TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A ANALISE INSTITUCIONAL

Por:   •  27/11/2021  •  Trabalho acadêmico  •  1.235 Palavras (5 Páginas)  •  200 Visualizações

Página 1 de 5

UNIVERSIDADE LUTERANA DO BRASIL – ULBRA

ANÁLISE ORGANIZACIONAL

Trabalho Acadêmico da disciplina de Processos Interventivos no

Serviço Social – Abordagem Coletiva

Professor/a: Ana Patrícia Barbosa

Educando/a: Claudinéia Aparecida Do Nascimento

Franca SP, (ano 2021)

1- IDENTIFICAÇÃO DO ESPAÇO INSTITUCIONAL

Nome da Instituição: CREAS - Serviço Social Da Saúde

Endereço Completo: Rua Maestro João Caetano de Menezes, nº 915

Cidade: Cristais Paulista, SP

Contato telefônico e e-mail: 16-9333.9414 / social@cristaispaulista.sp.gov.br

Responsável: Rosinei Beloti da Silva

Supervisor(a) de Campo: Rosinei Beloti Da Silva

2- DESCRIÇÃO DA INSTITUIÇÃO

O centro de referência serviço social da saúde é a unidade pública de abrangência e gestão municipal, da cidade de Cristais Paulista SP, destinada à prestação de serviços a indivíduos e famílias que se encontram em situação de risco pessoal ou social, por dependência química violação de direitos ou contingência, que demandam intervenções especializadas da proteção social especial.

3- BREVE HISTÓRICO DA INSTITUIÇÃO

O Centro de Referência da Assistência Social da saúde instalado na cidade Cristais Paulista é um órgão ligado ao Departamento de Assistência Social, no contexto social da saúde atende pessoas e famílias oriundos ou não do Cadastro Único.

MISSÃO: O departamento é responsável pela garantia da proteção social a saúde e reabilitação do indivíduo prevenindo situações de risco e fortalecendo os vínculos familiares.

VISÃO: Manter a referência em serviços de saúde com a rede da área da saúde através da assistência social com foco na proteção social.

4- OBJETIVO DA INSTITUIÇÃO

O objetivo do serviço ofertado é proporcionar o acolhimento do usuário de forma ética e humana.

5 - POLÍTICA(S) SOCIAL(IS) QUE ESSE CAMPO DE ESTÁGIO SE RELACIONA

As políticas sociais estão articuladas no âmbito do centro de assistência social na área da saúde e da proteção especial, o trabalho intersetorial é um dos principais eixos de atividade do assistente social na área garantia de direitos, pois o trabalho atuação e intervenção profissional deve ocorrer em sua totalidade dependendo diretamente política dos gestores públicos, pois não existe um fluxo de atendimento estabelecido. O atendimento realizado no cotidiano do centro de referência baseia se na responsabilidade social, por isso, preza pela forma de gestão ética e transparente com todas as partes interessadas, não só no cumprimento das leis em vigor, mas também na otimização e criação de programas sociais de benefício mútuo dos indivíduos e da comunidade onde estão inseridos, buscando a melhor qualidade de vida para o público alvo acolhido no serviço ofertado.

6- PÚBLICO BENEFICIÁRIO

Pessoas de ambos os sexos e idade.

7- PROGRAMAS E PROJETOS QUE DESENVOLVE COM A REDE DE

SERVIÇOS DO MUNICÍPIO.

Para melhor operacionalizar os serviços prestados na cidade pelo Departamento

de Assistência Social e o centro de assistência social e saúde atende no local os

usuários que tem direitos a serem integrados nos seguintes serviços:

Cadastramento no CadÚnico - (Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal), atendimento para solicitação de Benefícios Eventuais. Telefone Popular - O telefone popular é o Acesso Individual Classe Especial (AICE), por meio do qual as famílias incluídas no Cadastro Único dos Programas Sociais do Governo Federal podem ter acesso ao serviço de telefonia fixa em condições especiais.

Sua assinatura mensal possui uma tarifa reduzida entre R$ 12,62 e R$ 14,80 com impostos. Esta variação depende das alíquotas de tributos de cada estado. Carta Social - Para pessoa física participante do Programa Bolsa Família ou seu dependente(s). E, ainda, pessoa presa, brasileira ou estrangeira, custodiada em qualquer parte do território nacional.

8- ATRAVESSAMENTOS, DIFICULDADES E POTENCIALIDADES

O assistente do CREAS busca dentro das dificuldades e potencialidades melhorar dia a dia suas ações, os projetos são desenvolvidos com profissionalismo, os atravessamentos enfrentados surgem de vários ângulos, porém com trabalho conjunto e pratica interventiva é possível qualificar o serviço ofertado.

9- O SERVIÇO SOCIAL NA INSTITUIÇÃO

Tradicionalmente o assistente social sempre esteve na linha de frente entre as instituições e a população (Iamamoto, 1998). Desde a criação das primeiras escolas de Serviço Social na década de 30 que a luta por transformações sociais e o combate à desigualdade se delinearam como princípios filosóficos da profissão.

Os assistentes sociais atuam nas manifestações mais contundentes da questão social, tal como se expressam na vida dos indivíduos sociais dos distintos segmentos das classes subalternas em suas relações com o bloco de poder e nas iniciativas coletivas pela conquista, efetivação e ampliação dos direitos de cidadania e nas correspondentes políticas públicas (2009, p.19).

No cotidiano do trabalho no âmbito da assistência social e proteção social destaca-se a atitude investigativa e interventiva do assistente social a fim de evitar o risco de adoção de ações rotineiras, repetitivas e esvaziadas onde não tem como meta a proteção social do indivíduo no contexto social que está envolvido.

10- PLANEJAMENTO DO TRABALHO

As estratégias utilizadas pelo Assistente Social são: palestras mensais com equipe, reuniões mensais com gestores e encarregados, visita as famílias com devido cuidado e proteção pelos riscos da (Covid-19). Elaboração de um cronograma anual das atividades, relatórios sociais, formulário de avaliação e desenvolvimento. O assistente social ao planejar e realizar uma visita de campo ao usuário do serviço da saúde e proteção social especial, tem como base a ética e o sigilo profissional não impondo seus valores e princípios particulares para que os mesmos não interfiram na realização do parecer social que será efetivado após sua visita.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.9 Kb)   pdf (49.1 Kb)   docx (10.8 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com