TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Pesquisa em Serviço Social

Por:   •  20/8/2015  •  Pesquisas Acadêmicas  •  1.183 Palavras (5 Páginas)  •  153 Visualizações

Página 1 de 5

[pic 1]

[pic 2]

        

INTRODUÇÃO

Compreendemos que é fundamental a importância profissional no Serviço Social, as propostas neste trabalho, pois contribuiram para o planejamento e elaboração de trabalhos acadêmicos, este desafio proporcionou ao grupo um contato teórico e metodológico necessária a descoberta das questões sociais, assim promoveu a reflexão a respeito da interferência do assistente social na sociedade.

Etapa 1

Realizamos uma leitura sobre o texto de Mattos (2011), que aborda o tema: “Ciências, Metodologia e Trabalho Cientifíco (Ou tentando escapar dos horrores metodológicos)”, a fim de mapear os fundamentos metológicos do trabalho científico.

O grupo realizou um relatório composto por um resumo do texto indicado, destacando o pensamento científíco e sua metodologia para o entendimento da realidade social pesquisada em Serviço Social. Foi estudado as orientações de leituras e elaboração de resumo de LAKATOS (2012).  

Resumo do texto: “ Ciência, Metodologia cientifico  (Ou tentando escapar dos horrores metodológicos)  MATTOS (2011)”:

De acordo com o texto abordamos uma forma de produção de conhecimento objetivo, considerando um termo científico tudo aquilo que é constatado com base em provas e em evidências. A concepção popular a ciência não dá margem a subjetividade, ou seja tudo tem que ser alicerçados em provas.

A imagem da ciência ainda predomina no senso comum, é de um método capaz de mostrar aparências ocultas da realidade impenetraveis aos mortais.

Vale lembrar que a ciência é algo que é construido por seres humanos e que a objetividade caracteriza os estudos científicos, muitas vezes nasce da subjetividade, de estudos em grupos, da curiosidade, dos medos e dos anseios. O ser humano em sua essência tem o hábito de divergir em pontos de vistas, ás vezes, os métodos de pesquisas utilizados não condizem com a realidade onde estão sendo aplicadas, ou pelo menos não seria o melhor para o tempo e o espaço onde estão sendo inserido. Por isso, por mais científico que sejam os trabalhos, faz-se necessário observar os aspectos além desse contexto.

Para o conhecimento científico, foi necessário romper com o senso comum, as vezes utilizando,e desenvolvendo um vocabulário exóterico, como ferramentas teóricas e práticas investigativas por vezes bem distantes do senso comum, resgatando a clareza das idéias, para que o conhecimento seja apropriado e, contribuam para a transformação desejada.  

RESUMO CRÍTICO DO TEXTO ESCOLHIDO E FICHA BIBLIOGRÁFICA:

Foi realizado nessa etapa leituras e pesquisas afim de interar-se sobre as diferenças técnicas de pesquisa e os procedimentos formais de metódos e de sistematização de conhecimentos e idéias. Foram levantadas fontes de pesquisa bibliográfica para a fundamentação teórica do projeto.

Segue as etapas realizadas:

Fichamento:

Família

Demandas para o Serviço Social  -      Família versus sociedade

Silva, Jéssica Caroline Medeiros. 2008, Artigo publicado:         ETIC – ENCONTRO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA – ISSN 21-76-8498, Vol. 4, No 4 (2008) Disponível em: http://intertemas.unitoledo.br/revista/index.php/ETIC/article/viewFile/1592/1525

Proposta do Trabalho:

Apresenta uma solução da família na perspectiva sócio histórica, mostrando as funções sociais a sua relação com o estado e a comunidade e com ela mesma, os conceitos diversos que estão atualmente vinculados a ela e a efetivação ou não da função social.

Família na Perspectiva Crítica:

Afirma que a família é uma construção social, uma instituição social, que é necessário visão crítica para compreendê-la e desnaturalizando-a,  e na perspectiva sócio-histórica é sobre mudanças de estado e tempo.

Família e os Processos de         Exclusão Social:

Relata aspecto da exclusão social como: preconceito e abandono, discriminação, aos portadores de deficiência física e pessoas que se encontram em situação de vulnerabilidade entre outros.

Família como demanda para o Serviço Social:

A participação do assistente social que tem o papel de mediador entre as coletividades e os sujeitos, vincula o privado e o público, seus membros com o Estado e além disso a família se caracteriza como espaço contraditório.

Resumo Crítico do Texto:

O texto aborda, sobre a função social da família, e a função e atuação do serviço social nessa demanda. Logo, a família é vista como umaconseqüência do tempo e da sociedade onde estão inseridas. O assistente social deve dar às famílias a autoestima mostrando que os indivíduossão importantes e que fazem parte de uma sociedade, e que têm direitos e deveresdentro da mesma, garantindo que sejam cumpridos em sua plenitude.O trabalho de assistência social deve transpor barreiras, quebrar preconceitos, detoda natureza seja ela de cor, de raça, de orientação sexual, de classe social, entreoutros, contribuindo assim, para o desenvolvimento da sociedade como um todo.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.2 Kb)   pdf (112.5 Kb)   docx (34.6 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com