TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A PESQUISA EM SERVIÇO SOCIAL

Por:   •  30/8/2015  •  Trabalho acadêmico  •  2.346 Palavras (10 Páginas)  •  136 Visualizações

Página 1 de 10

[pic 1]

UNIVERSIDADE ANHANGUERA-UNIDERP

CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA

CURSO: SERVIÇO SOCIAL

DISCIPLINA: PESQUISA EM SERVIÇO SOCIAL

ACADEMICOS:

Karina Fagundes  Padilha       RA:375606

Leidiane  Lima da Cunha        RA:380172

TUTOR PRESENCIAL: Graziela  A.Sponchiado

TUTOR (EAD): Ma.Edilene Xavier Rocha Garcia

CRISTALINA, GO/2014

[pic 2]

UNIVERSIDADE ANHANGUERA-UNIDERP

          CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA

CURSO: SERVIÇO SOCIAL

DISCIPLINA: PESQUISA EM SERVIÇO SOCIAL

Atividade Prática Supervisionada (ATPS) entregue como requisito para conclusão da Disciplina “Pesquisa em Serviço Social”.

TUTOR PRESENCIAL: Graziela  A.Sponchiado

TUTOR (EAD): Ma.Edilene Xavier Rocha Garcia

        

                                             

CRISTALINA, GO/ 2014

SUMÁRIO

Introdução..................................................................................................3

Sumário.......................................................................................................4

As Relevâncias Atuais do Serviço Social..................................................5 

Principais Tópicos e conceitos sobre a pesquisa do melhor em casa......6

Importância da pesquisa  dentro do melhor em casa...........................7 

O Projeto Melhor em Casa....................................................................8

Objetivo Geral.......................................................................................9

Objetivo Específico..............................................................................10

Justificativa..........................................................................................11

Cronograma.........................................................................................12

Conclusão............................................................................................13

Referências Bibliográficas..................................................................14

INTRODUÇÃO

O presente Projeto de Pesquisa tem como objetivo adquirir conhecimento específico sobre a pesquisa social seus métodos e técnicas, características fundamentais do processo de pesquisa. O papel principal do Assistente Social na vertente de um Projeto de Pesquisa, levando em consideração o tempo a ser utilizado em cada etapa da pesquisa, pois, a pesquisa social é um processo que utiliza a metodologia científica, e que permite a obtenção de novos conhecimentos no campo da realidade social. Este presente estudo relaciona a teoria e a prática dos Assistentes Sociais em relação às Pesquisas Sociais, a formação deste profissional mediante o conhecimento necessário de uma Pesquisa – Ação. Os Métodos Científicos são realidades no pressuposto histórico da realização da prática deste profissional de Serviço Social, a observação e a investigação são importantes para a vertente da Pesquisa Social. A pesquisa na área do Serviço Social ganhou destaque com debates e produções a partir do Movimento de Reconceituação, através do processo de questionamento da atuação dos assistentes sociais frente às mudanças societárias, exigindo um novo perfil profissional.

As Relevâncias Atuais do Serviço Social

 O processo de pesquisa exige do pesquisador  sujeito deste processo se perguntar pelo desconhecido, pelo que não se sabe, pelo que é obscuro em determinado momento histórico, pelas possibilidades que se colocam ao sujeito em sua relação com a realidade e pela validade e alcance social do conhecimento produzido perante as demandas concretas da humanidade. Neste sentido pesquisar faz parte da natureza humana e como condição ontológica está presente nas intenções e ações humanas. Pesquisa pode significar condição de consciência crítica e cabe como componente necessário de toda proposta emancipatória. Para não ser mero objeto de pressões alheias, é senhor encarar a realidade com espírito crítico, tornando-a palco de possível construção social alternativa. Aí, já não se trata de copiar a realidade, mas de reconstruí-la conforme os nossos interesses e esperanças. “É preciso ‘construir a necessidade de construir novos caminhos’, não receitas que tendem a destruir o desafio da construção”. No Serviço Social existem questões que apesar de antigas e recorrentemente discutidas, ainda estão na ordem do dia exigindo reflexões. Uma delas é a questão da utilidade da pesquisa para a profissão e a possibilidade de torná-la uma atividade de uso corrente e sistemático no trabalho do assistente social. Pesquisar é exercício sistemático de indagação da realidade observada, buscando conhecimento que ultrapasse nosso entendimento imediato, com um fim determinado e que fundamenta e instrumentaliza o profissional a desenvolver práticas comprometidas com mudanças significativas no contexto em que se insere e em relação à qualidade de vida do cidadão. O Serviço Social como profissão sócia - histórica tem em sua natureza a pesquisa como meio de construção de um conhecimento comprometido com as demandas específicas da profissão e com as possibilidades de seu enfrentamento. Ao mesmo tempo em que se coloca como uma possibilidade de objetivação da prática profissional é desafio permanente para os profissionais que pretendam ser críticos e propositivos no atual cenário nacional e em relação ao processo de formação profissional. Hoje norteados de ferramentas e instrumentais técnicos, o profissional do Serviço Social, passa a se sentir impelido pela  pesquisa, pois não tem como separar o trabalho da pesquisa. A falha que pode ter no objetivo final, é a má utilização da metodologia científica o não pensar no trabalho como uma “estrutura interdependente” onde um fato adverso da proposta inicial, pode gerar outras mudanças em toda estrutura proposta.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (18.1 Kb)   pdf (197.6 Kb)   docx (80.3 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com