TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Diagnostico da Instituição

Por:   •  1/6/2017  •  Trabalho acadêmico  •  964 Palavras (4 Páginas)  •  237 Visualizações

Página 1 de 4

[pic 1]

CURSO DE SERVIÇO SOCIAL

ESTAGIO SUPERVISIONADO I

 

1- DIAGNÓSTICO INSTITUCIONAL

  1. Identificação do Campo:

- Nome da organização: CRAS – Centro de Referência de Assistência Social

- Endereço completo: Rua Francisco Albuquerque Milhomen nº 503- Setor Administrativo –Aragarças - GO

- Telefone: (64) 3638 – 1922

- E-mail: crasaragarcas@hotmail.com

  1. Identificação do Supervisor de Campo

- Nome da Supervisora: Patricia Pereira Wheren

- Nº do CRESS: 5516/GO

- E-mail: crasaragarcas@hotmail.com

  1. Descrição geral do campo:

O CRAS, foi inaugurado na manhã de terça-feira no dia 24/05/2011, em solenidade contou com a participação do ex prefeito Marcos Antônio de Oliveira (Marcão), diversos secretários e servidores públicos do município.

O centro tem por finalidade desenvolver programas de assistência social no município, sendo uma unidade de proteção básica do Sistema Único de Assistência Social (SUAS) que tem por objetivo prevenir a ocorrência de situação de vulnerabilidade e riscos sociais.

As demandas atendidas pela instituição são: Projeto Conviver, Projeto Mamãe Feliz, Grupo Flor da Idade, Cadastro Único, Bolsa Família, Carteira do Idoso, BPC (Beneficio de Prestação Continuada, Psicólogo, entre outros. Destacamos alguns:

  • Projeto Conviver- Tem como base possibilitar a criança espaço e oportunidade de expressar suas idéias, movimentos e criatividade, permitindo o desenvolvimento pelo da criança. Esse projeto conta com atividades com a participação dos pais, atividades pedagógicas e atividades voltadas ao lazer.
  • Projeto Mamãe Feliz – Realizado para gestantes do município contando com reuniões mensais para levar informações importantes referentes à gestação e posteriormente ao cuidado com o bebê, oferecendo as gestantes que participam desse grupo o kit com o enxoval de bebê com todas as peças que o recém nascido usa. As palestras são com os mais variados profissionais: Fonoaudiólogo, enfermeira, nutricionista, psicólogo e assistente social. É oferecidos cursos de trabalhos manuais como: biscuit, lembrancinhas e bordados. Há também atividades fora das dependências do CRAS como: hidroginástica, massagens, obstetrícia e passeios.
  • Grupo Flor da Idade – esse grupo tem uma visão voltada para a qualidade de vida da pessoa com mais de 60 anos. Oferecendo para a melhor idade alegria e entretenimento. Conta com uma equipe multidisciplinar que realiza atividades de segunda a sexta-feira, oferecendo as seguintes atividades: Caminhada, forró, zumba e hidroginástica.

São crianças e adolescentes com violação de seus direitos e a população que vive em situação de fragilidade decorrente de pobreza, ausência de renda, fragilização de veículos afetivos discriminadas por questões de gênero, idade, etnia. Visando promover a emancipação social.

No CRAS possui duas assistentes sociais, sendo uma delas a coordenadora do centro; um psicólogo, uma secretária, duas entrevistadoras do Cadún, uma coordenadora do PBF (Programa Bolsa Família) e uma auxiliar de serviços gerais.

Do Fundo Nacional de Assistência Social criado em 1993 pela Lei Organizada da Assistência Social alterada pela Lei 12.435/11 para financiar as ações governamentais da área de Assistência Social. Para se ter direito a receber os recursos vinculados ao SUAS é necessário: Conselho Municipal de Assistência Social,Fundo Municipal de Assistência Social.Alocação de recursos no FMAS( Fundo Municipal de Assistência Social); Habitação do Município.

O CRAS possui as seguintes parcerias e relações interinstitucionais: Secretaria de Assistência social, Secretaria de saúde, Polícia Militar, Policia civil, Poder Judiciário, Ministério Pública, Defensoria Pública, Escolas Estaduais e Municipais, PSFs, CAPs, Igrejas, Cartórios, Imprensa local (rádios, Tvs)

  1. Serviço Social na instituição:

A origem de Serviço Social veio junto com a implantação do órgão, dado a necessidade de ser ter um centro com profissionais especializados capazes de acompanhar, buscar efetivas políticas através de estudo social e parecer social, junto à comunidade em situação de vulnerabilidade.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.9 Kb)   pdf (161.9 Kb)   docx (95.1 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com