TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A PSICOLOGIA E SERVIÇO SOCIAL II

Por:   •  7/9/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.310 Palavras (6 Páginas)  •  151 Visualizações

Página 1 de 6

UNIVERSIDADE ANHANGUERA - UNIDERP/ CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA.

CURSO: SERVIÇO SOCIAL

DISCIPLINA: PSICOLOGIA E SERVIÇO SOCIAL II

ACADÊMICAS:

CIRLENE PAIVA DE SOUZA RA: 7530657753

JULIANA DIAS MAIA RA: 448622

MARIA ELIZAMA TORES DA SILVA RA: 431044

MARIA GEOVANIA MARTINS SILVA RA: 431281

MARIA APARECIDA DE ANDRADE RA: 431286

TALYTA LUANNA DA SILVA COSTA RA: 421436

TITULO DA ATIVIDADE: A VIOLENCIA NO NOSSO PAIS.

PROFESSORA EAD: HELENROSE APARECIDA DA SILVA PEDROSO COELHO.

INTRODUÇÃO:

Este trabalho tem o objetivo de mostrar o comportamento do homem baseando-se no filme Tropa de Elite, vai relatar suas culturas, conflitos, manifestações, e grupos sociais que podem influenciar na vida de uma sociedade e tem objetivo de apresentar a necessidade uma reflexão no que acontece no econômico, social e psicológico na sociedade no ponto de vista do serviço social.

A Cultura e as manifestações culturais em Tropa de Elite:

A definição de cultura é muito ampla, uma delas é que cultura é o complexo que inclui o conhecimento as artes, a moral, a lei, as crenças, aos costumes e outros abetos adquiridos pelo homem como membro de uma sociedade que muitas vezes se confundi com noções de desenvolvimento, educação, bons costumes, etiqueta. A cultura é dinâmica, traços se perdem e se adicionam em velocidades diferentes e em diferentes sociedades.

Violência, injustiça, descriminação, corrupção entre outros são as manifestações culturais apresentadas no filme que é a inversão de nossos direitos, o filme mostra manifestações culturais contraditórias em relação a cultura democrática a qual se defende muito hoje, pois embora a constituição de 1988 defenda a igualdade de direitos o que se percebe no filme e totalmente o contrario.

A Psicologia e seus auxílios aos conflitos sociais

A psicologia é definida como ciência do comportamento humano e aliada a psicologia social torna-se uma grande equipe que tenta solucionar, em parte, os conflitos existentes em uma sociedade. Pois a partir de uma ação profissional diretamente relacionada às políticas públicas sociais, intervém na sociedade através da modelação do comportamento humano. O filme Tropa de Elite, nos monstra com clareza suas culturas, conflitos, manifestações e grupos sociais que podem influenciar na vida dos indivíduos e de uma sociedade. Vimos que um dos conflitos mais preocupante é a luta da polícia para combater o tráfico de drogas, que tem ligação com a extrema violência e a corrupção.

Muitos desses conflitos podem ser solucionados e evitados através de uma simples orientação e o Serviço Social tem como objetivo levar o indivíduo o conhecimento de seus direitos e deveres, pois ele busca levar a sociedade informações importantes de como podemos evitar conflitos seja ele familiar, sociais, culturais entre outros. A psicologia e o Serviço Social caminham sempre juntos, pois ambas procura ajudar o indivíduo a mudar suas ações, tentando entender o que realmente acontece e assim visa mudar aquilo que realmente pode ser mudado e é assim que a psicologia se torna uma grande aliada do assistente social.

Através do estudo do filme Tropa de Elite destacaremos o Serviço Social que tem seus serviços voltados aos indivíduos, grupos, comunidades e sociedade, com o intuito de refazer o comportamento humano, dando a resolução dos conflitos individuais ou coletivos dos trabalhadores, integrando a ação profissional ao um conjunto de políticas e instituições dedicadas a promoção do bem - estar social.

A Violência na sociedade:

Diante dos fatos apresentados no filme “Tropa de Elite” e o artigo em questão, podem estabelecer relações de forma que os policiais do BOPE tem sim uma organização e pode ser considerado como um grupo, e dessa forma unificam-se na busca de melhorias para a segurança de um determinado local, ainda que dentro desse grupo haja uma hierarquização levando pessoas a cargos mais altos, no entanto o objetivo de todos é o mesmo, a busca do bem comum.

Os policiais do BOPE, podem ser considerados como um grupo estrutural, pois é a forma de organização

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.4 Kb)   pdf (53.6 Kb)   docx (15 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com