TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Analise bibliografica

Por:   •  30/4/2015  •  Projeto de pesquisa  •  961 Palavras (4 Páginas)  •  868 Visualizações

Página 1 de 4

[pic 1]

Análise Bibliográfica[pic 2]

Deliane Fernandes De Sá – RA 1299860257

Joelma Rubio Ferreira – RA 4758894021

Karem Dayany R. de Mendonça – RA 4588880642

Silvana Mara Miranda

Celina Antonia da Silva

(Campinas)

2015[pic 3]


[pic 4]Análise Bibliográfica[pic 5]

Bibliografia

Justificativa

AZEVEDO, Maria Amélia; GERRA, Viviane N. de Azevedo. Violência Doméstica Contra Criança e Adolescente Um Cenário em (Des)construção. Disponível em <http://www.unicef.org/brazil/pt/Cap_01.pdf>. Acesso em 03 de abril de 2015.

Nesta página deste site a autora relata a pesquisa feita pelo LACRI (Laboratório de Estudo da Criança) sobre a Violência Doméstica contra Crianças e Adolescentes. Relata sobre o que é a violência domesticas e quais as formas de violência, fala sobre a negligência sofrida por essas Crianças e adolescentes, mostra dados estatísticos sobre os tipos mais frequentes de violência doméstica. Mostra também que com a criação da ECA (Estatuto da Criança e Adolescente) foram desenvolvidas novas legislações brasileiras que vem mudando as formas de punição para os infratores dessa lei.

Como objetivo esta página tem a pretensão de mostrar através de pesquisas e estudos a realidade de violência que muitas crianças e adolescentes estão inseridas e como podemos agir para mudarmos esse quadro.

Este material será muito útil, pois está relacionado ao tema escolhido para serem tratados na construção do artigo científico.

 ECA.

Estatuto da Criança e do Adolescente. Ed. 1 – Parte Geral - Lei nº 8.069, de 13 de julho de 1990. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/seesp/arquivos/pdf/lei8069_02.pdf . Acesso em 08 de Abril de 2015.

O estatuto trata-se de um ramo do direito especializado, dividido em partes geral e especial, a primeira diz espeito as codificações existentes e os princípios norteadores, a segunda parte trata da politica de atendimento, medidas, conselhos tutelar, acesso jurisdicional e a apuração de atos infracionais.

O ECA tem por objetivo orientarmos sobre os direitos e deveres, entre eles o direitos à vida, à saúde, à alimentação, à educação, á dignidade, ao lazer, à cultura, ao respeito, à liberdade, à convivência familiar e com a comunidade.

O ECA será muito útil, sendo a base do nosso projeto, pois nos permite saber quais são os direitos  das crianças e dos adolescente, quando violados , assim também como seus deveres.

Conselho federal de serviço social – CFESS

Código de Ética do/a Assistente Social, 10ª Ed.- Lei 8662/93 – Brasília DF, 1993. Disponível em : http://www.cfess.org.br/arquivos/CEP_CFESS-SITE.pdf. Acesso em 01 de Abril de 2015.

O código de ética do serviço social fundado em 1993 (5ª versão )descreve normas e leis destinadas ao profissionais do serviço social. Relata a representação da dimensão ética da profissão, tendo caráter normativo e jurídico, esboça parâmetros para a pratica profissional, esclarecem direitos e deveres dos assistentes sociais, buscando autenticar socialmente a profissão e a garantir a aptidão dos serviços prestados.

Tem por objetivo orientar e apoiar os Assistentes Sociais em como proceder no seu dia a dia na sua conduta profissional, sendo assim um valioso instrumento.

O código de ética será muito útil, pois no auxiliará na construção de nosso pré-projeto orientando e permitindo analisarmos a diferença da teoria para a pratica atualmente no comportamento do profissional mediante a problemática.

Assis, Simone Gonçalves de.

Crescer sem violência: um desafio para educadores serie superando a violência n° 2. Rio de Janeiro: CLAVES Jorge Carelli, 1997.

O livro trata de um estudo intenso quantitativo, que ambiciona conhecer a intensidade do problema, violência contra crianças e adolescente, domestica e escolar, conceitua o tema violência dando a definição clara do que é o quais os tipos de violência; e o impacto que este ato causa no comportamento do infanto - juvenil.

Seu objetivo conscientizar a sociedade, educadores sobre seu papel com relação a violência e a como diagnosticar, e agir para com o individuo que sofreu tal agressão.

Este livro será muito importante na elaboração de nosso projeto pois nos orienta á respeito do conceito sobre a violência domestica contra crianças e adolescente além dos diversos tipos de violência sofridas tanto domestica como escolar e como se da a notificação desta violência aos órgãos responsáveis.

Silva, Vanderlei Ferreira da

Estatuto da Criança e do Adolescente.  Disponível em: http://www.infoescola.com/direito/estatuto-da-crianca-e-do-adolescente/. Acesso em 08 de Abril de 2015.

Este artigo fala a respeito do ECA (Estatuto da Criança e do Adolescente), o que é o estatuto em si, para quem ele se destina, ou seja quem são as crianças e os adolescente e para que serve.

Tem por objetivo nos mostrar de forma mais clara e especifica o que é o estatuto da criança e do adolescente, além de levantar algumas leis que diz respeito aos direitos violados dos mesmos.

Este artigo será muito útil na elaboração do nosso projeto, pois nos dará suporte na compreensão do ECA como um todo.

SERIBELI, Nathália Hernandes; Violência Doméstica Contra Criança e Adolescente “Um Crime Entre Quatro Paredes”. Disponível em < http://intertemas.unitoledo.br/revista/index.php/ETIC/article/viewFile/1710/1633>. Acesso em 03 de abril de 2015.

Nesta página deste site a autora relata sobre o estudo feito a respeito da Violência Doméstica contra crianças e adolescentes. A autora nos leva a reflexão que: a família que deveria ser o núcleo de proteção de crianças e adolescentes pode ser a origem de agressões. Fala sobre temas polêmicos e atuais que estão na mídia. Discorre sobre os conceitos de violência, violência física, sexual, psicológica, violação dos direitos sociais e a atuação do Serviço Social neste contexto de violência.

Como objetivo este texto pretende mostrar a importância da família no desenvolvimento dessas crianças e adolescentes que sofrem maus tratos e as consequências que essa violência acarreta no seu desenvolvimento psicológico e social. Mostra também a atuação e enfrentamento do Assistente Social nas questões da violação de direitos das crianças e adolescentes.

Este material será muito útil, pois nos permitirá identificar a atuação do Assistente Social, a partir de seu projeto ético-político, do seu conhecimento teórico metodológico, para lutar contra toda e qualquer forma de violação dos direitos sociais da criança e do adolescente, inclusive a violência doméstica. Essas questões serão abordadas na construção do artigo científico.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.8 Kb)   pdf (470.9 Kb)   docx (609.7 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com