TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ATIVIDADE FISICA NA TERCEIRA IDADE

Por:   •  29/3/2019  •  Trabalho acadêmico  •  1.084 Palavras (5 Páginas)  •  123 Visualizações

Página 1 de 5

BRUNO CARDOSO GONÇALVES (1189865)

Educação Física (Bacharelado)

ATIVIDADE FISICA NA TERCEIRA IDADE NO MUNICIPÍO DE JACIARA – MT

CONTEXTUALIZAÇÃO/REVISÃO BIBLIOGRÁFICA

TERCEIRA IDADE

A terceira idade ~e uma das melhores fazes de nossas vidas, onde a maioria de nos seres humanos iremos passar se vivermos bem e em uma sociedade equilibrada e com uma qualidade de vida boa, mas para isso ~e preciso se cuidar desde jovem e se esse cuidado não foi possível quando jovem e importante que seja o quanto antes melhor para que nosso envelhecimento seja um processo tranqüilo e aceitável.

Segundo Messy (1999, p.18), “se envelhece conforme se vive”. O envelhecimento se torna um processo natural em nossas vidas, ~e uma conseqüência, devido ao nosso organismo que começa a acontecer desde o momento em que nascemos, e para melhorara esses processo nada melhor do que a pratica de atividades físicas.

SEDENTARISMO

O sedentarismo ~e a falta de pratica de qualquer atividade física , levando a pessoa a um mau condicionamento físico e ate mesmo mental, pois as pessoas passam muito tempo se preocupando apenas com o trabalho, ou ate mesmo envolvida com o mundo tecnológico, ficam na frente do computador praticamente quase o dia inteiro, ou assistindo televisão ou jogando vídeo game, não procurando fazer nenhuma atividade física. Essas escolhas podem ocasionar um grande problema no futuro, principalmente na terceira idade, pois o processo de envelhecimento foi ruim.

Para Okuma (1998 p. 53), “Evidencias demonstram que mais da metade do declínio da capacidade física dos idosos é devida ao tédio, à inatividade e à expectativa de enfermidade”. Sendo assim ~e muito importante começar a eliminar o estilo de vida sedentário nem que seja apenas com caminhadas diárias, alongamentos, danças, atividades de musculação moderada ou de acordo de um acompanhamento de um profissional capacitado, principalmente os idosos para que a sua saúde física e mental fiquem boas.

A IMPORTANCIA DA ATIVIDADE FISICA PARA A TERCEIRA IDADE

Praticar exercícios de forma regular melhora o condicionamento físico dos idosos pois controla a glicose, a qualidade do sono, entre outros. Ajuda psicologicamente também, onde reduz a ansiedade e o estresse, melhora a convivência social e cultural. A pratica de exercícios ajuda a prevenção e ate mesmo redução de algumas doenças que são mais comuns nessa idade como a osteoporose, doenças cardíacas  e problemas na coluna.

Os efeitos benéficos da atividade física no processo de envelhecimento em relação aos aspectos biológicos são inúmeros. Entre eles, destaca-se a redução das taxas de mortalidade e morbidade relacionadas com as doenças cardiovasculares, câncer, osteoporose, osteoartrite, diabetes e obesidade... a atividade física pode ser um meio para tentar equilibrar ou minimizar o impacto das perdas biológicas e maximizar os ganhos psicossociais dessa etapa da vida, devendo fazer parte essencial da vida do individuo. (MAZO 2008, p.64-71)

A teoria de Mazo nos ajuda a entender muito bem sobre a importância de se praticar atividades físicas quando estamos envelhecendo, pois

JUSTIFICATIVA

        A escolha deste tema esta sustentada na busca pelos benefícios da atividade física na terceira idade no município de Jaciara, pois e de suma importância que os idosos que eles mantenham uma vida ativa com a pratica de exercícios que e muito importante para a melhora tanto da saúde física quanto da saúde mental, trazendo assim vários benefícios para os idosos.

        Este estudo e muito importante para a cidade de Jaciara, pois pretende demonstrar a importância de se preocupar com o envelhecimento saudável dos nossos idosos, onde os profissionais da área de Educação Física precisam ser capacitados para assim cuidar deles como sabemos os idosos precisam de uma atenção especial. Para a sociedade acadêmica o estudo é um fator fundamental, onde na área de Educação Física busca atender as necessidades e desejos dos idosos.

OBJETIVOS

O objetivo deste projeto de pesquisa do artigo cientifico será demonstrar os benefícios que a atividade física promove para os idosos tanto como na qualidade de vida na sua saúde para que assim eles tenham um envelhecimento o mais saudável possível evitando assim o sedentarismo.

METODOLOGIA

A pesquisa que utilizarei será a bibliográfica, composta basicamente de livros e artigos e matérias disponíveis na internet em sites renomados, utilizarei também pesquisa de campo, com a utilização de questionários e farei também um estudo de caso.

O estudo de caso é caracterizado pelo estudo profundo e exaustivo de um ou de poucos objetos, de maneira a permitir o seu conhecimento amplo e detalhado, tarefa praticamente impossível mediante os outros tipos de delineamentos considerados. (GIL, 2008, p.57)

        O metodo que utilizarei em meu projeto sera o dedutivo, onde a principio e feito um estudo sobre o assunto que falerei e a partir deste estudo sera feito uma analise para chegar aos resultados.

O método dedutivo, de acordo com a acepção clássica, é o método que parte do geral e, a seguir, desce ao particular. Parte de princípios reconhecidos como verdadeiros e indiscutíveis e possibilita chegar a conclusões de maneira puramente formal, isto é, em virtude unicamente de sua lógica. (GIL, 2008, p.09)

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.8 Kb)   pdf (155.4 Kb)   docx (12.2 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com