TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A POLITICA DE SEGURIDADE SOCIAL

Por:   •  14/8/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.282 Palavras (6 Páginas)  •  113 Visualizações

Página 1 de 6

UNIVERSIDADE ANHAGUERA – UNIDERP

CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA

TEMA

POLITICA DE SEGURIDADE SOCIAL

Trabalho acadêmico de 1° Bimestre do 5° Semestre do curso de Serviço Social, nas disciplinas de*************** Na universidade Anhanguera – UNIDERP, Campus Senhor do Bonfim – BA, Polo EAD. Sob orientação do Tutor ************

NOME:RA:

Senhor do Bonfim - BA

2014

SUMÁRIO

INTRODUÇÃO

Este trabalho tem como o tema “Politica e Seguridade Social” que é de extrema importância para o conhecimento e conscientização voltada a Seguridade Social Brasileira a qual é compreendida por ser um conjunto integrado de ações de iniciativas dos poderes públicos e da sociedade, que asseguram osdireitos em prol da saúde, à previdência e a assistência social.

Obtendo em consideração a importância da compreensão para o Assistente Social.

Ponderando sobre o assunto Seguridade Social, o qual tem o objetivo de garantir o direito do trabalhador. A profissão do Assistente Social tende a garantir a proteção básica dos direitos sociais com parte na condiçãopara a conquista da cidadania.

Define-se politica de seguro social pela constituição Federal no artigo 194 como um conjunto integrado de ações de iniciativa e poderes públicos e da sociedade, mas a política de proteção social no Brasil só foi constituída no formato da seguridade social a partir da Constituição Federal de 1988, que assegura os direitos relativos à saúde, a previdência e a assistência social. Tais exemplos da garantia da proteção básica dos direitos sociais é a consequência de enfermidade, maternidade, acidentes de trabalho, desemprego, invalidez, idade avançada, morte, a proteção em forma de assistência medica e de ajuda familiar.

A previdência é compreendida como um instrumento contributivo a qual garante condições de amparo aos indivíduos que não tem condições de arcar com as necessidades básicas de subsistência mesmo aos que não tenham contribuído com a Previdência ao longo da vida. O Assistente Social como profissional atua na previdência pública e privada onde o trabalhador é regido pela CLT.

TRIBUTO

O Código Tributário Nacional CTN de acordo com o artigo 3°, o tributo é toda prestação pecuniária compulsória, em moeda ou cujo valor nela se possa exprimir, que não constitua sanção de ato ilícito, instituída em lei e cobrada mediante atividade administrativa plenamente vinculada. O CTN de acordo com o artigo 5° pode ser divido em partes que são as taxas contribuições de melhoria, empréstimos compulsórios e contribuições para fiscais.

O tributo impõe obrigação às pessoas, sejam elas pessoas físicas ou jurídicas, é uma conduta de pagamento em uma determinada data, sendo liquidada em dinheiro para a arrecadação de recursos. Os recursos tem a exemplificação presente no cotidiano, como o imposto de renda, os quais são destinados ao estado ou municipais, como o IPTU e IPVA por exemplo.

Segundo Geraldo Ataliba, a prestação para tronar tributária de acordo com o CTN, determina o instituto jurídico como tributos: obrigação, pecuniária, compulsória, instituída em lei, que possa ser quantificada em moeda, decorrente de ato lícito e exigida por atividade vinculada. No artigo 149 da constituição de 88, procura visar e criar um respectivo fundo de reserva. A constituição social esta enquadrada ao tributo, porque possuindo características que outras contribuições, portanto não há uma forma para entrar em contradição a constitucionalidade da contribuição.

É de competência tributária criar e legislar normas jurídicas sobre os tributos, pois, aconstituição brasileira é para as competências impositivas tributárias, portanto, torna-se exaustiva e é de extrema importância que se seja realizada com certo vigor, pois é de responsabilidade do legislador, segundo a Carta Magna criar tributos, desde que seja realizado dentro dos critérios.

A competência tributária é limitada, pois existe uma diferença entre a norma jurídica tributária, e esta diferença é de extrema importância para o desenvolvimento de estudos das relações jurídicas. Que entre elas se diz respeito à instituição, arrecadação e a fiscalização de tributos.

OS PRINCIPIOS E OBJETIVOS DA SEGURIDADE SOCIAL À LUZ DA CONTRIBUIÇÃO FEDERAL

Segundo o texto constitucional, A Seguridade Social é um conjunto integrado de ações de iniciativa dos poderes públicos e da sociedade que predomina a assegurar os direitos à saúde, à previdência social e a assistência social (art. 194 da CF).Tem a função de evitar desequilíbrios econômicos e sociais que, que quando não são resolvidos, significariam à redução ou perda derenda a causa de contingências como doenças, acidentes, maternidade ou desemprego, entre outras. ASeguridade Social tem a visão de garantir que o cidadão esteja seguro e protegido enquanto há a sua existência, promovendo recursos necessários para os momentos de infortúnios. É a segurança social que assegura o indivíduo como parte integrante de uma sociedade.

As políticas sociais representam um dos instrumentos especializados para cumprir essas funções (Vila

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9 Kb)   pdf (56 Kb)   docx (15.5 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com