TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

SERVIÇO SOCIAL DIANTE O TRANSTONO DO ESPECTRO AUTISTA JUNTO AS FAMÍLIAS NA ASSOCIAÇÃO CENTRO DE ATENDIMENTO MÉDICO DE ITAPERUNA/CACI- RJ

Por:   •  13/5/2019  •  Trabalho acadêmico  •  3.926 Palavras (16 Páginas)  •  6 Visualizações

Página 1 de 16

[pic 1]

CENTRO UNIVERSITÁRIO REDENTOR

CURSO DE SERVIÇO SOCIAL

ANA BEATRIZ DAHER

GABRIELA SOARES

 ISABELA TEIXEIRA SILVA

SYLVIA  GOMES

THAINÁ NASCIMENTO

SERVIÇO SOCIAL DIANTE O TRANSTONO DO ESPECTRO AUTISTA JUNTO AS FAMÍLIAS NA ASSOCIAÇÃO CENTRO DE ATENDIMENTO MÉDICO DE ITAPERUNA/CACI- RJ

Itaperuna, RJ

Novembro de 2018

ANA BEATRIZ DAHER

GABRIELA SOARES

 ISABELA TEIXEIRA SILVA

SYLVIA GOMES

THAINÁ NASCIMENTO

SERVIÇO SOCIAL DIANTE O TRANSTONO DO ESPECTRO AUTISTA JUNTO AS FAMÍLIAS NA ASSOCIAÇÃO CENTRO DE ATENDIMENTO MÉDICO DE ITAPERUNA/CACI - RJ

Trabalho apresentado a disciplina Projeto Integrado IV do Curso de Serviço Social do Centro Universitário Redentor Itaperuna como requisito avaliativo desta disciplina, ministrado pelo Prof. Fernanda Lopes.

Itaperuna, RJ

Novembro de 2018

  1. INTRODUÇÃO

O presente trabalho, tem como objetivo discutir o Serviço Social diante o Transtorno do Espectro Autista junto a família na Associação Centro de Atendimento Médico de Itaperuna/RJ (CACI) localizado na R. José Egídio Tinoco, nº 79 - Cidade Nova.

 A Constituição Federal de 1988 e a Lei n° 12.764 de 27 de dezembro de 2012 que Institui a Política Nacional de Proteção dos Direitos das Pessoas com Transtorno do Espectro Autista, no seu art. 4° dessa lei, descreve que:

À pessoa com transtorno do espectro autista não será submetida a tratamento desumano ou degradante, não será privada de sua liberdade ou do convívio familiar nem sofrerá discriminação por motivo da deficiência.

O CACI é uma instituição privada sem fins lucrativos com convênio com o Sistema Único de Saúde – SUS em prol da prestação de serviços assistenciais à saúde. Tem por finalidade dar suporte aos indivíduos portadores desta síndrome, trabalhando com o desenvolvimento dos pacientes juntamente com suas famílias não o privando de sua liberdade e trabalhando com a informação para evitar pré-conceitos. Conta com o apoio de uma equipe multidisciplinar que presta os serviços de fisioterapia, nutricionista, psicopedagogia e psicofisiologia, atendendo várias regiões, com uma média de trezentas famílias por mês.

O tema escolhido pelas discentes surgiu através de uma palestra que a Assistente Social Mariana Defavore realizou para a turma do 4° Período de Serviço Social, na disciplina de Projeto Integrador IV, fazendo com que as alunas ficassem com indagações e interesse de saber mais profundamente qual o trabalho da Assistente Social dentro desta instituição, reconhecendo o seu fazer profissional não só com os pacientes, mas com as suas famílias.

A metodologia utilizada para a construção desse projeto é a pesquisa bibliográfica e de campo, na qual será de suma importância para a elaboração do mesmo. O trabalho será produzido com materiais eletrônicos, livros e artigos para enriquecer o processo de aprendizagem e formação do futuro profissional, levando a construção de uma análise crítica, observando a integração de teoria e prática no dia-a-dia.

  1. DINÂMICA DO RELATO

Foram realizadas três visitas a Associação Centro de Atendimento Médico de Itaperuna (CACI), para compreender sobre o trabalho da assistente social, suas atribuições e competências, e coletar informações para o desenvolvimento do projeto integrador.

A primeira visita na instituição foi para conhecer a estrutura do local, os profissionais e o serviços prestados aos pacientes. Além disso, realizamos uma entrevista com a assistente social para esclarecimento da principais dúvidas e curiosidades no que diz respeito ao agir profissional no dia-a-dia.

A assistente social do CACI ressaltou o quanto é importante a equipe multidisciplinar, segundo a mesma é essencial que cada área esteja sempre em integralidade com a outra, pois dessa forma desenvolvem um atendimento de qualidade, eficaz e ágil. Todos os profissionais matem contato diário para planejar suas ações e reuniões mensais para discutir os casos de forma que promovam maior qualidade de vida aos pacientes.

No que diz respeito ao Serviço social, a profissional nos informou sobre a abrangência de conhecimentos necessários para realizar seu trabalho, pois o primeiro contato que a família tem com a instituição é através do atendimento do Serviço Social. São realizadas no geral encaminhamentos e esclarecimentos acerca dos direitos específico que os indivíduos portadores de autismo possuem.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (27.2 Kb)   pdf (170.6 Kb)   docx (33.4 Kb)  
Continuar por mais 15 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com