TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O SERVIÇO SOCIAL II E PSICOLOGIA E SERVIÇO SOCIAL I

Por:   •  15/5/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.698 Palavras (7 Páginas)  •  213 Visualizações

Página 1 de 7

[pic 1]

        

UNIVERSIDADE ANHANGUERA – UNIDERP

CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA

CURSO DE SERVIÇO SOCIAL

PÓLO DE ITAPIPOCA – CE

EULENE MESQUITA DOS SANTOS – RA: 8903989169

MARA MIRTES RIBEIRO TORRES – RA: 8390818916

  ROSÁLIA LINHARES JARDIM MARQUES – RA: 8931146605

DESAFIO PROFISSIONAL

 DISCIPLINAS NORTEADORAS: FUNDAMENTOS HISTÓRICOS E TEÓRICOS –METODOLOGICOS DO SERVIÇO SOCIAL II E PSICOLOGIA E SERVIÇO SOCIAL I

PROF EAD: Maria Elisa Cléia Pinheiro Rodrigues Nobre

ITAPIPOCA CE

31 de MARÇO 2015

EULENE MESQUITA DOS SANTOS – RA: 8903989169

MARA MIRTES RIBEIRO TORRES – RA: 8390818916

  ROSÁLIA LINHARES JARDIM MARQUES – RA: 8931146605

DESAFIO PROFISSIONAL

 DISCIPLINAS NORTEADORAS: FUNDAMENTOS HISTÓRICOS E TEÓRICOS –METODOLOGICOS DO SERVIÇO SOCIAL II E PSICOLOGIA E SERVIÇO SOCIAL I

Desafio profissional apresentada ao Curso de Serviço Social do Centro de Educação a Distância – CEAD da Universidade Anhanguera UNIDERP como requisito obrigatório para cumprimento das disciplinas norteadoras: fundamentos históricos teóricos – metodológico do serviço social II e psicologia e serviço social I.

Tutor: Mª Elisa Cleía Pinheiro Rodrigues Nobre

                                                           

ITAPIPOCA – CE

 07 de NOVEMBRO 2014

SUMÁRIO

  1. INTRODUÇÃO.................................................................................................
  2. As transformações que o período da ditadura trouxe para a psicologia
  3. OS PRINCIPAIS ACONTECIMENTOS QUE MARCARAM O SERVIÇO SOCIAL DURANTE O PERIODO DA DITADURA
  4. DIFERENÇAS QUE O PERIODO HISTORICO DA DITADURA PRODUZIU SOBRE DUAS PROFISSOES, OU SEJA O SERVIÇO SOCIAL E A PSICOLOGIA
  5. INTERFASE ENTRE O ASSISTENTE SOCIAL E A PSICOLOGIA
  6. CONSIDERAÇOES FINAIS
  7. REFERENCIAS

  1. INTRODUÇÃO

O presente contexto relata os anos da ditadura militar no qual a psicologia e assistência social teve seu papel importante, nos anos 1964 o Brasil passava por período difícil na história do pais, onde o golpe militar se instalou se por um período de 21 anos de repressão, de tortura de violação dos direitos humano.

A psicologia teve seu papel importante na ditadura pois ela denunciava as atrocidades ocorrida nos porões do regime militar.

  1. As transformações que o período da ditadura trouxe para a psicologia

A psicologia no Brasil surgiu em 1960 e foi regulamenta em 1962, antes do golpe militar com o intuito de analisar o comportamento das pessoas, constituindo o principal objeto de estudo da psicologia social.

A psicologia surgiu associada às classes burguesas da sociedade brasileira que buscava contribuir com estudos sobre as intervenções de caráter higienista, moralizante e normatizante focadas principalmente na população pobre

Scarparo 2005 relata que o trabalho da psicólogo era definido a partir da clínica individual, da tarefa de avaliação psicológica e do acompanhamento de dificuldades de aprendizagem nas escolas. Também são mencionadas os trabalhos em consultórios, recrutamento e seleção no contexto das empresas.

O autor a cima relata que tratava se de um período no qual o exercício da psicologia, em expressiva escala, se adequava as necessidades políticas e econômica do governo militar ditatorial vigente.

Para Dias (2001 a liberdade só poderia ser pensada no nível imaginário e intrapsíquico, ou seja, o desejo não deveria transpor as fronteiras da individualidade para tratar se as circunstancias da vida macro social.

No período ditatorial as práticas psicológicas dedicava se as formações de psicólogos com pensamentos e ações voltada a diferentes tipos de conhecimento e mudanças que planejava e avaliava as pratica cotidianas de ensinos e processos emancipatório.

Com o golpe militar a nova profissão não buscava apenas legitimidade social, mas mostrar para as classes dominantes atuantes no Brasil que a psicologia não era uma ameaça à ordem social (LACERDA JR, 2013, p. 220) 

Conforme Gonçalves (2010, p,89) relata que na época da ditadura a psicologia estava sendo reduzida de forma que:

A maior parte da Psicologia, a partir da regulamentação da profissão fica orientada para o trabalho clínico, no modelo do consultório particular e uma parcela menor estará nas empresas ou nas escolas, mas, nesses casos, durante bom tempo seguindo a tradição de prática anterior que já nos referimos: a prática da psicométrica (...) ou de alguma forma de descrição e classificação que pudesse contribuir para a organização, quer da escola, quer do trabalho.

Atualmente a psicologia tornou se necessário a população pois ela ajuda as pessoas a construir uma sociedade mais humana e saudável, resgatando valores.

  1. OS PRINCIPAIS ACONTECIMENTOS QUE MARCARAM O SERVIÇO SOCIAL DURANTE O PERIODO DA DITADURA.

O serviço social teve desde o início da década de 30 influencias da igreja católica, que pregava as práticas do assistencialismo, baseado na caridade, solidariedade, integração do indivíduo na sociedade e filantropia, as mesma permanecem até os dias de hoje.

No período da ditadura a população brasileira sofria com as repressões politicas sócias, isso se dava com as pessoas que se opunhas ao regime militar imposta pelo governo. A população estava cansada de tanto tradicionalismo do serviço social e exigia uma renovação.

Um dos principais acontecimentos do serviço social foi o movimento de reconceituação que mostrou o assistente social a necessidade de denunciar, de criticar e questionar na busca da construção de um serviço social que apostasse na criação de novas formas de sociabilidade.

O período de reconceituação passou a reconhecer e formar críticas e políticas, compreendendo que suas ações são direcionadas as lutas contra a opressão e exploração, exigindo do assistente social uma postura baseada na manutenção do assistencialismo.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.3 Kb)   pdf (154.2 Kb)   docx (23.9 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com