TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Trabalho Piaget e Vygotsky

Por:   •  13/4/2020  •  Trabalho acadêmico  •  3.315 Palavras (14 Páginas)  •  250 Visualizações

Página 1 de 14

Sumário

As idéias básicas de Piaget        3

     Esquemas        3

     Adaptação        3

     Causas do desenvolvimento cognitivo        4

       A visão de Piaget do período sensório-motor        4

       A visão de Piaget sobre o estágio pré-operacional        5

      Desafios à visão de Piaget da primeira infância        6

       A visão de Piaget sobre as operações concretas        6

Vygotsky         7

     A mediação simbólica        8

     Desenvolvimento e aprendizado         9

Referências Bibliográficas        11


As ideias básicas de Piaget

Esquemas

        Piaget questionou como o conhecimento de uma criança mudava com a idade. Sua suposição central era a de que a criança é participante ativo em seu desenvolvimento (construindo o próprio entendimento).

        Segundo ele, as crianças nascem com um repertório limitado de esquemas – ações básicas de conhecer, físicas e mentais. No bebê, o objetivo é algo que produza estímulos que provoque os sentidos básicos do ser humano (visão, tato, olfato, paladar e aduição) mas, com o passar do desenvolvimento, os esquemas se tornam complexo como, por exemplo, análises dedutivas e raciocínio esquemático.

        Esses esquemas são deduzidos através de um processo mental inato chamado de organização. Um exemplo dessa organização pode ser dado da seguinte forma: uma criança manuseia um objeto esférico, o esquema por ela utilizado – forma de segurar, agarrar, a força implicada – será aplicado à todos objetos semelhantes. Ou seja, os esquemas organizam o pensamento em categorias para determinar que atitudes tomar em réplica às modificações ambientais.

        Piaget também traz o conceito de esquemas figurativos que se traduzem em representações mentais das propriedades básicas dos objetos no mundo – saber que cães e gatos possuem narizes gelados, pelos e bigodes, mas que um late e o outro mia, portanto são diferentes.

        

Adaptação

O processo denominado adaptação é um complemento à organização, mudando esquemas que não se ajustam bem aos desafios que encontramos em nossos ambientes. É dividido em três subprocessos:

  • Assimilação: incorporar, apreender, tornar um evento parte de um esquema.
  • Acomodação: complementar à assimilação. Envolve a absorção de novas informações aos esquemas pré-existentes, assimilado de maneira a modificar e ajustar a eles.
  • Equilibração: colocar em equilíbrio assimilação e acomodação. É como um cientista que obtém novos achados de pesquisa mas os balanceia com as informações que já têm ou descarta, se considerar necessário.

Piaget também via três prontos de reorganização (equilibração) na infância. O primeiro ocorre dos 18 aos 24 meses – a criança muda da dominância de esquemas sensoriais e motores simples para o uso dos primeiros símbolos. O segundo, normalmente ocorre entre 5 e 7 anos, que é o período em que a criança acrescenta ações mentais muito mais abstratas e gerais como adição ou subtração mental (operações). O terceiro, ocorre na adolescência que é quando a criança aprende como “operar sobre” ideias, eventos ou objetos.

Esses três pontos produzem quatro estágios em que as crianças usam diversas formas de agir no mundo em torno delas. No estágio sensório-motor (do nascimento aos 24 meses), a criança utiliza seus esquemas sensoriais e motores para influenciar o mundo em torno deles. No estágio pré-operacional (24 meses a aprox. 6 anos), elas adquirem esquemas simbólicos – como linguagem - que usam para se comunicar e pensar. O estágio de operações concretas (6 a 12 anos) ocorre o pensamento lógico. No último estágio, denominado estágio de operações formais, os adolescentes aprendem à pensar de forma lógica à respeito de ideias abstratas e situações hipotéticas.

Causas do desenvolvimento cognitivo

        Piaget sugeriu que há um plano inato para o desenvolvimento cognitivo de estágios mas, diferente à habilidade, depende de fatores ambientais para que haja total expressão e propôs quatro causas principais desse desenvolvimento sendo duas internas e duas externas – no ambiente da criança. Ele alegava que havia diferenças individuais no ritmo que as crianças atravessam os quatro estágios do desenvolvimento cognitivo uma vez que elas passam por diferentes taxas de amadurecimento cerebral que pode ser resultado tanto de diferenças inatas quanto de fatores ambientais.

        Os fatores ambientais que Piaget supunha para explicar a progressão por estágios eram transmissão social – informação recebida através de outras pessoas, a mediação de Vygotsky – e experiência – entendida por ele como as próprias oportunidades da criança de influenciar o mundo e ver o resultado de suas ações. Mas esses fatores isolados não são suficientes para fazer com que a criança evolua em estágios. Os fatores causais – equilibração, amadurecimento, transmissão social e experiência – devem interagir e se apoiarem para que o desenvolvimento cognitivo tenha continuidade.

        

        A visão de Piaget do período sensório-motor - Infância

        A teoria Piagetiana alega que o bebê armazena informações através de uma série limitada de esquemas sensoriais e motores com os quais ele já nasce – olhar, escutar, sugar, etc – e ordena-os baseando-se em suas experiências. Ou seja, o bebê está ligado ao presente imediato – não se lembra de eventos/coisas que aconteceram anteriormente –  não havendo planejamento ou pretensão mas isso muda nos primeiros 24 meses que é quando a criança passa a entender que os objetos existem mesmo quando estão fora do seu campo de visão e torna-se capaz de lembrar de objetos, ações e indivíduos mesmo não sendo capaz de manipular essas imagens mentais, memórias ou valer-se de símbolos para representar eventos objetos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (19.3 Kb)   pdf (114.2 Kb)   docx (17.9 Kb)  
Continuar por mais 13 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com