Truman em todos os seus passos. Truman também teve uma infância controlada, para que não sonhasse com uma vida fora da ilha onde mora. Para que seus sentimentos fossem controlados, o astro sofreu traumas e foi induzido a medos ao longo de sua vida. O criador do reality show quer revolucionar os espetáculos televisivos, que para ele são falsos, assim, ele acredita que apesar do mundo de Truman ser falso, não há nada de falso no Truman.

Com este filme traçamos um paralelo entre o show de Truman e a caixa de Skinner, onde o ambiente controlado do filme seria a ilha e Truman seria equivalente ao rato.

DESENVOLVIMENTO

O filme em si trata de modelagem, pelas diferentes situações as quais o diretor/criador do programa faz Truman passar. Modelagem é um processo onde determinados comportamentos são reforçados até adquirirem uma determinada forma, o chamado condicionamento operante (MOREIRA; MEDEIROS, 2007).De acordo com Moreira e Medeiros (2007, p.60), “a Modelagem é um procedimento de reforçamento diferencial de aproximações sucessivas de um comportamento.

O resultado final é um novo comportamento”. O procedimento de extinção do comportamento operante se dá pela suspensão do reforço e tem como resultado uma diminuição gradativa da frequência de ocorrência do comportamento (MOREIRA; MEDEIROS, 2007). No filme, o momento de início da extinção se dá quando retiram a atriz que está apaixonada por Truman e tenta alerta-lo de que tudo aquilo que ele vive não é real. São vários comportamentos a serem extinguidos, como por exemplo o desejo de exploração que Truman tem durante a época escolar e a paixão pela Silvia.

Alloway, Wilson e Graham (2014, p.333), dizem que “no condicionamento operante, a redução na frequência de uma resposta condicionada previamente que ocorre quando a resposta deixa de ser reforçada”.

A resistência à extinção ocorre quando um determinado organismo continua certo tempo tendo uma resposta de comportamento mesmo após a suspensão do reforço (MOREIRA; MEDEIROS, 2007). Isso percebemos ao ver Truman através de recortes de revistas tentando montar uma foto de Silvia, quando ele liga para Fiji procurando por ela ou, até mesmo quando ele pega a blusa que Silvia esqueceu e ele havia guardado e começa a recordar dos momentos que os dois viveram juntos. Punição é “a operação de apresentação de um punidor positivo ou de remoção de um punidor negativo como consequência de um padrão de comportamento punido tornando-se menos provável de ocorrer em circunstâncias similares no futuro” (ALLOWAY; WILSON; GRAHAM, 2014, p.334).

No filme vemos como punição a morte do pai no mar para causar um trauma de água em Truman para que ele não queira sair da ilha. “Ele tinha medo do mar porque havia perdido seu pai em um acidente no mar. Essa foi uma solução dada pelo programa para evitar seu interesse pelo mar e impedir sua saída da cidade cenográfica” (FARIAS; RIBEIRO, 2016, p.04).

A punição é um tipo de efeito do comportamento que torna menos provável que ele ocorra novamente. “A distinção entre punição positiva e punição negativa incide na mesma distinção feita com relação ao reforço (positivo ou negativo): se um estímulo é acrescentado ou subtraído do ambiente” (MOREIRA; MEDEIROS, 2007, p.70).

Qualquer um dos dois tipos de punição diminui a probabilidade de o comportamento voltar a acontecer. Punição refere- se a uma relação de contingência entre um comportamento e um efeito, onde ocorre a redução da probabilidade de ocorrência desse comportamento no futuro (MOREIRA; MEDEIROS, 2007).

“[...] para dizermos que houve uma punição, é necessário que se observe uma diminuição na freqüência do comportamento. Por isso, não existe um estímulo que seja punidor por natureza, só podemos dizer que o estímulo é punidor caso ele reduza a freqüência do comportamento do qual é consequente” (MOREIRA; MEDEIROS, 2007, p.70).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.1 Kb)   pdf (96.8 Kb)   docx (14.6 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com