TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Valores Mudanças e Ações na Construção Organizacional

Por:   •  26/3/2019  •  Dissertação  •  621 Palavras (3 Páginas)  •  371 Visualizações

Página 1 de 3

Nome: Greyce Silva Pinheiro                                        RA: C5013C-5

A organização como um fenômeno socialmente construído.

  1. Conforme os princípios das abordagens culturalistas, de que modo as organizações de trabalho podem ser concebidas?

São concebidas conforme sua cultura social e valores organizacionais compartilhados, produção de artefatos culturais na organização de trabalho, como lendas e cerimonias, construção de forma simbólica compartilhadas, como linguagem, produção de sistemas de conhecimentos trazidos em significados; e por fim, mas não menos importantes, os formatos organizacionais e comportamentos resultantes da projeção dos processos mentais, assim sendo, as organizações de trabalho são percebidas como realidades socialmente construídas.

  1. O que significa afirmar que as organizações de trabalho são formadas por meio de realidades sociais historicamente construídas?

Significa que cada integrante do grupo organizacional, tem dentro de sua história, uma cultura, crenças e valores de uma forma subjetiva, ou seja, cada um carrega com sigo uma trajetória própria, carregada de conteúdos muito individuais, assim também como a própria organização, ela carrega uma história, uma fundação, uma cultura que pode ate certo ponto interferir e alterar alguns comportamentos de seus integrantes.

  1. O que são interações Humanas ou sociais?

São as relações que o individuo cria com o próximo em sua casa, trabalho, escola e no contexto social, é o meio de comunicação, a troca de informação, o contato físico, de modo que a relação interpessoal seja estabelecida, e o constante contato com o próximo, o que dentro de uma organização é de suma importância, que as interações sociais sejam saudáveis e dinâmicas.

  1. Como o fundador e as coalizões internas e externas influenciam a construção organizacional?

O fundador da organização é aquele individuo que mais vai transferir seus princípios, crenças e valores para a organização em um todo, pois ele que terá que alinhar politicas que vem carregada de sua concepção de como tudo deve funcionar minimamente, de suas qualidades, mas também de seus traços mais negativos. As coalizões internas e externas são aquelas que o fundador ira fazer com clientes, funcionários, que de certo modo, é decisório para o sucesso e o fracasso de alguma empresa, quanto mais relações internas e externas solidas maior é a chance da empresa ser bem vista no mercado.

  1. O que são pressupostos culturais?

São valores, crenças, missões que a organização carrega dentro de uma determinada organização, como os indivíduos num todo se comportam, quais os costumes e posturas diante de uma determinada situação, em quais princípios e fundamentos que a empresa se constituiu e foi se desenvolvendo.

  1. O que significa afirmar que o individuo é produto e produtor do contexto de trabalho?

O individuo é um ser em constante relação com o próximo, assim sendo, ele interfere em seu meio e seu meio interfere nele, ao mesmo tempo que  ele pode tomar uma atitude, decisão ou ação prol melhoria das condições de trabalho dele, o mesmo pode interferir no desenvolvimento de trabalho de seu próximo, ao mesmo tempo que ele é um ser que pode ser alterado ele também pode alterar, ele é aquele de certo modo promove algum serviço dentro da organização, porém é aquele pode alterar algo dentro da mesma.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.9 Kb)   pdf (64 Kb)   docx (8.5 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com