TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ÍNDICES DIAGNÓSTICOS E PROGNÓSTICOS NO TESTE DESIDERATIVO

Por:   •  12/3/2016  •  Pesquisas Acadêmicas  •  3.549 Palavras (15 Páginas)  •  1.283 Visualizações

Página 1 de 15

3

Índices diagnósticos e pïognósticos no teste desiderativo a partir do estudo das defesas(’)

María C. de Schust e Elsa Grassano de Piccolo

Introdução

A prática clínica cria a necessidade de aprofundarmos, dentro do processo psicodiagnóstico, o estudo dos instrumentos projetivos, a fim de conse guirmos uma sistematização das respostas aos mesmos e estabelecermos índices diagnósticos relacionados com entidades nosográficas.

Por outro lado, a atividade em instituições assistenciais torna indis pensável contar com testes projetivos confiáveis e econômicos quanto ao tempo de aplicação.

Em função destas necessidades, surgiu a investigação sobre o teste desiderativo, dado que este oferecia possibilidades diagnósticas e prognós ticas não suficientemente aproveitadas pela falta de categorização do material obtido.

Neste trabalho t mamos como vetor de análise as condutas defensi vas e nos propomos, através de uma sistematização das respostas, estabele cer índices diagnósticos, relacionados com as entidades nosográficas, e critérios prognósticos, de acordo com o grau de integração egóica.

Origem do trabalho

A dificuldade para diagnosticar as defesas e o grau de integração do ego na interpretação clássica do teste desiderativo levou-nos a desenvolver uma abordagem diferente do mesmo.

Começamos por considerar a produção desiderativa no contexto vincular promovido pelas instruções, no seguinte sentido:

As instruções pedem ao examinado, de maneira explícita e direta, que renunci à sua identidade humana e lhe oferecem a possibilidade de assumir outras identidades não humanas.

(1) Este trabalho faz parte de uma pesquisa sobre o teste desiderativo que foi organizada pela cadeira de Técnicas Projetivas da UNBA, no ano de 1966. Professor titular: Jaime Bernstein.

Professora adjunta: Maria L. S. de Ocampo. Foi publicado com algumas mudanças na Revista Argentina dePsicología, ano 1, n. 3, março de 1970.

81

82 O PROCESSO PSICODIAGNÓSTICO E AS TeCNICAS PROJETIVAS

O QUESTIONÁRIO DESIDERA TIVO

Implicitamente, defrontam-no com a morte, em especial com a pró pria morte. O entrevistador é o portador da morte, o objeto de quem provém a ameaça.

Levando em conta esta situação vincular, tornou-se evidente para nós que as dificuldades para diagnosticar as defesas residiam no fato de que estas não apareciam isoladas no teste, mas que toda a verbalização expres sa a organização defensiva frente ao ataque implícito nas instruções.

Através das respostas, verbais e corporais, que o examinado nos ofe rece, podemos observar o esforço defensivo do ego para se recuperar e absorver o impacto sofrido e sua modalidade defensiva prevalecente.

O ego e seus objetos estão ameaçados de morte na situação de teste; portanto, mobilizam-se recursos defensivos: o sujeito, através das cate xias( *) positivas, explicita as fantasias inconscientes das defesas, descreve simbolicamente seu modo de evitar os perigos inerentes à ameaça fan tasiada.

Toda a verbalização das catexias positivas contém a fantasia incons ciente da defesa; é como se o examinado respondesse: “quando tenho medo (e agora tenho) faço tal coisa”.

Ou seja, “frente ao medo (por si mesmo e por seus objetos), o ego tenta reforçar determinados aspectos e evacuar outros, ou aprofundar ou evitar o vínculo com determinados objetos”.

A verbalização das catexias negativas expressa:

a) tanto a fantasia daquilo que o ego teme que lhe aconteceria caso não pudesse apelar para os recursos defensivos que mostrou nas positivas;

b) quanto as conseqüências negativas que o uso específico dessas defesas tem sobre seu ego. Isto é, a percepção interna de quais aspectos instrumentais do ego são cerceados pela defesa.

A nova abordagem revelou-nos a eficácia deste teste para o diagnós tico das fantasias inconscientes defensivas predominantes em cada sujeito.

A partir disso, confrontamos os diagnósticos obtidos com os deriva dos da aplicação de outros testes.

Posteriormente, investigamos a relação entre modalidades de respos ta ao teste desiderativo e quadros nosográficos. Isto nos permitiu determi nar quais são as características dos símbolos e das racionalizações desidera tivas nas organizações defensivas inerentes a cada quadro, como veremos posteriormente.

Por outro lado, o teste desiderativo oferece índices que podem ser referidos não só a um quadro psicopatológico, como também ao grau de integração conseguido pelo ego, pois oferece-nos a possibilidade de ver as

83

seqüências defensivas Organizativas ou desorganizativas. Os critérios utili zados pará’ tal fim serão desenvolvidos na parte relativa ao prognóstico.

Pensamos que o desiderativo oferece outras possibilidades de investi gação, que estamos desenvolvendo neste momento, tais como: diferenças de produção por idades e relação entre acontecimentos da biografia de cada sujeito e a escolha de símbolos condensadores destes.

1

(*) VerN.doE.àp.59.

Quadros

Defesas

Características dos símbolos negativos

Esquizóides

Qo

Depressivos

1) O outro está explicitado na verbaJizaç

2) Escolha de objetos que estio em contato direto (físico) com pessoas.

3) Tipo de vínculo:

aproximando.se do Outro e apaziguando-o, mostrando-lhe que o ego só tem amor e bondade.

4) Escolha de objetos passivos, receptivos, próximos, mas sem movimento (salvo quando predomiriam defesas maníacas). (Geralmente escolhem primeiro animais.)

Dissociaçiio

(Geralmente escolhem primeiro objeto ou vegetal.)

Escolha de símbolos:

1) Afastados, fixos, inalcançáveis, que podem estar colocados na posiçao de “observar o mun do”, de cima. Ex.: estrelas, Sol, Lua, satélites, etc.

2) Idéias abstratas. Máquinas eletrônicas, com putadores, etc.

Mantém as características da defesa anterior quanto a afastados, inalcançáveis, etc., mas estio mais acentuadas as características de oni potentes e indestrutíveis. Predominam fantasias onipotentes a nível .e pensamento mágico (Deus, um Santo, uma Fada, Superman, Bat man).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (25.1 Kb)   pdf (141.7 Kb)   docx (20.9 Kb)  
Continuar por mais 14 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com