TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A PESQUISA EM SERVIÇO SOCIAL

Por:   •  24/4/2015  •  Trabalho acadêmico  •  2.456 Palavras (10 Páginas)  •  146 Visualizações

Página 1 de 10

[pic 1]

POLO DE TUCURUÍ - SERVIÇO SOCIAL

PROJETOS DE PESQUISA EM SERVIÇO SOCIAL

PROFESSORA: Ana Lúcia Américo Antônio.

Dayane Souza do Carmo, RA-367838

                                                       

Tucuruí-PA

Novembro/2014


[pic 2]

PROJETOS DE PESQUISA EM SERVIÇO SOCIAL

Dayane Souza do Carmo, RA-367838

Relatório final elaborado em conformidade às atividades práticas supervisionadas como requisito para aprovação na disciplina de PROJETO DE PESQUISA EM SERVIÇO SOCIAL do curso de bacharelado em Serviço Social da Universidade Anhanguera - UNIDERP sob a orientação da tutora presencial Ângela Maria Lima de Carvalho.

Tucuruí, Pará

2014/ 6º semestre


PROJETO DE PESQUISA

1. DADOS DE IDENTIFICAÇÃO

  1. TÍTULOS DO PROJETO:

Projeto de pesquisa sobre os idosos no Brasil.

  1. DADOS DO ACADÊMICO NOME/RA:

Dayane Souza do Carmo, RA-367838

  1. POLO:[pic 3]

EAD Tucuruí-PA

1.4 TIPOS DE PESQUISA:

-BIBLIOGRÁFICA

-EXPLORATÓRIA

-DESCRITIVA

2.INTRODUÇÃO

        Sob o nome de Metodologia do Trabalho Científico, esses instrumentos e procedimentos visam à construção de técnicas de pesquisa voltadas ao aprimoramento das práticas acadêmicas. Esta atividade objetiva contribuir para o planejamento e elaboração de trabalhos acadêmicos, lapidando o caminho para boas práticas de pesquisa e diferenciando o conhecimento do senso comum do conhecimento científico.

A maior demonstração de que seus filhos não foram capazes de retribuir, com a mesma dedicação e carinho, os mesmos cuidados que tiveram quando vieram ao mundo. Para estes filhos o abandono constitui um crime. O presente trabalho tem como objetivo o estudo sobre o abandono afetivo dos idosos pelos seus familiares, na busca da indenização por dano moral em virtude de tal desamparo. O descaso total com aquele pioneiro, responsável pela fundação da própria família, o conquistador dos seus valores, cultura e patrimônio, é sem dúvida o maior sinal de que o mundo beira ao abandono e falta de solidariedade.

Devida às questões de doenças epidemiológicas e doenças crônicas degenerativas na população acima de 65 anos uma proporção crescente dessa população necessita de uma implantação de serviços de cuidado domiciliar, visto ser um desafio aos profissionais de saúde futuramente.

         Observamos que as mudanças na família trouxeram dificuldade de assumir esses cuidados a ineficiência e superlotação do serviço institucional, a diminuição dos custos do cuidado no domicilio, a busca pela humanização conforto e segurança da assistência a pessoa e a familiares e por ultimo a inclusão de programas de atendimento domiciliar nas políticas de saúde.

         O Sistema de Saúde Pública no Brasil não está preparado para fornecer o suporte para a população idosa que adoece, nem à família que dela cuida. Assim, para que se possa propor e implantar ações desta natureza é fundamental considerar as vivências de famílias na relação com os serviços.

3. JUSTIFICATIVA


         Vamos falar da necessidade de dizer que o Estatuto do Idoso considera idosas as pessoas com idade igual ou superior a 60 (sessenta) anos (art.1°), afirmando que o envelhecimento é um direito personalíssimo e a sua proteção um direito social (art.8°), além de garantir entre outros direitos, a moradia digna, no seio da família natural ou substituta, ou acompanhamento de seus familiares, quando assim o desejar (art. 37).

         Devo lembrar que a expressão “idosa”, já constava no texto da Constituição de 1988, fazendo menção no art. 229 de que os filhos maiores têm o dever de ajudar e amparar os pais na velhice, carência ou enfermidade, e no art. 230 de que a família, a sociedade e o Estado têm o dever de amparar as pessoas idosas, assegurando sua participação na comunidade, defendendo sua dignidade e bem-estar e garantindo-lhes o direito à vida.

4. PROBLEMA DA PESQUISA

  • Além da saúde, o idoso, no Brasil, enfrenta outros problemas comuns a seu dia-a-dia. A falta de oferta de trabalho; dificuldade em aderir ao processo de aposentadoria e a planos de saúde, abandono da família e depressão.

5. OBJETIVOS

  • Analisar as dificuldades que os idosos enfrentam na sociedade.

5.1 Geral

  • Avaliar qual medidas tem que ser tomadas para ajudar os idosos.
  • 5.2 Específicos
  • Distribuição gratuita de medicamentos e próteses dentárias pelos poderes públicos;
  • Nos contratos novos feitos pelos planos de saúde não poderá haver reajustes em função da idade após os 60 anos;
  • Desconto mínimo de 50% no ingresso de atividades culturais e de lazer, além de preferência no assento aos locais onde as mesmas estão sendo realizadas;
  • Proibição e limite de idade para vagas de empregos e concursos, salvo os acessos em que a natureza do cargo exigir;
  • O critério para desempate de concursos será a idade, favorecendo-se aos mais velhos;
  •  Idosos com 65 anos ou mais que não tiverem como se sustentar terão direito ao benefício de um salário mínimo;
  • Processos judiciais envolvendo pessoas com mais de 60 anos terão prioridades, nos programas habitacionais para aquisição de imóveis e transporte coletivo urbano e semi-urbano gratuito para maiores de 65 anos.            

6. METODOLOGIA

O abandono ao idoso no Brasil se intensifica na precariedade da assistência prestada pelo Estado, muitas vezes sabemos que os nossos velhinhos são excluídos de tudo, só que isso ocorre devido a falta de consciência. Se nós jovens pararmos para pensar que futuramente iremos ficar velhos, procuraríamos dar valor á convivência com idosos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (15.4 Kb)   pdf (178.2 Kb)   docx (47.2 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com