TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Analise Bibliografica

Por:   •  7/5/2015  •  Bibliografia  •  761 Palavras (4 Páginas)  •  447 Visualizações

Página 1 de 4

ANHANGUERA UNIDERP EDUCACIONAL

[pic 1]

FÁTIMA JAILMA DE S. CARDOSO RA-378536

JÉSSICA GRAZIELLE DE O. FREIRE RA-378108

LAIANE CARVALHO FÉLIX RA-379086

QÉRCIA VALÉRIA DE CASTRO RA-377966

ANÁLISE BIBLIOGRÁFICA

JUAZEIRO-BA

2015

ANHANGUERA UNIDERP EDUCACIONAL

[pic 2]

FÁTIMA JAILMA DE S. CARDOSO RA-378536

JÉSSICA GRAZIELLE DE O. FREIRE RA-378108

LAIANE CARVALHO FÉLIX RA-379086

QÉRCIA VALÉRIA DE CASTRO RA-377966

ANÁLISE BIBLIOGRÁFICA

Análise bibliográfica do curso Serviço Social realizado em Juazeiro/BA como requisito obrigatório para o processo avaliativo da Universidade Anhanguera UNIDERP.

JUAZEIRO-BA

2015

BIBLIOGRÁFIA

JUSTIFICATIVA

 

SAFFIOTI, Heleieth I. Violência de Gênero: Lugar da Práxis na construção da subjetividade. São Paulo: São Paulo em Perspectiva, 1999.

Está obra é importância para a compreensão das relações entre mulheres e homens, assim como do próprio questionamento do que se entende por homem e mulher; não se conhece nenhuma sociedade sem uma organização de gênero, estariam as mulheres destinadas, em qualquer circunstância, a sofrer violência/ameaça no processo de seu adestramento? Em tese, o gênero representa uma diferenciação.

Tendo como objetivo: a questão da violência contra a mulher e da associação entre capitalismo e patriarcado.

- Esta ferramenta será útil, pois permitirá associar a violência enraizada e naturalista contra a mulher e mostrar que a violência é estrutural em uma sociedade capitalista, neoliberal e patriarcal, que será abordada na construção do TCC.

PORTO, Pedro. F. Violência Domestica e Familiar Contra a Mulher. Brasil: Livraria do advogado. Ed 3ª, 2014.

O livro é fruto de reflexões serenas de seu autor, que trata da natureza da ação penal nos crimes de lesões corporais contra a mulher em situação de violência doméstica e familiar.

Objetivas esta obra no processo formativos sobre esta temática na perspectiva da autonomia e emancipação das mulheres em todos os países e o fim de todas as desigualdades sejam elas sociais, de classe, gênero, culturais, étnicos/ raciais.

- O material será irrevogável, reforçará a organização e a luta das mulheres por sua emancipação e avançar rumo à sociedade justa e igualitária; que serão notórios neste TCC.

Brasil. Leis, etc. Lei n. 11.340, de 7 de agosto de 2006. Dispõe sobre a criação dos juizados de violência domestica e familiar contra a mulher e da outras providencias. Diário Oficial da União, Brasília (DF), 2006.

Está Lei é um legado Brasileiro que visa aumentar o rigor das punições sobre crimes domésticos, é normalmente aplicada aos homens que agridem fisicamente ou psicologicamente a uma mulher ou à esposa, o que é mais recorrente.

A Lei Maria da Penha é uma das maiores conquistas das mulheres brasileiras e foi criada para a proteção delas contra a violência domestica e familiar.

O objetivo da Lei é possibilitar que agressores de mulheres em âmbito doméstico ou familiar sejam presos em flagrante ou tenham sua prisão preventiva decretada.

- Está Lei será coluna na formação do TCC

Gebara, I. Rompendo o silêncio: uma fenomenologia feminista do mal. Petrópolis: Vozes; 2000.

As diferenças que são socialmente e culturalmente atribuídas a homens e mulheres produzem e reproduzem relações de poder, são estabelecidas em contexto históricos de dominação que persistem no tempo; a presente obra traz um legado sobre a voz feminina na sociedade contemporânea.

Objetiva-se que este silenciamento e a consequente ausência de dados e informação compartilham o silêncio e a invisibilidade da dor sofrida em situação de abuso e violação de direitos pelas mulheres.

- Está ferramenta, permitirá relacionar as indagações, que permeia a mulher contemporânea, será singular na formação do TCC.

Blay, E. A. Violência contra a mulher e políticas públicas. Estudo Av. 2003.

A Presente obra investigar a chamada violência doméstica mas os vários tipos de homicídio tentativa ou consumação de mulheres, de todas as faixas etárias; propondo-se a implantação de uma política transversal de gênero para enfrentar a violência.

Como intento real, o livro relata a cultura machista e patriarcal são necessárias políticas públicas transversais que atuem modificando a discriminação e a incompreensão de que os Direitos das Mulheres são Direitos Humanos. 

- Uma vez que um planejamento de políticas públicas transversais só funcionará com a total participação da sociedade civil. Está obra contribuirá para o enriquecimento da construção do TCC;

ZALUAR, Alba. Um debate disperso: violência e crime no Brasil da redemocratização. São Paulo: São Paulo em Perspectiva, 1999.

Percebe-se, portanto, que só a partir de estudos sobre a temática família é que se revela o cárter Inter geracional da violência doméstica, e que se reconhece este fenômeno enquanto ato moralmente condenável, justificando, a partir da, a intervenção do Estado.

Este pressuposto alerta para pressionar os governos para que cumpram tratados e leis que combatem todas as formas de discriminação e violência, principalmente contra mulheres.

- Será viável para a construção do TCC esta obra uma vez que a mesma reforça a organização e a luta para o avanço da sociedade justa e igualitária.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.5 Kb)   pdf (185.3 Kb)   docx (319 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com