TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Deficiencia intelectual

Por:   •  16/10/2016  •  Trabalho acadêmico  •  3.559 Palavras (15 Páginas)  •  138 Visualizações

Página 1 de 15

NECESSIDADES EDUCACIONAIS ESPECIAIS

Deficiência Intelectual

Daiane Monteiro de Borba

Fabrício Fagundes

Prof.(a). Orientadora Vera Beatriz Asmuz dos Santos

Centro Universitário Leonardo da Vince – UNIASSELVI

Licenciatura em Matemática (MAD 0270) – Seminário da prática I

12/06/2015

RESUMO

O paper tem como objetivo, conceituar a Deficiência intelectual, demostrar quais são as principais causas, quais as principais síndromes que tem como características a deficiência intelectual. Demostrar as abordagens que são usadas com esses alunos especiais, como jogos pedagógicos e estímulos necessários para absorver o máximo de conhecimento necessário Abordamos quais são as principais dificuldades que os alunos com essa deficiência enfrentam para absorver o aprendizado e quais as dificuldades e obstáculos que os docentes tem para passar esse conteúdo, dando uma atenção especial ao aluno especial, mas ao mesmo tempo deixando-o incluído aos demais colegas. Também destacamos quais são as principais habilidades cognitivas e as teorias de Piaget e Vigotsky.

Palavras-chave: Deficiência Intelectual. Síndromes. Abordagens.

1 INTRODUCÃO

O tema que propomos abordar em nosso paper surgiu a partir de nosso interesse em entender o que é a deficiência intelectual, suas causas e os seus efeitos para o profissional que tem de interagir com pessoas com esse problema.

Consideramos relevante este tema pela importância hoje em dia das politicas publicas pela inclusão de pessoas com necessidades especiais no contexto do ensino regular - onde a deficiência intelectual é uma dessas necessidades especiais – pelo modo como essa inclusão é realizada, e como isso afeta todos os envolvidos no processo.

No presente trabalho procuramos conceituar o que é a deficiência intelectual; suas causas onde abordamos os fatores pré – natais, perinatais e pós – natais; principais síndromes onde abordamos: Down, X – frágil, Pader Willi, Algeman e Erros Inatos do Metabolismo; o impacto na educação infantil bem como a metodologia para trabalhar com crianças de inclusão por deficiência intelectual; contribuições teóricas de Vygotsky e Piaget para o problema. Finalizamos o trabalho apresentando nossas considerações a cerca do tema estudado.


2 CONCEITO DA DEFICIENCIA INTELECTUAL

Deficiência intelectual ou atraso congênito, como também é conhecido, se caracteriza pela redução notável de desenvolvimento intelectual de um individuo associado ao menos a dois aspectos de habilidade: comunicação, auto cuidados, vida doméstica, habilidades sociais, relacionamento interpessoal, uso de recursos comunitários, autossuficiência, habilidades acadêmicas, trabalho, lazer, saúde e segurança.

Segundo Almeida (2011):

[...] As crianças com atraso cognitivo podem precisar de mais tempo para aprender a falar, a caminhar e a aprender as competências necessárias para cuidar de si, tal como vestir-se ou comer com autonomia. É natural que enfrentem dificuldades na escola. No entanto aprenderão, mas necessitarão de mais tempo. É possível que algumas crianças não consigam aprender algumas coisas como qualquer pessoa que também não consegue aprender tudo.

A deficiência intelectual também é medica por técnicas psicométricas utilizando os números de quociente de inteligência (QI) inferior a 70, número esse que representa a média da população.

O termo “doença mental” foi constituído pela AAMR (Associação Americana de Deficiência Mental) esse termo se referia ao aspecto quantitativo da doença, onde se classificava por leve, moderada, severa e profunda. Apesar de essa classificação deixar claro que as pessoas não eram afetadas da mesma forma, não levava em consideração aspectos de relação social.

Porém essa nomenclatura foi alterada após a aprovação da Organização Mundial de Saúde (OMS) em conjunto com a Organização Pan-Americana da saúde (Upas), da Declaração de Montreal sobre Deficiência Intelectual em 06/10/2004 onde passou a ser chamada de Deficiência Intelectual.

2.1 CAUSAS DA DEFICIÊNCIA INTELECTUAL

        Podemos classificar os fatores de riscos da deficiência intelectual em três categorias: pré-natais, perinatais e pós natais.

2.1.1 Causas pré-natais

Ocorrem no período inicial da concepção até o momento do trabalho de parto. São elas:

  • Desnutrição materna.
  • Má assistência a gestante.
  • Doenças infecciosas na mãe, tais como rubéola, sífilis, toxoplasmose, malária, herpes (citomegalovírus)
  • Microcefalia (diminuição ou aumento excessivo do volume da caixa craniana).
  • Hidrocefalia (acumulo excessivo de fluido dentro dos ventrículos ou subaracnóide)
  • Fatores tóxicos na mãe, como alcoolismo, consumo de drogas, efeitos colaterais de medicamentos, poluição, tabagismo, radiações, entre outros.
  • Fatores genéticos: Alterações cromossômicas (numéricas ou estruturais).
  • Anormalidades genéticas que afetam o metabolismo.

2.1.2 Causas perinatais

        São fatores que incidem do momento do trabalho de parto até o 30° dia de vida do bebê. São elas:

  • Má assistência e/ou traumas no parto.
  • Hipoxia (carência de oxigênio) ou anóxia (ausência de oxigênio) no parto
  • Prematuridade ou baixo peso.
  • Icterícia (doença que deixa a pele do bebê amarelada) grave ao recém nascido.
  • Algum tipo de trauma que resulte em lesão cerebral, como por exemplo parto com fórceps

2.1.3 Causas pós natais

São causas que incidiram do 30° dia de vida até o final da adolescência. São elas:

  • Desnutrição, desidratação grave.
  • Carência de estimulação global.
  • Infecções: meningocefalites, sarampo, etc
  • Intoxicação exógenas (envenenamento): Remédios, inseticidas, produtos químicos (chumo, mercúrio, etc).
  • Acidentes como de trânsito, afogamento, choques, asfixia, quedas, etc

2.2 PRINCIPAIS SÍNDROMES QUE APRESENTAM A DEFICIÊNCIA INTELECTUAL

        Entre as diversas causas da deficiência intelectual, destacam-se as causas genéticas e cromossômicas, desordens no desenvolvimento ou distúrbios estruturais do cérebro. Falaremos a seguir das principais síndromes que tem como característica a deficiência intelectual.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (24.8 Kb)   pdf (243.8 Kb)   docx (68.3 Kb)  
Continuar por mais 14 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com