TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Testes Psicológicos de Inteligência

Por:   •  28/3/2016  •  Resenha  •  1.176 Palavras (5 Páginas)  •  359 Visualizações

Página 1 de 5

Testes Psicológicos de Inteligência

  1. CONSIDERAÇÕES INICIAIS

Como sabemos, testes psicológicos são muito importante (Processo Técnico - Cientifico) para qualquer psicólogo, seja ele psicólogo clinico, organizacional ou hospitalar. Existem mais de 100 tipos de testes, entretanto, neste capitulo iremos abordar sobre os testes psicológicos de inteligência mais utilizados, que são: Colúmbia, Quati, Escalas Wechler, Wisc e Wais e WPPSI.

2. ESCALA DE MATURIDADE MENTAL DE COLUMBIA

É um instrumento bastante utilizado para estudos sobre “formação de conceitos”, aspecto importante no desenvolvimento cognitivo nos anos pré-escolares.

  • Objetivo

O teste de Escala Mental é avaliar a capacidade intelectual das crianças em geral, através das respostas não-verbais.

Este teste é recomendado á sujeitos com dificuldades verbais e/ ou motoras, sendo indicado para crianças com paralisia cerebral, retardo mental, deficiência visual, dificuldade na fala, perda de audição e crianças estrangeiras.

  • Técnicas

O material utilizado são cartões com desenhos impressos, manual para a aplicação, folha de anotação e respostas, tabela para conversão de pontos e lápis.

Os desenhos contidos nos cartões são figuras geométricas, pessoas, animais, vegetais ou objetos comuns na experiência de crianças. O objetivo é encontrar a figura que é diferente das outras, sendo que a diferença vai se tornando mais complexa, envolvendo problemas de analogia e relações abstratas.

A aplicação do teste é individual e sem limite de tempo, tendo uma duração média de 15 a 20 minutos. Mesmo não havendo um tempo limite para cada cartão, após a criança apresentar uma demora superior a 25 segundos o examinador pode encorajá-la a responder qual o item que ela acha que é o diferente.

  • Resultado

As respostas são consideradas como se fossem números a partir do lado direito do cartão (lado esquerdo do examinador e lado direito da criança). O examinador deve anotar o numero da resposta dada pela criança.

3. QUESTIONÁRIO DE AVALAIÇÃO TIPOLÓGICA

Quati é um teste de personalidade que ajuda a definir seu estilo cognitivo, suas preferências e irá delinear alguns de seus comportamentos usuais.

  • Objetivo

O objetivo deste teste é avaliar a personalidade através das escolhas situacionais que cada individuo faz. Este teste é baseado na teoria dos tipos psicológicos de Jung. A aplicação pode ser individual ou coletiva com tempo de aplicação em média de 45 minutos.

  • Técnica

Este instrumento foi desenvolvido para aplicação em pessoas a partir do 8° ano do 1° grau. Pode ser utilizada em Seleção de Pessoal, Avaliação de Potencial, Orientação Vocacional, Psicodiagnóstico e etc.

Não se deve preocupar com quais respostas seriam as certas, todas as respostas no teste são corretas.

  • Resultado

O resultado deste teste promove o autoconhecimento dos seguintes temas:

  • Qual costuma ser o foco da sua atenção;
  • De que maneira você prefere receber informações;
  • Em que você se baseia para tomar decisões.

As respostas devem ser apontadas em função de que você faria e não do que gostaria de fazer em cada situação.

4. ESCALA DE INTELIGÊNCIA DE DAVID WECHSLER

Ao desenvolver sua bateria de testes, David Wechsler propôs o conceito de inteligência como uma sociedade global e ao mesmo tempo única (razão pela qual utilizou a pontuação de QI), conforme outros autores da época, mas baseou em um conjunto de habilidades especificas que são mais ou menos complexas e qualitativamente distintas (Lezak, Howieson e Loring, 2004).

Existem algumas escalas de inteligência disponíveis já adaptadas, normatizadas e validadas para a população brasileira. As escalas de Wechsler, tiveram suas publicações completas mais recentes lançadas em 2002 (Escala de Inteligência Wechsler para Crianças – Terceira Edição – Wisc – III, Figueiredo, 2002) e 2005 (Escala de Inteligência Wechsler para Adultos – Terceira Edição – Wais- III, Nascimento, 2005) cujas aplicações duram em média 90 e 120 minutos, respectivamente.

  • Objetivo

As escalas de inteligência foram criadas para prever o desempenho acadêmico futuro, diferenciando aqueles que conseguiriam responder à escolarização formal daqueles que precisariam estudar em classes especiais (Anastasi, 2000). Atualmente, o uso dessas escalas ampliou-se muito, sendo que um dos seus focos principais das aplicações está na avaliação de problemas de aprendizagem, no contexto psicoeducacional.

Com o intuito de estimar a capacidade intelectual de forma rápida, foi criado ao longo do tempo diverso formas de administração reduzidas das escalas de Wechsler, derivadas do instrumento original. Essas foram criadas para satisfazer variados propósitos, como a escassez de tempo para atendimento em serviços de saúde, bem como pelas condições clinicas de pacientes que se cansam com facilidade, como por exemplo, idosos ou pessoas com lesões neurológicas (Paolo e Ryan, 1993).

  • Técnica

A Wisc – III (Wechsler, 1997; Figueiredo, 2002) é instrumento clinico de administração individual para avaliar a capacidade intelectual de crianças e adolescentes (dos 6 aos 16 anos). É composto por 13 subtestes, cada um medindo um aspecto diferente da inteligência. O desempenho nestes subtestes é resumido em 3 medidas: QIs Verbal, de execução e Total. Oferece ainda estimativas em 4 índices fatoriais: Compreensão Verbal, Organização Perceptual, Resistencia à Distração e Velocidade de Processamento.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.6 Kb)   pdf (150.8 Kb)   docx (13.9 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com